REGULAMENTO GERAL DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: CONTEXTOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA LATINA
O IV Seminário Internacional de História e Educação, com o tema "Contextos, Desafios e Perspectivas na Formação Docente na América Latina" será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, é um encontro interdisciplinar planejado para abordar os desafios da formação inicial e continuada de professores de educação básica em diversos países da América Latina, especialmente no contexto pós-pandêmico. Este evento busca reunir acadêmicos e profissionais de várias áreas da educação para discutir profundamente as alterações na formação docente provocadas pela pandemia.
Este seminário ganha especial relevância diante dos recentes painéis da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacaram uma crise educacional global e sublinharam a necessidade de mais de 69 milhões de novos professores até 2030. A escassez de professores é uma realidade tanto no Brasil quanto globalmente, exigindo uma ação urgente e coordenada. No Brasil, por exemplo, estudos divulgados pela Semesp em 2022 projetam um déficit de 235 mil professores até 2040, agravado pelo envelhecimento da categoria docente e pela redução no número de jovens ingressando na carreira. Este cenário é exacerbado por condições de trabalho inadequadas e um alarmante declínio na saúde mental dos professores, intensificado pela falta de infraestrutura adequada nas escolas e pelo estresse prolongado.
O seminário explorará essas questões por meio de uma abordagem metodológica diversificada, que incluirá palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos, distribuídos ao longo de três dias de evento. Este formato é projetado não só para discutir as questões críticas enfrentadas pelos educadores, mas também para propor soluções concretas e inovadoras que assegurem a formação de professores capacitados e motivados, cruciais para o avanço da educação global.
O IV Seminário Internacional de História e Educação representa um espaço essencial para todos os envolvidos no futuro da educação e da formação docente, oferecendo uma oportunidade única para entender e moldar as tendências educacionais nas próximas décadas. Este evento é fundamental para educadores, gestores escolares e todos os profissionais ligados ao processo educativo que buscam insights e estratégias para enfrentar os desafios contemporâneos da formação docente.
DAS INSCRIÇÕES
MODALIDADE
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1º LOTE VALOR DAS INSCRIÇÕES ATÉ 03/07/2024
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2º LOTE VALOR DAS INSCRIÇÃO A PARTIR DE 04/07/2024
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OUVINTE
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R$40,00
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R$50,00
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ALUNOS/AS DE GRADUAÇÃO
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R$40,00
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R$50,00
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ALUNOS/AS DE ESPECIALIZAÇÃO
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R$50,00
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R$65,00
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ALUNOS/AS DE PÓS GRADUAÇÃO NÍVEL MESTRADO OU MESTRES
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R$60,00
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R$80,00
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ALUNOS/AS DE PÓS GRADUAÇÃO NÍVEL DOUTORADO
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R$80,00
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R$100,00
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DOUTORES
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R$80,00
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R$100,00
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PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA| COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
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R$60,00
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R$70,00
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*Pessoas travestis, transexuais, indígenas e quilombolas não pagam taxa de inscrição independente da modalidade[1].
ORIENTAÇÕES GERAIS
O IV Seminário Internacional de História e Educação é um evento totalmente online realizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEEINTER) todas as etapas constantes neste regulamento devem ser observadas a fim de não ocorrer divergências de compreensão.
SUBMISSÕES DE TRABALHO
Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples, resumo expandido e artigo e relatos de experiência.
Os trabalhos podem ser submetidos em português e espanhol.
Os trabalhos deverão ser submetidos de acordo com o template disponibilizado no site do evento. Trabalhos submetidos fora do template não serão encaminhados para avaliação do Comitê Científico.
Cada autor/a poderá submeter no máximo 02 (dois) trabalhos, sendo 01 (um) como autor/a e outro como co-autor/a. Essa regra não se aplica a professores/as orientadores/as.
Os trabalhos devem ser submetidos em formato word. É responsabilidade do/a participante verificar o conteúdo do arquivo antes da submissão.
Após a submissão, não será possível fazer nenhuma alteração no trabalho.
Serão automaticamente excluídos trabalhos que: Contenham mais páginas do que o número máximo permitido em cada modalidade conforme orientações deste regulamento; Não estejam em conformidade com o template do evento; Contenham plágio.
Dúvidas quanto à submissão de trabalhos deverão ser encaminhadas exclusivamente para a comissão científica do evento através do e-mail: semi.historiaeeducacao@gmail.com
DOS RESUMOS SIMPLES
Os trabalhos submetidos na modalidade resumo simples devem conter no mínimo 500 palavras e no máximo 750 palavras. O resumo deve obrigatoriamente apresentar os seguintes itens: introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais, palavras-chave e referências bibliográficas, no mínimo 03 (três) e no máximo 10 (dez). As referências não contabilizam as 500 palavras. Os trabalhos devem estar de acordo com o template disponibilizado no site do evento.
DOS RESUMOS EXPANDIDOS
Os trabalhos submetidos na modalidade resumo expandido, devem conter no mínimo 4 e no máximo 6 páginas, sendo estruturado com os seguintes itens: resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas. Os trabalhos devem estar de acordo com o template disponibilizado no site do evento.
DOS ARTIGOS/RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Os trabalhos submetidos como Artigo Científico/Relato de Experiência devem conter no mínimo 10 páginas e no máximo 20 páginas. Sendo estruturado com os seguintes itens: resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, desenvolvimento, resultados e discussões, considerações finais e referências bibliográficas. Os trabalhos devem estar de acordo com o template disponibilizado no site do evento
DOS GRUPOS DE TRABALHOS
Os Grupos de Trabalho ocorrerão em datas e horários estabelecidos.
TÍTULO
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GT - Alternância Pedagógica: Educação Plural do/no Campo
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GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais
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GT - Educação Além Dos Muros: Construindo Práticas e Saberes em Diversos Espaços
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GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais
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GT - História das Instituições para Crianças no Brasil
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GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação
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GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas
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GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior
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GT - Formação de Professores para Temas Transversais: Direitos Humanos, Cidadania Política E Participação Democrática no Currículo Escolar
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GT - Imprensa e Impressos Educacionais
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GT - Possibilidades do Uso das Tics no Ensino de História na Educação Básica
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GT - Educação em Direitos Humanos e a Cidadania Política: Combate à Desinformação
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GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória
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GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade
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GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade
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GT – História e Educação nas Fronteiras: Perspectivas e Desafios Sul-Americanos
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GT – Ensino de História e Educação Básica
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GT – Resumos
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Cada GT terá período de duração de 4 horas, recomenda-se o ingresso com antecedência máxima de 10 minutos do horário de abertura.
Será limitado o número de 15 trabalhos por GT, caso exceda esse quantitativo fica a critério do/a coordenador/a do GT abrir nova seção para as apresentações.
O funcionamento do GT se dará da seguinte forma: a cada 3 apresentações de trabalhos haverá 15 minutos de comentários e considerações dos coordenadores/as.
As relações de trabalhos aceitos por GT serão lançadas conforme o cronograma estabelecido por esse edital.
Cada GT terá listas de presença que serão disponibilizadas ao final das apresentações.
DAS APRESENTAÇÕES
As apresentações de trabalhos acontecerão de forma remota e síncrona em salas virtuais criadas pelos/as coordenadores/as de Grupos de Trabalhos em dia e horário a ser disponibilizado pela comissão organizadora do evento após a divulgação dos trabalhos aprovados. A apresentação poderá ser realizada por qualquer um dos co-autores/as do trabalho.
O/A apresentador/a do trabalho deve permanecer até o final do Grupo de Trabalho, podendo ocorrer a perda da certificação caso saia antes do término.
A lista de apresentação seguirá os horários divulgados pela comissão organizadora, não podendo ocorrer alterações sem aviso prévio encaminhado por e-mail com justificativa para tal.
DOS PAGAMENTOS
Todos/as os/as co-autores/es devem estar inscritos/as no evento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O pagamento poderá ser realizado após aprovação do trabalho, no entanto é necessário todos/as os/as autores/as estarem inscritos no evento no ato da submissão. Aqueles/as cujos trabalhos enviados não forem aprovados para apresentação não terão direito à restituição do valor pago pela inscrição. Aqueles/as cujos trabalhos enviados não forem aprovados poderão frequentar todas as sessões do evento e receberão certificado de participação correspondente à modalidade “ouvinte”, desde que possuam frequência mínima de 75% nas atividades do seminário
PREMIAÇÃO
Os artigos destaques serão publicados em quatro dossiês especiais, sendo distribuídos da seguinte forma:
10 artigos na VERUM: Revista de Iniciação Científica (sem qualis);
05 artigos na Caminhos do Pampa: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete(sem qualis) ;
10 artigos na MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais e Sociais (QUALIS B1 - 2017/2020);
10 artigos na Revista Práxis em Saúde (sem qualis);
20 artigos na RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (QUALIS B1 - 2017/2020) e;
10 artigos na Revista SEMINA – UPF (QUALIS B1 - 2017/2020).
Sendo o artigo indicado para publicação na revista apenas o seu resumo será publicado nos anais do evento.
ANAIS DO EVENTO E CERTIFICAÇÕES
Só receberão os certificados do evento os/as participantes que estejam com sua inscrição completa e processada, bem como sua frequência mínima de participação no evento em 75% das atividades propostas. Os certificados serão emitidos em até 30 dias após o evento.
Os anais do evento serão de forma eletrônica com ISSN e serão publicados até 31 de dezembro de 2024.
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA DO EVENTO
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20 de Junho de 2024
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Publicação da chamada de trabalhos para o evento, lançamento do site e início das inscrições.
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18 de Junho de 2024
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Início das submissões de trabalhos e divulgação dos templates
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27 de Junho de 2024
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Prazo para Lançamento do edital de minicursos
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20 de Julho de 2024
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Prazo final para proposição de minicursos.
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30 de Julho de 2024
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Encerramento das submissões de trabalhos
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05 de Agosto de 2024
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Divulgação dos minicursos aprovados
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20 de Agosto de 2024
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Divulgação dos trabalhos aprovados e horários
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27,28 e 29 de Agosto de 2024
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IV Seminário Internacional de História e Educação
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Até 30 de Setembro de 2024
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Convites para publicação nas Revistas Científicas parceiras do evento.
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Até 30 de Setembro de 2024
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Emissão dos certificados do evento.
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Até Dezembro de 2024
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Publicação dos anais do evento.
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DISPOSIÇÕES GERAIS
Os casos omissos neste regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora.
Florianópolis, 19 de Junho de 2024.
Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira
Presidente da Comissão Organizadora
[1] Estas pessoas deverão solicitar via e-mail um código para liberação do lote de inscrição específico.