MINICURSO: TIKTOK, JOVENS E MÍDIAS: O USO DAS INTERFACES DIGITAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA SALA DE AULA

RESUMO DO MINICURSO: Além dos diversos desafios que os professores enfrentam durante sua jornada na educação, um dos dilemas que vem sendo amplamente discutido, é o uso desenfreado da tecnologia pelos jovens, e neste caso, os alunos. A presença do smartphone junto aos seus usuários, dificulta – em certos momentos – a mediação didática do professor. Entretanto, cabe compreender as mídias como possíveis ferramentas para o ensino, buscando alternativas ao power point (considerado pelos jovens como antiquado), bem como, considerar válida a relação jovens/mídias, pois há um espaço de comunicação utilizada por eles, não limitada ao senso comum e aos preconceitos familiares, permitindo que as mídias tornem-se um "lugar acolhedor", permeando a construção das suas personalidades, carecendo à educação este espaço. Deste modo, o minicurso se destina aos Professores da Educação Básica, Graduandos nas diversas áreas da Licenciatura e também aos Pesquisadores dos temas de Educação e Mídias, abordando diversas facetas o uso das tecnologias em sala de aula.

EMENTA: 1. Geração Z: Hábitos digitais, relação com mídias, posicionamento digital. Elementos que nos permitem entender o pertencimento dos jovens à chamada Geração Z. 2. TikTok, Kwai, WhatsApp e Netflix... Principais plataformas que contam com a presença dos jovens, e as suas formas de uso (material que suporta, como se apresenta...). Bem como o conhecimento destas para criação de material didático. 3. Sala de Aula On line Estratégias de ensino a partir das ferramentas digitais, alternativas para a criação dos conteúdos, sugestão de matérias para dialogar com os jovens em sala de aula.

OBJETIVOS: Oferecer um contato proximal dos professores com as mídias, a fim de facilitar as mediações em sala; Permitir aos participantes explorar novos matérias didáticos; Aproximar os alunos dos conteúdos em sala, a partir do uso das mídias; Desmistificar o uso de “certas” tecnologias em sala de aula.

METODOLOGIA: O minicurso será dividido em 3 etapas a fim de cumprir com o horário estipulado: Etapa 1: Apresentar aos participantes as características da Geração Z. A partir de materiais disponíveis onlines, visando principalmente, trazer conteúdos criados pelos jovens, e como os mesmos se apresentam nas mídias (com pseudônimos, perfis fakes...) e a relação com a educação. Etapa 2: Abrir junto com os participantes, contas de alguns desses aplicativos, apresentando as ferramentas disponíveis em cada um, e como é realizado dentro de cada plataforma a criação de matérias. Focando mais nas plataformas de vídeos, como TikTok e Kwai. Etapa 3: Trazer aos participantes possibilidades de criação de material didático, para diferentes áreas do conhecimento, contando com a criatividade na criação desses matérias. Bem como, solicitar nesta etapa a participação dos membros, para dividir experiências escolares como alunos e como professores, ressaltando o porquê desses momentos terem sido marcantes nas suas trajetórias e como poderíamos aplicar alguns princípios dentro das mídias digitais. O curso será ministrado dentro da plataforma de comunicação online (Google Meet), contando com o compartilhamento de tela para explorar esse espaço digital, e também, o compartilhamento de tela do smartphone, pois alguns materiais são somente suportados na interface do Android.

CARGA HORÁRIA: 3 horas.

PÚBLICO-ALVO: Professores da Educação Básica, Graduandos e demais pesquisadores do tema. 

Compartilhe!

INSTITUIÇÕES

REVISTAS CIENTÍFICAS

CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Quer se tornar um parceiro?