Título Autoria Grupo de Trabalho  Parecer final
O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RESSONÂNCIAS ENTRE PAULO FREIRE E ANTÔNIO GRAMSCI Gabriel Barbosa Mendes GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade Aceito
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DESAFIO DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA Vitória Maria Gomes dos Santos, Therezinha Coelho de Souza GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade Aceito
“NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE” : O ENSINO DE HISTÓRIA E O DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023 Pâmela de Oliveira Silva, Talyta Marjorie Lira Sousa GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade Aceito
“NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE” : O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023 Talyta Marjorie Lira Sousa, Pâmela de Oliveira Silva GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade Aceito
Desafios na formação docente: reflexões frente as novas exigências sociais Mariane Macedo Nunes GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade Aceito
CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS DOCENTES A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES Marianna Carla Costa Tavares GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade Aceito
Transformações e Permanências:  Práticas de Educação no Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba-CE Francisco Hugo Sousa de Medeiros GT - Educação Além Dos Muros: Construindo Práticas e Saberes em Diversos Espaços Aceito
Educação menonita na Colônia Nova: inovação, tradição e desafios comunitários Simone Gomes de Faria, Patrícia Weiduschadt GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
FORMAÇÃO E DEFORMAÇÃO: CONEXÃO E DESCONEXÃO NO CONTEXTO DE EXPERIÊNCIAS DESEDUCATIVAS. Leandro Machado dos Santos GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
Do acervo à leitura: análises iniciais sobre a circulação do acervo disponibilizado para a remição da pena por meio da leitura no Presídio Estadual de Camaquã/RS Lilian Signorini Lafuente GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
A VALORIZAÇÃO DA CULTURA DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA Danilo Augusto Dias, Joyce Mary Adam GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
Transformações na Educação e Cultura no Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba-CE: Uma Análise das Mudanças Agrícolas e Sociais Leonardo Noberto de Morais, Francisco Hugo Sousa de Medeiros GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
À GUISA DE INTRODUÇÃO SOBRE AS INFLUÊNCIAS HISTÓRICAS NA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE INTEGRADA DA TERCEIRA IDADE (UNITI) NO MARANHÃO José Carlos Lima Costa GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
"O enunciado que faz acontecer": o Afoxé como instrumento didático e difusor do conhecimento histórico no ensino básico Maria Disnei Souza Alves GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
A Construção de uma escola quilombola: desafios e perspectivas. Juliana Pacheco de Oliveira GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
EDUCAR PARA FORMAR UM ANARQUISTA: A CULTURA POLÍTICA LIBERTÁRIA EXPRESSA NOS JORNAIS OPERÁRIOS DE SÃO PAULO (1995-1935) Samira Martins GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
HISTÓRIA E EDUCAÇÃO:  UMA BREVE OBSERVAÇÃO A PARTIR DE ROUSSEAU GUILHERME HENRIQUE MARTINS CAMARGO GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais Aceito
ENRAIZAMENTO, DESENRAIZAMENTO E PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O PONTO DE VISTA DOS MONITORES AMBIENTAIS DO NÚCLEO ITAIM BIACICA Denis Moura Dos Santos GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade Aceito
Acervo Mucuripe: Memória social como forma de resistência no litoral de Fortaleza (2017-2024) Ianna Edwirges Uchoa Almeida GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade Aceito
METODOLOGIAS POSSÍVEIS: TEMAS SENSÍVEIS E PATRIMÔNIOS DIFÍCEIS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DO HOLOCAUSTO JUDEU Jonas João do Nascimento GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade Aceito
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Diego da cruz assuncao GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade Aceito
O USO DA ARTE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA PRÉ-COLONIAL Luana Brunely da Silva GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
