GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA
GT - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES: SUJEITOS, PRÁTICAS, CULTURAS E CIDADANIA
Conhecer e compreender os processos e práticas de uma instituição educativa, bem como o modo como os sujeitos produzem e disseminam cultura possibilita que a construção de si e da realidade fortaleça vínculos com distintos lugares e temporalidades. É no espaço institucional que se imprimem marcas, memórias e o protagonismo histórico das identidades individuais e dos coletivos se consolidam. A partir das experiências que os sujeitos acumulam e o modo como preservam e compartilham os saberes e conhecimentos em sociedade fortalece o sentido atribuído ao exercício da cidadania. Dizer sua palavra, a partir do processo de autoria e de apropriação está vinculado às diferentes formas de convivência social e da percepção que assumimos diante do olhar reflexivo e crítico do passado. Nesse sentido, o Grupo de Trabalho acolhe investigações em andamento e/ou concluídas referente a História da Educação e das Instituições escolares, dos processos e práticas de escolarização, dos sentidos apropriados pelos sujeitos e das formas de preservação e conservação de fontes documentais, acervos e arquivos que corroborem com a manutenção do patrimônio cultural e educativo.
Coordenação:
José Edimar de Souza - UCS
Samanta Vanz - UCS
Gisele Belusso - IFRS