TRABALHOS APROVADOS
Título | Autoria | Grupo de Trabalho | Parecer final |
O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RESSONÂNCIAS ENTRE PAULO FREIRE E ANTÔNIO GRAMSCI | Gabriel Barbosa Mendes | GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade | Aceito |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESAFIO DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Vitória Maria Gomes dos Santos, Therezinha Coelho de Souza | GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade | Aceito |
“NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE” : O ENSINO DE HISTÓRIA E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023 | Pâmela de Oliveira Silva, Talyta Marjorie Lira Sousa | GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade | Aceito |
“NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE” : O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023 | Talyta Marjorie Lira Sousa, Pâmela de Oliveira Silva | GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade | Aceito |
Desafios na formação docente: reflexões frente as novas exigências sociais | Mariane Macedo Nunes | GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade | Aceito |
CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DOCENTES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Marianna Carla Costa Tavares | GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade | Aceito |
Transformações e Permanências: Práticas de Educação no Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba-CE | Francisco Hugo Sousa de Medeiros | GT - Educação Além Dos Muros: Construindo Práticas e Saberes em Diversos Espaços | Aceito |
Educação menonita na Colônia Nova: inovação, tradição e desafios comunitários | Simone Gomes de Faria, Patrícia Weiduschadt | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
FORMAÇÃO E DEFORMAÇÃO: CONEXÃO E DESCONEXÃO NO CONTEXTO DE EXPERIÊNCIAS DESEDUCATIVAS. | Leandro Machado dos Santos | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
Do acervo à leitura: análises iniciais sobre a circulação do acervo disponibilizado para a remição da pena por meio da leitura no Presídio Estadual de Camaquã/RS | Lilian Signorini Lafuente | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA | Danilo Augusto Dias, Joyce Mary Adam | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
Transformações na Educação e Cultura no Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba-CE: Uma Análise das Mudanças Agrícolas e Sociais | Leonardo Noberto de Morais, Francisco Hugo Sousa de Medeiros | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
À GUISA DE INTRODUÇÃO SOBRE AS INFLUÊNCIAS HISTÓRICAS NA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRA IDADE (UNITI) NO MARANHÃO | José Carlos Lima Costa | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
"O enunciado que faz acontecer": o Afoxé como instrumento didático e difusor do conhecimento histórico no ensino básico | Maria Disnei Souza Alves | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
A Construção de uma escola quilombola: desafios e perspectivas. | Juliana Pacheco de Oliveira | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
EDUCAR PARA FORMAR UM ANARQUISTA: A CULTURA POLÍTICA LIBERTÁRIA EXPRESSA NOS JORNAIS OPERÁRIOS DE SÃO PAULO (1995-1935) | Samira Martins | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: UMA BREVE OBSERVAÇÃO A PARTIR DE ROUSSEAU | GUILHERME HENRIQUE MARTINS CAMARGO | GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais | Aceito |
ENRAIZAMENTO, DESENRAIZAMENTO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O PONTO DE VISTA DOS MONITORES AMBIENTAIS DO NÚCLEO ITAIM BIACICA | Denis Moura Dos Santos | GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade | Aceito |
Acervo Mucuripe: Memória social como forma de resistência no litoral de Fortaleza (2017-2024) | Ianna Edwirges Uchoa Almeida | GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade | Aceito |
METODOLOGIAS POSSÍVEIS: TEMAS SENSÍVEIS E PATRIMÔNIOS DIFÍCEIS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DO HOLOCAUSTO JUDEU | Jonas João do Nascimento | GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade | Aceito |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL | Diego da cruz assuncao | GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade | Aceito |
O USO DA ARTE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL | Luana Brunely da Silva | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
CONSTRUINDO SILÊNCIOS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO VINCULADOS A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP | Luiz Expedito Machado Rodrigues | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
