III Seminário Internacional do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina.
Tema: Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos: Epistemologias Subversivas
ATENÇÃO:
- Os Anais do Evento terão o ISSN 2448-1300 serão publicados até dezembro/2017.
- Informações, dúvidas ou solicitações devem ser enviadas para o endereço de email observatorio.ufpecaa@gmail.com
A cada dois anos o Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina realiza um Seminário Internacional para reflexão coletiva de questões emergentes que demandam aprofundamento do conhecimento dentro dos espaços universitários e em conjunto com os movimentos sociais.
Em 2013 realizamos o primeiro Seminário Internacional com o tema Pensamento Pedagógico Latino-americano, onde foram debatidas pedagogias e experiências latino-americanas, tendo em conta pensadores latino-americanos/as como referência teóricas das análises dos estudos discutidos durante o Seminário.
No ano de 2015 realizamos o segundo Seminário Internacional com o tema Educação, Gênero e Sexualidades na América Latina, onde debatemos questões como as relações de gênero, sexualidades, sexismo, machismo e misoginia, diversidade sexual e LGBTfobia, relações étnico-raciais, e as diversas formas de racismo e de intolerância religiosa, como questões recorrentes dentro da escola.
Agora em 2017 realizaremos o terceiro Seminário Internacional com o tema EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS: Epistemologias subversivas, onde nos propomos a debater conhecimentos e experiências produzidas no âmbito das experiências de luta dos movimentos sociais e dos direitos humanos. Nesse debate terão relevo as experiências de educação dissidentes das tradicionais práticas educativas da escola, de maneira que possam apontar as epistemologias subversivas que estão sendo construídas dentro do movimentos sociais, coletivos e Organizações Não Governamentais (ONGs), sem prescindir das experiências inovadoras que estão acontecendo dentro das instituições escolares. O recorte desse debate se dará dentro dos Grupos de Trabalho: GT 1 - Movimentos Sociais e Epistemologias de Luta; GT 2 - Democracia e Direitos Humanos; GT 3 - Gestão Pública e Políticas Sociais; GT 4 - Estudos Pós Coloniais; GT 5 - Educação: Infâncias, Currículo e Docência; GT 6 - Educação, Relações Étnico Raciais e Intolerância Religiosa; GT 7 - Educação, Gênero e Sexualidades; GT 8 - Epistemologias dos Saberes Populares e Memórias Ancentrais; GT 9 - Organizações Escolares e Cultura Local; GT 10 - Pesquisa e Extensão Universitária em Cultura e Educação em Direitos Humanos; GT 11 - Culturas, povos e comunidades tradicionais: rupturas epistêmicas-conceituais por uma educação intercultural; e GT 12 - Trajetos formativos e práticas educativas não escolares.
O público esperado nesse debate são estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas de movimentos sociais e DH, coletivos diversos, lideranças comunitárias, professores/as da educação básica, superior e da pós-graduação, além de outros profissionais e público em geral interessados nestes temas. Para mais informações sobre inscrição, submissão de trabalhos, programação, proposição de minicursos e hospedagem, acesse as demais abas do nosso site. Contamos com a sua participação!
12 de junho de 2017, 14h00 até 14 de junho de 2017, 21h30
Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste - Avenida Grande, s/n , Nova Caruaru, Caruaru - Pernambuco
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.