• TODOS OS TRABALHOS SERÃO APRESENTADOS NA SEGUNDA-FEIRA (12/06), das 09:00 às 12:00.

 

  • GT 1 - Movimentos Sociais e Epistemologias de Luta

Coordenação: Dra. Allene Lage, Me. Sérgio Rêgo e Me. Elizabeth Maria da Silva

Ementa: Este GT receberá trabalhos sobre as experiências dos movimentos sociais e sua dimensão de luta política, assim como aspectos teóricos e metodológicos que auxiliam os estudos sobre esse tipo de organização e suas dimensões educativa e epistmológica.

  • GT 2 - Democracia e Direitos Humanos

Coordenação: Dr. Marcelo Miranda, Dr. Gustavo Gomes e Me. Cleyton Feitosa

Ementa: A democracia não se restringe à sua dimensão política, sendo uma forma de sociabilidade caracterizada por relações igualitárias, pautadas pelo reconhecimento mútuo e protagonismo dos diferentes sujeitos sociais, na qual os direitos humanos têm lugar de destaque. O GT Democracia e Direitos Humanos busca discutir os limites e possibilidades de construção da democracia e de promoção dos direitos humanos no atual contexto de recrudescimento e neo-conservadorismo.

  • GT 3 - Gestão Pública e Políticas Sociais 

Coordenação: Me. Andrezza Nogueira e Esp. Émerson Santos

Ementa: Este GT tem o objetivo de discutir questões relacionadas a gestão pública em suas múltiplas dimensões, bem como experiências de políticas sociais em âmbito municipal, estadual e federal. Consideraremos também propostas de trabalho que problematizem políticas sociais elaboradas para o atendimento de grupos sociais historicante vulnerabilizados, tais como Mulheres, população LGBT, Negros/as, Indígenas, Crianças e Adolecesntes, Pessoas com Deficiência, Juventudes, Idosos/as, entre outros segmentos sociais.

  • GT 4 - Estudos Pós Coloniais

Coordenação: Dr. Caetano De' Carli Viana Costa e Dra. Júlia Figueredo Benzaquem

Ementa: Os estudos pós coloniais estão interessados em compreender tanto o passado colonial como o presente neocolonial. Buscam ultrapassar a negligência do pensamento moderno perante a heterogeneidade de relações, povos e crenças que vivem no trabalho interior, seja das grandes metrópoles globais, seja em países e cidades periféricas. Nesse sentido, este GT busca agregar trabalhos que investiguem o pós-colonial.

  • GT 5 - Educação: Infâncias, Currículo e Docência

​Coordenação:Dra. Conceição Nóbrega de Salles, Dra. Lucinalva Almeida e Dra. Carla Acioli Lins

Ementa: Este GT acolherá trabalhos que busquem problematizar os sentidos da educação e as relações entre infâncias, currículo e docência na ação de aprender.

  • GT 6 - Educação, Relações Étnico-Raciais e Intolerância Religiosa

Coordenação: Dr. Lourenço da Conceição Cardoso, Me. Aristoteles Veloso e Me. Ariene Gomes de Oliveira

Ementa:  Receberemos trabalhos sobre a construção social do racismo e das intolerâncias religiosas, refletindo sobre suas repercussões na escola, assim como a questão da educação e as relações étnico raciais. Interessa-nos também, as questões voltadas para a promoção das relações étnico raciais e de liberdade religiosa na escola.

  • GT 7 - Educação, Gênero e Sexualidades

Coordenação: Dr. Benedito Medrado, Me. Rafael Lima Vieira e Me. Elba Ravane Alves Amorim

Ementa: Nos interessa trabalhos resultados de estudos sobre as relações de gênero, sexualidade e diversidade sexual na educação. Bem como as expressões das vilolências (Machismo/LGBTfobia) em vários domínios sociais (família, mídia, saúde, escola, judiciário, religião e mercado de trabalho).

  • GT 8 - Epistemologia dos Saberes Populares e Memórias Ancestrais

Coordenação: Dr. Everaldo Fernandes, Me. Girleide Lemos e Me. Otávio Rubino

Ementa: Acolheremos trabalhos que discutam as categorias chaves e possíveis formas de expressões das epistemologias dos saberes populares e memórias ancestrais que circulam nos espaços escolares e nos grupos sociais populares. 

  • GT 9 - Organizações Escolares e Cultura Local

Coordenação: Me. Jamerson Kemps Gusmão Moura e Me. Edima Morais

Ementa: As contribuições de Rui Canário (gestão simbólica dos recursos educativos), Paulo Freire (identificação de mecanismos de opressão) e Boaventura Santos (ecologia dos saberes) indicam que a dinâmica socioprofissional e pedagógica das organizações escolares volta-se à sua realidade sociocultural, orientando, assim, as atividades do nosso GT.

  • GT 10 - Pesquisa e Extensão Universitária em Cultura e Educação em Direitos Humanos

Coordenação: Dr. Mario de Faria Carvalho e Me. Fernando Cardoso

Ementa: Tendo como aportes transdisciplinares, este GT tem o objetivo de refletir sobre a cultura popular e educação em/para os direitos humanos, a partir dos eixos da pesquisa e da extensão universitária. Intreressa-se por estudos sobre manifestações culturais e de formação em/para os direitos humanos.

  • GT 11 - Culturas, povos e comunidades tradicionais: rupturas epistêmico-conceituais por uma educação intercultural

Coordenaça: Dr. Sandro Guimarães Salles e Dr. Saulo Ferreira Feitosa

Ementa: O GT pretende reunir trabalhos que discutam os desafios à construção de uma educação intercultural. Assim, serão aceitos trabalhos sobre educação no contexto dos povos e comunidades tradicionais, racismo epistêmico e outras assimetrias de poder presentes nas práticas pedagógicas. 

  • GT 12 - Trajetos formativos e práticas educativas não escolares

Coordenação: Dra. Jaqueline Barbosa e Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva

Ementa: Este GT acolherá trabalhos que discutam os percursos formativos da vida-formação dos sujeitos do campo e dos espaços educativos não escolares. Também nos interessa propostas que debatam o fazer educativo e vivências das práticas de ensino-e-aprendizagem aprendentes.