MINICURSO: MÚSICA, HISTÓRIA E ENSINO: UMA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA ATRAVÉS DA PALAVRA-CANTADA ENGAJADA (SÉCULO XX-XXI) 

MINISTRANTE: Luís Felipe Machado de Genaro - Bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), diplomado com láurea acadêmica; Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista no Ensino da História e da Geografia pela instituição FAMART; e atualmente doutorando em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuou como professor de História no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior privado. Experiência: História e Imprensa; Nova História Política; História Social do Trabalho; História do Brasil Contemporâneo, Ditadura e Democracia; História e Música; América Latina.

RESUMO DO MINICURSO:  Através da palavra-cantada engajada composta por diversos cantautores da região e interpretada por inúmeros artistas provenientes do movimento da Nueva Canción Latino-Americana – rótulo genérico, mas que abarca uma potente confluência de correntes culturais e políticas surgidas nas décadas de 1960 e 1970 nos mais diferentes países do continente – propomos resgatar e articular acontecimentos e conjunturas históricas que proporcionaram rupturas e explicitaram permanências no “tempo histórico latino-americano”, como a Revolução Cubana de 1959, a vitória da Unidade Popular, no Chile de 1970, os golpes militares no Brasil (1964) e no Uruguai (1973), o terrorismo de Estado na Argentina a partir de 1976, respectivamente, entre outras situações que moldaram as relações entre as multidões e nações do território da segunda metade do século passado. Buscamos apresenta-los didaticamente, em um processo de reflexão entre texto e contexto, como uma proposta alternativa de metodologia do ensino da história do continente latino-americano através da música popular – tanto para discentes de ensino médio, estudantes de graduação, como para professores e outros pesquisadores interessados no campo dos estudos culturais, da arte politizada, dos fatos traumáticos envolvendo autoritarismos e democracias na América Latina da década de 1960 aos ecos no tempo presente – encontrando nas entrelinhas da palavra-cantada dos trovadores cubanos e folcloristas mexicanos, dos cancioneiros argentinos e chilenos e das sonoridades populares brasileiras e uruguaias maneiras de se (re)contar a história da região de forma crítica e inovadora. 

EMENTA: As referências que serão abordadas durante o minicurso, trazendo elementos e categorias centrais do campo da história da música na América Latina. AGUIAR, José F G C. A canção engajada no Uruguai (1968-1973). XI Encontro Estadual de História. Associação Nacional de História. Vestígios do passado, 2008. FERNANDES, Florestan. Poder e Contrapoder na América Latina. São Paulo, ed. Expressão Popular, 2015. GARCIA, Tania da Costa. Do folclore à militância: a canção latino-americana no século XX. Letra e Voz, 2021. GOMES, Caio de Souza. Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). Alameda, 2022. GOMES, Caio de Souza. "Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também": música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. HEREDIA, Fernando Martínez. Socialismo como alternativa dos dilemas da humanidade. São Paulo, ed. Expressão Popular, 2020. NAPOLITANO, Marcos. História & Música: História cultural da música popular. Belo Horizonte, Ed. Autêntica, 2002. RIBEIRO, Darcy. América Latina: a Pátria Grande. São Paulo, ed. Global, 2017. SANTOS, Roberto S.; VILLARREAL, Maria.; PITILLO, João Claudio (Orgs.). América Latina na encruzilhada. Lawfare, golpes e luta de classes. São Paulo, ed. Autonomia Literária, 2020. SANTOS, Fábio Luís Barbosa. Uma história da onda progressista latino-americana (1998-2016). São Paulo, ed. Elefante, 2018. 

OBJETIVOS: Através de seis álbuns diferentes, de distintos artistas da Nova Canção Latino-Americana, que em momentos também distintos tiveram as suas produções “encontradas” mediante pontes culturais (gravadoras, shows, festivais, programas de tv, etc), recompiladas e ressignificadas – "Traigo un pueblo em mi voz", de Mercedes Sosa; "Uruguay", de Daniel Viglietti; "Geraes", de Milton Nascimento; "Construção", de Chico Buarque; "Y sus tradicionales", de Carlos Puebla; "Manifiesto", de Victor Jara; e "La maldicion de malinche", de Gabino Palomares –, compostos, produzidos e lançados entre as décadas de 1960 e 1970, propomos um resgate dos acontecimentos e conjunturas históricas da segunda metade do século XX, no continente latino-americano, caminhando em direção aos fatos constitutivos de nosso próprio tempo, com o objetivo de articular e compreender fragmentos e perspectivas políticas, sociais e culturais da região a partir da música de caráter engajado – o engajamento político nas artes sonoras que outrora foi conhecida e apontada como mera “canção de protesto”. 

METODOLOGIA: O minicurso se fará mediante a 1) escuta e leitura atentas das canções específicas dos álbuns propostos, 2) relacionando a produção dos LPs com a biografia daquele determinado artista/cantautor, 3) articulando, posteriormente, o que foi escrito – os parâmetros poéticos, os signos do texto performado e hibridizado em palavra-cantada – com o contexto – a realidade histórica em que a mesma foi composta, os conflitos, tradições, fatos e personagens que suscitou, retrabalhou, e ainda suscita nos debates históricos e historiográficos latino-americanos do tempo presente. 4) As discussões serão constituídas pari passu da análise crítica das canções com os possíveis participantes do minicurso, 5) articulando memórias, testemunhos e refletindo sobre os acontecimentos e conjunturas especificadas no 'Resumo' – e como estes mesmos elementos podem ser abordados hoje em dia nas salas de aula, quando a temática “América Latina” surge como problema e espaço a ser decifrado, ou mesmo em plataformas dominadas pelas redes sociais, utilizadas em larga escala pelos latino-americanos deste novo século. 

CARGA HORÁRIA: 3 horas.

PÚBLICO-ALVO: Docentes e discentes interessados no campo da história & música.

 

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