GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
GT - TEMAS "SENSÍVEIS" EM TEMPOS DE NEGACIONISMOS: ABORDAGENS ANALÍTICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Diante do cenário atual de constante ataque à liberdade de cátedra, temáticas como gênero, movimentos sociais, períodos de autoritarismos, terrorismos de estados e eventos potencialmente traumáticos são usados por grupos conservadores para atacar a educação e o campo histórico, tanto em escala micro no Brasil, como em escala macro global. Em face disto, o presente Simpósio Temático tem por objetivo refletir acerca de métodos e estratégias pedagógicas para o ensino de história que possibilitem abordar passados sensíveis/ traumáticos em um cenário de constante ataque à liberdade de ensinar, disseminação de teses negacionistas e usos públicos distorcidos do passado com a finalidade de arma política. De acordo com a literatura especializada, um passado pode ser considerado vivo/sensível/ controverso quando está relacionado às pautas e disputas no campo das memórias confrontando distintas perspectivas e grupos (DE VARGAS GIL; EUGENIO; 2018). Nesse sentido, se transportado para o ambiente da aula de história “um encontro com um passado vivo consiste num movimento de aprendizagem ética que implica uma relação consigo mesmo” (PEREIRA; SEFFNERP, 2018. p. 17). Destarte, considerando a memória, o testemunho e o conhecimento histórico como antídotos contra tais negacionismos e revisionismos ideológicos, buscamos abrir espaço para problematizar os silenciamentos sobre demandas e lutas de grupos excluídos, reivindicando a investigação histórica como peça fundamental na construção da cidadania. Assim, serão aceitas comunicações que versem sobre a relação entre história, memória, usos públicos do passado, traumas, negacionismos ou silenciamentos em um diálogo transversal com o ensino de história.
Coordenação:
Darlise Gonçalves de Gonçalves - UFPel
Larissa Pinto Martins - Arquivo Lesbico Brasileiro