PENSAR A CIDADE NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Minicurso: PENSAR A CIDADE NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Proponente: Bárbara Oliveira de Morais
Carga horária: 2h
Resumo: O minicurso propõe uma reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas nas cidades, considerando as desigualdades socioespaciais e os desafios da adaptação urbana. A partir de uma abordagem interdisciplinar, serão debatidas questões como justiça climática, racismo ambiental, direito a cidade, sustentabilidade e políticas públicas. Busca-se sensibilizar os participantes sobre a urgência da ação climática no ambiente urbano, estimulando reflexões sobre os desafios que se impõe na contemporaneidade.
Público-alvo: Profissionais, estudantes e pesquisadores das áreas de urbanismo, arquitetura, meio ambiente, geografia, serviço social, ciências sociais, direito, administração pública e demais interessados na temática das mudanças climáticas e cidades sustentáveis.
Ementa: Mudanças Climáticas e o Espaço Urbano. Principais impactos das mudanças climáticas nas cidades e os Efeitos desiguais nas populações vulnerabilizadas. Justiça Climática e Direito à Cidade. Demonstrar como as desigualdades sociais ampliam os efeitos das crises ambientais. Políticas públicas e a necessidade de governança participativa. Racismo Ambiental e Direito à Cidade. Distribuição desigual dos impactos ambientais; marginalização de comunidades periféricas na formulação de políticas urbanas e resistências e lutas por justiça ambiental. Sustentabilidade, Para quem? Discussões sobre a pauta sustentável e mudanças climáticas.
Objetivos: Demonstrar a relação entre mudanças climáticas e cidades, considerando a desigualdade socioespacial. Dialogar sobre os conceitos de justiça climática, racismo ambiental e direito à cidade. Apresentar estratégias e políticas públicas para a adaptação e resiliência urbana. Estimular o pensamento crítico sobre soluções urbanas frente às mudanças climáticas.
Metodologia: Exposição teórica: apresentação de conceitos fundamentais e contextualização da temática. Diálogo interativo: promoção da participação ativa dos inscritos por meio de perguntas e reflexões.