CONSTRUINDO SILÊNCIOS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO VINCULADOS A UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP Luiz Expedito Machado Rodrigues GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
COLONIALIDADE NAS REDES DIGITAIS: ANCESTRALIDADE, CULTURA DE LUTA ANTIRRACISTA E CURRÍCULO ANA CAROLINA MOTA DA COSTA BATISTA GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO ATRAVÉS DA ANÁLISE DA HISTORICIDADE DOS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM Letícia Mendonça Soares Badanai GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
PRESENÇA DE AUTORAS NEGRAS NOS ACERVOS DAS BIBLIOTECAS DO IFSUL: VAMOS ESCURECER AS REFERÊNCIAS? Silvia Regina de Lima Veleda,  Liana Barcelos Porto GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
ENTRE CRUZOS PEDAGÓGICOS: MUSEU, EDUCAÇÃO E CULTURA MATERIAL AFRICANA Isabelle de Oliveira Ferreira GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
INTERSECCIONALIDADE NA EDUCAÇÃO:  AS IDEIAS DE ASAD HAIDER E MULHERES NEGRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA Danieli Gomes Cordeiro GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
Possibilidades para a educação na literatura indígena contemporânea Tatiana do Nascimento Teixeira GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
NARRATIVAS EM COSTURA: FAMÍLIAS INTER-RACIAIS E COLONIALIDADE Liana Barcelos Porto, Manuel Alves de Sousa Junior GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
A Escola no Quilombo: Estudo Acerca das Práticas Docente na Comunidade Remanescente Arapucu-Óbidos Jorge Luis Ribeiro Marinho, Euricleia do Rosário Galúcio GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DAS QUESTÕES RACIAIS E TEMAS SENSÍVEIS NO BRASIL MANUEL ALVES DE SOUSA JUNIOR, Liana Barcelos Porto GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
HISTÓRIA DA ARTE, RACISMO E EUROCENTRISMO Fernando Porfirio Lima GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais Aceito
LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS Darcylene Pereira Domingues GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA, NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESCOLARES EVA TEREZINHA FERREIRA JORNADA GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
REPRESENTAÇÕES DO POSSÍVEL: A ESCRITA POÉTICA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA ERWEUTER VOLKART DE OLIVEIRA GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
IMPACTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA NA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA Thiago Oliveira Gonçalves GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
UM CAMPO EM DISPUTA: VISÕES DE TEORIA E HISTÓRIA ENSINADA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Rafael Schier Granado GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ANÁLISE DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARREIRAS-BA. Rosimaria Barbosa de Oliveira Moura, Anderson Dantas da Silva Brito GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1838-2018) Paula Vanessa Paz Ribeiro GT – Ensino de História e Educação Básica Aceito
As dificuldades na aplicação da Modelagem Matemática em um ambiente pandêmico Fernando Guimarães da Silva GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO GOOGLE DOCS EM TEMPOS DE PANDEMIA Carmen Horacina da Silva Carvalho GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
GUIA NO GEOGEBRA PARA AUXILIAR O ENSINO DE CURVAS DE NÍVEIS E MITIGAR OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS Elivanio Carneiro do Nascimento Junior, Otávio Floriano Paulino, Josenildo Ferreira Galdino GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
Mangá e ensino de história: A relação de poderes na obra One Piece de Eiichiro Oda Andreia Cristina Alcantara Paz, Luis Filipe Bantim de Assumpção GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
AUDIOGRAFIAS HISTÓRICAS E ENSINO DE HISTÓRIA: A EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DOM VELLOSO DE OURO PRETO Luiz Otávio Correa GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
A TECNOLOGIA VOLTADA PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA-RJ Marcela Gonçalves de Oliveira Pinto, Luiza Mariana de Oliveira Pinto GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
INOVAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Guilherme Gomes da Silva GT - Ensino, Tecnologias e Linguagens Alternativas Aceito
PREVENÇÃO DO COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E SUICIDA NAS ESCOLAS POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) Silvana Arantes da Silva GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
A ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA Elisângela Soares Ribeiro, Gualberto de Abreu Soares, Patrícia Santiago Ferreira GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
Masculinidades e paternidade(s): Um estudo sobre a composição paterna na identidade masculina Gleissiano Ruan de Freitas, Isaias Batista de Oliveira Junior, Michele Golam dos Reis GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
Entre a Mídia e a Justiça: A Representação dos Cinco do Central Park na Minissérie "Olhos que Condenam" Michele Golam dos Reis, Gleissiano Ruan de Freitas, Isaias Batista de Oliveira Junior GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
RESILIÊNCIA DOCENTE E COMUNIDADE: NARRATIVA DE RESISTÊNCIA A PARTIR DO FILME 22 DE JULHO Daiane Dorneles Ibargoyen GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
DIREITOS HUMANOS NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS NÃO LICENCIADOS DO IFSUL CÂMPUS PELOTAS/RS Ingrid Simões Gross, Adriana Duarte Leon GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM E ENSINO DIFERENCIADO NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA FEUSP (2011-...) Thays Fernandes Flor da Silva GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na Educação Aceito
JOANA GRASSI FAGUNDES E SUA FUNÇÃO FORMADORA NO CARGO DE INSPETORA DE ESCOLAS MATERNAES NO ESTADO DE SÃO PAULO NA DÉCADA DE 1920 Angelica Paola dos Santos Ferreira Nascimento, Francine Aparecida Lira, José Renato Polli GT - História das Instituições para Crianças no Brasil Aceito
História Oral como metodologia de aprendizagem da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia Bruno Gustavo Muneratto, Lilia Paiva Furtado GT - História das Instituições para Crianças no Brasil Aceito
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO BRASIL-BOLÍVIA: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL AVILA SMITIELY DE ABREU LIMA IKUTA, LUCAS MATEUS FARIA SILVA, PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA GT – História e Educação nas Fronteiras: Perspectivas e Desafios Sul-Americanos Aceito
REPRESENTAÇÕES SOBRE A CRIAÇÃO DA FACULDADE ESTADUAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE PONTA GROSSA: DISPUTAS ENTRE OS JORNAIS DIÁRIO DOS CAMPOS E O DIA (PR) ISABELE FOGAÇA DE ALMEIDA GT - Imprensa e Impressos Educacionais Aceito
A utilização do Podcast na Educação: Desafios e Oportunidades na Formação Docente Aline dos Santos Moreira de Carvalho GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória Aceito
METODOLOGIAS ATIVAS E INCLUSÃO EDUCACIONAL: PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO E A EQUIDADE NA SALA DE AULA Ana Caroline Azevedo de Oliveira, JOICE DE SÁ BARRETO DOS SANTOS, Marcela Gonçalves de Oliveira GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória Aceito
ENSINO DE SOCIOLOGIA: NARRATIVAS DO COTIDIANO E OS CLÁSSICOS Diego Fernandes Dias Severo GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória Aceito
Jogos na Educação: Desenvolvendo Competências Docentes para o Ensino de Inglês Gabriela Maria Lima Machado Dutra GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória Aceito
A JOGABILIZAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Luiza Mariana de Oliveira Pinto, Janaína Aguiar, Jéssica de Oliveira e Silva Conceição GT - Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações no Processo Ensino-Aprendizagem e a Prática Exploratória Aceito
INSCRIÇÕES URBANAS COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM FORMAÇÃO Millena Luzia Carvalho do Carmo GT – Resumos Aceito
ARQITETURA ESCOLAR NO COLÉGIO AGOSTINIANO Rosângela Marchi GT – Resumos Aceito
Peter Burke e a educação no Brasil: recepção, usos e apropriações das obras do historiador inglês na história da educação paulista e brasileira. José Roberto Soares Junior GT – Resumos Aceito
O LÉXICO NEOLIBERAL NO PROJETO DO NOVO ENSINO MÉDIO: UM EXAME A PARTIR DO CONCEITO DE GOVERNAMENTALIDADE DE MICHEL FOUCAULT Giovanna Schroeder Lima GT – Resumos Aceito
O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA AUTISTA E A SUA INTERFERÊNCIA POR FATORES EXTERNOS Yasmin Santos Marques GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior Aceito
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: QUEBRANDO BARREIRAS Perci Cristina Klug Lima, Gustavo Thayllon França Silva GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior Aceito
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS INCLUSIVAS NO TRABALHO DOCENTE: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA SUZANA RAMOS VIEIRA FRANCINI GT- Educação Especial e Inclusiva nos Espaços Formais de Ensino Básico e Superior Aceito