O IV Seminário Internacional de História e Educação, com o tema "Contextos, Desafios e Perspectivas na Formação Docente na América Latina" que será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, é um encontro interdisciplinar planejado para abordar os desafios da formação inicial e continuada de professores de educação básica em diversos países da América Latina, especialmente no contexto pós-pandêmico. Este evento busca reunir acadêmicos e profissionais de várias áreas da educação para discutir profundamente as alterações na formação docente provocadas pela pandemia.

Este seminário ganha especial relevância diante dos recentes painéis da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacaram uma crise educacional global e sublinharam a necessidade de mais de 69 milhões de novos professores até 2030. A escassez de professores é uma realidade tanto no Brasil quanto globalmente, exigindo uma ação urgente e coordenada. No Brasil, por exemplo, estudos divulgados pela Semesp em 2022 projetam um déficit de 235 mil professores até 2040, agravado pelo envelhecimento da categoria docente e pela redução no número de jovens ingressando na carreira. Este cenário é exacerbado por condições de trabalho inadequadas e um alarmante declínio na saúde mental dos professores, intensificado pela falta de infraestrutura adequada nas escolas e pelo estresse prolongado.

O seminário explorará essas questões por meio de uma abordagem metodológica diversificada, que incluirá palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos, distribuídos ao longo de três dias de evento. Este formato é projetado não só para discutir as questões críticas enfrentadas pelos educadores, mas também para propor soluções concretas e inovadoras que assegurem a formação de professores capacitados e motivados, cruciais para o avanço da educação global.

O IV Seminário Internacional de História e Educação representa um espaço essencial para todos os envolvidos no futuro da educação e da formação docente, oferecendo uma oportunidade única para entender e moldar as tendências educacionais nas próximas décadas. Este evento é fundamental para educadores, gestores escolares e todos os profissionais ligados ao processo educativo que buscam insights e estratégias para enfrentar os desafios contemporâneos da formação docente.

Os objetivos do evento são:

  • Construir um espaço para discussões interdisciplinares sobre os desafios da formação de professores na América Latina no contexto pós-pandêmico;
  • Fomentar debates entre pesquisadores e profissionais da educação sobre a formação docente;
  • Incentivar a apresentação de trabalhos e o compartilhamento de experiências nos Grupos de Trabalho que serão realizados durante o evento;
  • Estabelecer uma rede de pesquisa e projetos entre pesquisadores e profissionais da educação de diferentes instituições de pós-graduação;
  • Publicar os resultados das discussões e apresentações realizadas durante o evento.

O evento é organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares, com apoio da Associação de Pós-graduandos em História da Universidade de Passo Fundo.

Data do evento

27 de agosto de 2024, 08h00 até 29 de agosto de 2024, 22h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado