MINICURSO: O LIVRO DIDÁTICO E A DIVERSIDADE DE GÊNERO: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS

MINISTRANTE: Camilo Rocha Brito - Possui Ensino Fundamental e Médio pelo Colégio Estadual Norberto Fernandes. Atualmente, é graduando em Licenciatura plena de Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tem formações complementares voltadas à educação inclusiva, ao ensino e à docência de Geografia. Foi pesquisador voluntário do projeto de pesquisa "Os (as) professores (as) durante a pandemia da COVID-19 no Brasil: desafios e processos" e tem experiência em apresentação de trabalhos sobre o mesmo tema, bem como acerca do livro didático de Geografia. É, também, membro do Grupo de Estudos Marxistas - GEMARX UNEB -, e do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Geografia - GEPEGEO UNEB. 

RESUMO DO MINICURSO:  Estudar a literatura sobre a diversidade de gênero no livro didático é extremamente pertinente, visto que, na atualidade, questões ligadas a essa temática têm ganhado destaque na sociedade, assim como nos meios de comunicação. Este estudo utilizou-se de conceitos teóricos para analisar como a diversidade de gênero vem sendo trabalhada no ensino de Geografia, mediante o livro didático da disciplina no 7º ano do Ensino Fundamental II. Compreender essa dinâmica pode ser considerada uma das principais relevâncias desse estudo, pois permitiu evidenciar o papel social e educacional da ciência geográfica e, além disso, discutir as intervenções políticas, ideológicas e econômicas sofridas pelo livro didático e refletidas na formação sócio-geográfica dos discentes. Deve-se destacar que este trabalho não é relevante apenas para seus autores, mas também para graduandos e graduados em Geografia, bem como à comunidade escolar, por apresentar uma visão crítica e embasada cientificamente, dando subsídios para o entendimento da problemática abordada. O estudo foi desenvolvido a partir da análise do livro didático de Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental II, intitulado: “Geografia: Território e Sociedade”, dos autores Branco, Lucci e Fugil (2022). Buscou-se compreender e discutir se, ou como, estão sendo abordadas as questões ligadas à diversidade de gênero neste material didático, distribuído às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e que está sendo utilizado na rede pública de ensino do município de Ibiassucê - Bahia, especificamente na escola Centro Educacional de Ibiassucê (CEI). Para contribuir com a discussão e análise teórica, embasamo-nos em pesquisas bibliográficas de autores como: Tonini (2002), Cunha (2019), Madrid (2019), (Oliveira (2014), entre outros. Nesse sentido, atentamos que estudar a diversidade de gênero é discutir essencialmente com a vida real, sendo dificultoso falar de gênero sem apresentar as influências políticas, econômicas e sociais, assim, quando relacionamos gênero à educação, é possível atentar que a escola pode produzir e/ou reproduzir as desigualdades de gênero, sobretudo nas representações dos materiais didáticos usados em sala de aula. O livro didático sendo o principal recurso de ensino, irá intervir de forma positiva ou negativa sobre a visão de mundo do aluno. Seguindo essa premissa, a discussão desse artigo pauta-se na abordagem teórica de aspectos que, por meio de processos culturais, históricos, sociais e políticos, ancoram as possibilidades e limitações de promover a discussão das relações de gênero nos livros didáticos de Geografia, bem como a ausência de política públicas educacionais que busquem estratégias de superar ou minimizar tais desigualdades, fazendo-se necessário a construção de estudos que forneçam possibilidades de mudança desta realidade.

EMENTA: A escola e as questões de gênero. O processo de construção dos livros didáticos. O livro didático e a abordagem acerca da diversidade de gênero. Considerações finais. 

OBJETIVOS: Compreender as implicações políticas, sociais, econômicas e culturais que perpassam o processo de elaboração do livro didático. Evidenciar a desigualdade de representação de gênero no livro didático. Analisar as consequências do apagamento de gênero para a formação cidadã dos alunos.

METODOLOGIA: 1° momento: será feita a apresentação do ministrante e da temática do minicurso. Pedirei aos inscritos que acessem o link que estará disponível no chat, para que possam comentar os pontos apresentados no decorrer do minicurso, trata-se de uma plataforma interativa chamada Padlet, a qual permite fazer comentários mais organizados do que no chat do meet/teams/zoom. Em seguida, o tema será exposto por meio de slides, os quais serão utilizados como ferramenta de condução da discussão. Neste momento, serão levantadas discussões em relação a: como as questões de gênero são trabalhadas nas escolas; como fatores ideológicos influenciam a elaboração do livro didático, provocando o apagamento de determinados grupos sociais; como o espaço escolar tem contribuído com o silenciamento desses grupos. 2° momento: será destinado a apresentar o estudo que foi feito a partir da análise do livro didático de Geografia do 7° ano do Ensino Fundamental II, pontuando o que pôde ser observado com o levantamento. Para isso, será feita a projeção de imagens do LD em questão, exemplificando esse silenciamento de gênero. 3° momento: Serão, então, apresentados os resultados da pesquisa. Posteriormente, será feita a leitura comentada das considerações que os ouvintes foram lançando no padlet ao longo do minicurso. Também será aberto um espaço para que os inscritos possam verbalizar os seus entendimentos, posicionamentos e/ou dúvidas.  

CARGA HORÁRIA: 1 hora

PÚBLICO-ALVO: Graduandos/as de licenciaturas em geral, professores da educação básica e do ensino superior, profissionais da educação em geral. 

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