O OUTRO LADO DA NATUREZA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JAPÃO CONTEMPORÂNEO

O Grande Terremoto do Leste do Japão e a Tsunami no dia 11 de marco de 2011 causaram 19.630 mortos, 2.569 desaparecidos, e 6.230 feridos[1]. Atualmente existem 70.000 evacuados que não podem e nem querem voltar à sua terra[2]. Crianças que fugiram da área devastada têm sofrido Bullying Escolar pela falta de informação sobre a radiação em Fukushima. O governo japonês argumenta que o projeto de reconstrução da região Nordeste de Tohoku terminará em 2021, exceto de Fukushima. No entanto, esse processo de reerguer o todo danificado não pode ser mensurado em um futuro próximo. O acidente nuclear de Fukushima foi um desastre provocado por falhas humanas. As causas diretas eram todas previsíveis e possíveis de serem sanadas. Em vez disso, a exploração pelo centro de poder (Tokyo, Japão) transferiu para uma região marginal (Região de Tohoku) os problemas sociais somados a um certo racismo ambiental (Sawa, 2016) e crença em uma ciência ilimitada. Diante do desastre, diversas áreas no Japão tiveram significativas mudanças: a área acadêmica, por exemplo, especialmente a Educação Ambiental, recebeu atenção prioritária. Muitos pesquisadores(as) e educadores(as) expressaram e expressam o arrependimento em relação à crença ilimitada na ciência. Dessa forma, tentam redirecionar a Educação Ambiental (Ando, 2011; Asaoka e Ishiyama, 2013) desde 2011, reescrevendo a história de Kogai (Poluição e degradação do meio ambiente pelas empresas e pelo governo). Assim, a Educação em contraste com Kogai define-se como uma educação ambiental socialmente crítica (Harako, 1997). Além disso, mostrou a necessidade de ampliar conceito do meio ambiente como, não só para domesticar e preservar, mas também reverenciando a força que a natureza tem, ou seja, ter respeito e temor a ela. Portanto, este trabalho evidencia e debate três tendências de discussão sobre a Educação Ambiental no Japão contemporâneo: 1) Importância de redefinir o conceito de natureza (domesticar, preservar e reverenciar) e a relação entre natureza, ser humano(incluindo as gerações do futuro), sociedade e mortes; 2) O desprestígio da ciência ilimitada em relação à expansão das narrativas voltadas para o microcosmo humano, um olhar quase onírico que surge em razão da partida de outros por causa dos desastres ambientais; 3) a análise das características de Bosai (Educação para a prevenção e redução de desastre).
 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Grande Terremoto do Leste do Japão. Natureza. Fukushima. Kogai.

 

THE OTHER SIDE OF NATURE: ENVIRONMENTAL EDUCATION IN CONTEMPORARY JAPAN

The Great Earthquake and Tsunami on March 11th 2011, in Japan, caused 19,630 deaths, 2,569 missing, and 6,230 injured. There are currently 70,000 evacuees who cannot and do not want to return to their homes. Children who have fled the devastated area have suffered school bullying due to lack of information about radiation in Fukushima. The Japanese government argues that the reconstruction project for the Northeast of Tohoku will end in 2021, except for Fukushima. This process of re-erecting the whole damaged area, cannot be determined in the near future. The Fukushima nuclear accident was a disaster caused by human failures. Direct causes were all predictable and possible to be minimized. Instead, the response to the tragedy by the official government in Tokyo, transferred the population to a marginal region (Tohoku Region) where social problems emerged, including environmental racism (Sawa, 2016). It is clear that the belief in an unlimited power of science is now questioned . After the disaster, several academic fields have undergone significant changes, for example, Environmental Education. It now receives priority attention. Many researchers and educators now give another meaning related to Environmental Education (Ando, ??2011, Asaoka and Ishiyama, 2013). Since 2011, they started to re-writing the history of Kogai degradation caused by Companies associated with the government. Thus, environmental education (Harako, 1997) has become a critical tool against environmental racism. In addition, this proposal demonstrates the needs to preserve and revere Nature.

Keywords: Environmental Education. Great East Japan Earthquake. Nature. Fukushima. Kogai.


[1] De acordo com Agência de Gestão de Desastres e Incêndio do Japão. Disponível em (http://www.fdma.go.jp/bn/higaihou/pdf/jishin/157.pdf). Acesso em 28 abril de 2018.

[2] De acordo com Agência de Reconstrução do Japão. Disponível em (http://www.reconstruction.go.jp/topics/main-cat2/sub-cat2-1/20180330_hinansha_suii_0427r.pdf). Acesso em 28 de abril de 2018.

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