CONFIRA A LISTA DE GRUPOS DE TRABALHOS APROVADOS NO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO


GT - ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO PLURAL DO/NO CAMPO

Coordenação: Dr. Ribamar Ribeiro Junior - Instituto Federal do Pará e Me. Rayane Gomes da Silva - Secretaria de Educação do Estado do Pará

Ementa: Este GT tem como objetivo discutir questões que buscam potencializar a  História e reflexão crítica sobre a perspectiva da Educação do Campo a partir da abordagem sobre os aspectos do Ruralismo Pedagógico, com as contribuições da Pedagogia da Alternância e Alternância Pedagógica em cenários institucionalizados contemporâneos. Organização Curricular e processos metodológicos em tempos e espaços diferentes e integrados às vivências.


GT - EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: HISTÓRIA, IDENTIDADES E PRÁTICAS CULTURAIS

Coordenação: Doutorando Jimmy Iran dos Santos Melo - Colégio de Aplicação - (UFRR/CAp) e Doutorando Francisco Pereira Gomes de Oliveira - Universidade de Passo Fundo 

Ementa: Entrecruzando perspectivas, métodos e abordagens, as ciências humanas têm optado pela cultura enquanto campo privilegiado de reflexão e se preocupado de maneira efetiva em compreender as práticas a partir das quais os sujeitos construíram suas realidades, individual e coletivamente. Desta forma, em sua busca de uma compreensão dos processos que contemplem os múltiplos sujeitos, busca-se intensificar trocas com outras disciplinas, levando em consideração múltiplas identidades. Este simpósio foi pensado como espaço para socialização e debate de estudos que têm as práticas culturais como objeto de pesquisa, bem como a análise das linguagens e dos manuais didáticos a partir de seus usos no contexto da democracia contemporânea. Assim, desejamos congregar pesquisadores interessados em socializar seus resultados de pesquisa e, também, debaterem metodologicamente maneiras deste diálogo com outras perspectivas, em especial os Estudos Culturais. Consideraremos as diversas manifestações artísticas e suas relações de poder, sejam emergentes, residuais, ou hegemônicas nos embates que elas estabelecem no bojo do contexto histórico em que foram produzidas.


GT - EDUCAÇÃO ALÉM DOS MUROS: CONSTRUINDO PRÁTICAS E SABERES EM DIVERSOS ESPAÇOS

Coordenação: Me. Raphael de Andrade Ribeiro - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ; Dr. Marcelo Nocelle de Almeida - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES| Universidade Federal Fluminense - UFF e Me. Márcia de Oliveira Lima Fitaroni - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ - CECIERJ

Ementa: O objetivo do Grupo de Trabalho (GT) é promover a discussão e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas ou em desenvolvimento em ambientes escolares e não escolares, com ênfase na formação docente, história e educação em um contexto interdisciplinar. A proposta do GT é que experiências sejam compartilhadas por pesquisadores, profissionais da educação e outros interessados na temática central, inseridos ou não no âmbito educacional. O alicerce do GT é a comunicação entre as práticas educativas formais e não formais realizadas nos diversos espaços que oportunizam a efetivação do aprendizado. O GT contempla a submissão de resumos simples, resumos expandidos, artigos completos, relatos de experiência, produções artísticas e demais expressões de cunho acadêmico, que estejam alinhados com o tema proposto. Esse GT será composto por apresentações de trabalhos e debates, incentivando a interação e a colaboração entre os participantes. Ao final, espera-se produzir um conjunto de reflexões e propostas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação em diferentes espaços, bem como para a valorização da formação docente e da interdisciplinaridade.


GT - EDUCAÇÃO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DECOLONIALIDADE & DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

Coordenação:  Doutorando Manuel Alves de Sousa Junior - Instituto Federal da Bahia e Universidade de Santa Cruz do Sul; Dra. Liana Barcelos Porto - Universidade Federal de Pelotas e Dr. Tauã Lima Verdan Rangel -  Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim

Ementa: O Grupo de Trabalho “Educação, Relações Étnico-raciais, Decolonialidade & Diálogos entre Ciências Humanas e Naturais” vinculado ao eixo temático “Gênero, Sexualidade, Raça e Etnia”, tem como objetivo reunir propostas de pesquisas e experiências nas áreas de etnia, raça, racismo, racialização, teorias raciais, grupos étnicos “minoritários”, processos de colonização e pós-colonização, políticas afirmativas para populações étnicas e em educação, populações étnicas e diáspora, discriminação e perspectiva didático-pedagógica de educação anti-racista, apropriação cultural, história e cultura étnica na escola e itinerários pedagógicos, leis 10.639/2003 e 11.645/2008, etnia/raça e a indissociabilidade de outras categorias da diferença, as etnociências na sala de aula, movimentos negro e outros movimentos relacionados, pesquisas em educação no campo da educação/relações étnico-raciais e educação/racismo na popularização das ciências. Contribuições bio necropolíticas e teórico-filosóficas para os temas do GT também são bem vindas. Assim, as temáticas a serem propostas para este grupo de trabalho devem contemplar independente da natureza teórica e/ou empírica adotada, a respeito dos temas supracitados. Espera-se que as pesquisas e/ou relatos de experiência submetidas a esta edição possam contribuir com pesquisadores das áreas, bem como promover a formação e práticas pedagógicas antirracistas.