COLONIALIDADE NAS REDES DIGITAIS: ANCESTRALIDADE, CULTURA DE LUTA ANTIRRACISTA E CURRÍCULO | ANA CAROLINA MOTA DA COSTA BATISTA | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA HISTORICIDADE DOS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM | Letícia Mendonça Soares Badanai | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
PRESENÇA DE AUTORAS NEGRAS NOS ACERVOS DAS BIBLIOTECAS DO IFSUL: VAMOS ESCURECER AS REFERÊNCIAS? | Silvia Regina de Lima Veleda, Liana Barcelos Porto | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
ENTRE CRUZOS PEDAGÓGICOS: MUSEU, EDUCAÇÃO E CULTURA MATERIAL AFRICANA | Isabelle de Oliveira Ferreira | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO: AS IDEIAS DE ASAD HAIDER E MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA | Danieli Gomes Cordeiro | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
Possibilidades para a educação na literatura indígena contemporânea | Tatiana do Nascimento Teixeira | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
NARRATIVAS EM COSTURA: FAMÍLIAS INTER-RACIAIS E COLONIALIDADE | Liana Barcelos Porto, Manuel Alves de Sousa Junior | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
A Escola no Quilombo: Estudo Acerca das Práticas Docente na Comunidade Remanescente Arapucu-Óbidos | Jorge Luis Ribeiro Marinho, Euricleia do Rosário Galúcio | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DAS QUESTÕES RACIAIS E TEMAS SENSÍVEIS NO BRASIL | MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR, Liana Barcelos Porto | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
HISTÓRIA DA ARTE, RACISMO E EUROCENTRISMO | Fernando Porfirio Lima | GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais | Aceito |
LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS | Darcylene Pereira Domingues | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA, NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESCOLARES | EVA TEREZINHA FERREIRA JORNADA | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
REPRESENTAÇÕES DO POSSÍVEL: A ESCRITA POÉTICA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA | ERWEUTER VOLKART DE OLIVEIRA | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
IMPACTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA NA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA | Thiago Oliveira Gonçalves | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
UM CAMPO EM DISPUTA: VISÕES DE TEORIA E HISTÓRIA ENSINADA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | Rafael Schier Granado | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ANÁLISE DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARREIRAS-BA. | Rosimaria Barbosa de Oliveira Moura, Anderson Dantas da Silva Brito | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1838-2018) | Paula Vanessa Paz Ribeiro | GT – Ensino de História e Educação Básica | Aceito |
As dificuldades na aplicação da Modelagem Matemática em um ambiente pandêmico | Fernando Guimarães da Silva | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GOOGLE DOCS EM TEMPOS DE PANDEMIA | Carmen Horacina da Silva Carvalho | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
GUIA NO GEOGEBRA PARA AUXILIAR O ENSINO DE CURVAS DE NÍVEIS E MITIGAR OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS | Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Otávio Floriano Paulino, Josenildo Ferreira Galdino | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
Mangá e ensino de história: A relação de poderes na obra One Piece de Eiichiro Oda | Andreia Cristina Alcantara Paz, Luis Filipe Bantim de Assumpção | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
AUDIOGRAFIAS HISTÓRICAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DOM VELLOSO DE OURO PRETO | Luiz Otávio Correa | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
A TECNOLOGIA VOLTADA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA-RJ | Marcela Gonçalves de Oliveira Pinto, Luiza Mariana de Oliveira Pinto | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
INOVAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Guilherme Gomes da Silva | GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas | Aceito |
PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E SUICIDA NAS ESCOLAS POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) | Silvana Arantes da Silva | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
A ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA | Elisângela Soares Ribeiro, Gualberto de Abreu Soares, Patrícia Santiago Ferreira | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
Masculinidades e paternidade(s): Um estudo sobre a composição paterna na identidade masculina | Gleissiano Ruan de Freitas, Isaias Batista de Oliveira Junior, Michele Golam dos Reis | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
Entre a Mídia e a Justiça: A Representação dos Cinco do Central Park na Minissérie "Olhos que Condenam" | Michele Golam dos Reis, Gleissiano Ruan de Freitas, Isaias Batista de Oliveira Junior | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
RESILIÊNCIA DOCENTE E COMUNIDADE: NARRATIVA DE RESISTÊNCIA A PARTIR DO FILME 22 DE JULHO | Daiane Dorneles Ibargoyen | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
DIREITOS HUMANOS NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS DO IFSUL CÂMPUS PELOTAS/RS | Ingrid Simões Gross, Adriana Duarte Leon | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM E ENSINO DIFERENCIADO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP (2011-...) | Thays Fernandes Flor da Silva | GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação | Aceito |
JOANA GRASSI FAGUNDES E SUA FUNÇÃO FORMADORA NO CARGO DE INSPETORA DE ESCOLAS MATERNAES NO ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1920 | Angelica Paola dos Santos Ferreira Nascimento, Francine Aparecida Lira, José Renato Polli | GT - História das Instituições para Crianças no Brasil | Aceito |
História Oral como metodologia de aprendizagem da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia | Bruno Gustavo Muneratto, Lilia Paiva Furtado | GT - História das Instituições para Crianças no Brasil | Aceito |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO BRASIL-BOLÍVIA: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL | AVILA SMITIELY DE ABREU LIMA IKUTA, LUCAS MATEUS FARIA SILVA, PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA | GT – História e Educação nas Fronteiras: Perspectivas e Desafios Sul-Americanos | Aceito |
REPRESENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PONTA GROSSA: DISPUTAS ENTRE OS JORNAIS DIÁRIO DOS CAMPOS E O DIA (PR) | ISABELE FOGAÇA DE ALMEIDA | GT - Imprensa e Impressos Educacionais | Aceito |
A utilização do Podcast na Educação: Desafios e Oportunidades na Formação Docente | Aline dos Santos Moreira de Carvalho | GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória | Aceito |
METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL: PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO E A EQUIDADE NA SALA DE AULA | Ana Caroline Azevedo de Oliveira, JOICE DE SÁ BARRETO DOS SANTOS, Marcela Gonçalves de Oliveira | GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória | Aceito |
ENSINO DE SOCIOLOGIA: NARRATIVAS DO COTIDIANO E OS CLÁSSICOS | Diego Fernandes Dias Severo | GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória | Aceito |
Jogos na Educação: Desenvolvendo Competências Docentes para o Ensino de Inglês | Gabriela Maria Lima Machado Dutra | GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória | Aceito |
A JOGABILIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Luiza Mariana de Oliveira Pinto, Janaína Aguiar, Jéssica de Oliveira e Silva Conceição | GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória | Aceito |
INSCRIÇÕES URBANAS COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM FORMAÇÃO | Millena Luzia Carvalho do Carmo | GT – Resumos | Aceito |
ARQITETURA ESCOLAR NO COLÉGIO AGOSTINIANO | Rosângela Marchi | GT – Resumos | Aceito |
Peter Burke e a educação no Brasil: recepção, usos e apropriações das obras do historiador inglês na história da educação paulista e brasileira. | José Roberto Soares Junior | GT – Resumos | Aceito |
O LÉXICO NEOLIBERAL NO PROJETO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM EXAME A PARTIR DO CONCEITO DE GOVERNAMENTALIDADE DE MICHEL FOUCAULT | Giovanna Schroeder Lima | GT – Resumos | Aceito |
O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA AUTISTA E A SUA INTERFERÊNCIA POR FATORES EXTERNOS | Yasmin Santos Marques | GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior | Aceito |
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: QUEBRANDO BARREIRAS | Perci Cristina Klug Lima, Gustavo Thayllon França Silva | GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior | Aceito |
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INCLUSIVAS NO TRABALHO DOCENTE: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI | GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior | Aceito |
Quer se tornar um parceiro?
Dados enviados com sucesso!
Fique tranquilo, assim que o organizador visualizar seu dados ele entrará em contato!
Seja um dos nossos Parceiros!
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.