GT - HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES PARA CRIANÇAS NO BRASIL

Coordenação: Dra. Rosyane de Moraes Martins Dutra - Universidade Federal do Maranhão e Mestranda Raylina Maila Coelho Silva - Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão 

Ementa: Nesse Grupo de Trabalho serão consideradas as pesquisas desenvolvidas sobre a história de instituições ditas assistenciais e/ou educativas fundadas no Brasil e que evidenciaram práticas de educação das crianças que viviam na cidade ou no campo. O interesse é reunir dados históricos do funcionamento desses espaços nas análises documentais realizadas em arquivos públicos, institucionais e pessoais que apresentem informações aproximadas das práticas educativas, dos educadores e das crianças institucionalizadas. Desde o Brasil colônia até a república, as pesquisas devem trazer contribuições para a discussão sobre a educação das crianças brasileiras, evidenciando arquiteturas, métodos e as pedagogias adotadas em cada época.


GT - FORMAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE(S) NA EDUCAÇÃO 

Coordenação: Mestrando Gleissiano Ruan de Freitas - Universidade Estadual de Maringá; Michele  Golam dos Reis - Universidade Estadual de Maringá e Dr.  Isaias Batista de Oliveira Junior - Universidade Estadual de Maringá

Ementa: O presente Grupo de Trabalho visa discutir pesquisas que versem sobre os direitos humanos, e sobre as diversidade(s) de gênero, raciais, religiosas entre outras, dentro do contexto educacional, tendo em vista as atuais conjecturas que violam os direitos humanos e marginalizam os/as/es sujeitos/as/es que não se encaixam nos padrões hegemônicos da sociedade.


GT - ENSINO, TECNOLOGIAS E LINGUAGENS ALTERNATIVAS 

Coordenação: Dr. Luis Filipe Bantim de Assumpção - Univassouras; Me. Jaqueline Batista Cordeiro - Univassouras e Esp. Andreia Cristina Alcantara Paz - Univassouras 

Ementa: O GT pretende abordar como as tecnologias, digitais ou não, contribuem para o aprimoramento das dinâmicas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Somado a isso, entendemos que as tecnologias abarcam as linguagens alternativas de ensino, fomentando a utilização de novos objetos, temáticas e metodologias didático-pedagógicas, as quais fomentam o aprimoramento das relações escolares na contemporaneidade.


GT- EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

Coordenação: Doutorando Walmir Fernandes Pereira - MUST University; Dr. Felipe Vitório Ribeiro - SEEDUC RJ e Dr. Júlio César de Souza - Instituto Federal de Minas Gerais 

Ementa: As questões pertinentes a este grupo dizem respeito as temáticas que englobam a inclusão social em espaços formais de educação nos níveis básico e superior. Visa discutir políticas públicas, teorias e experiências pedagógicas que contemplem o tema de equidade no processo de ensino e de aprendizagem como foco em uma educação significativa. O referencial teórico deste grupo parte dos diálogos com as práticas libertadoras e inclusivas de autores como: Mantoan, Mazzottam Sassaki, Celedón, Freire, Pletsch, Galt e Rawls entre outros.


GT -  POLÍTICAS PÚBLICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS 

Coordenação: Doutorando Ewerton da Silva Ferreira - Universidade Federal de Santa Catarina; Me. Lucas da Costa Lage - Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul e Isadora Cabreira da Silva - Prefeitura Municipal de Arroio Grande 

Ementa: As políticas públicas, por sua natureza polissêmica, facilitam o diálogo com diversas áreas do conhecimento, visando à redução de problemas públicos específicos. Essas políticas são essenciais para garantir direitos sociais, promover a inclusão e o desenvolvimento social. A discussão sobre políticas públicas e interseccionalidades é crucial para assegurar a efetivação desses direitos, bem como para a elaboração e manutenção do acesso a bens e serviços públicos.

Este Grupo de Trabalho (GT) tem como objetivo promover a discussão das políticas públicas, recebendo pesquisas acadêmicas, ensaios teóricos e relatos de experiências que abordem diversas formas de resolução de problemas. Através da construção de agendas, formulação e tomada de decisões, implementação, análise e avaliação de políticas públicas, este espaço pretende abrir um diálogo para diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

Propomos, assim, um espaço para reflexão e debate que enfatize a importância de pontuar, repensar e solucionar problemas públicos sob a responsabilidade do Estado. A partir dessas discussões, esperamos contribuir para a formulação de políticas mais eficazes e inclusivas no campo da educação.


GT - IMPRENSA E IMPRESSOS EDUCACIONAIS

Coordenação: Dra. Monique Adriele da Silva Warzocha - Prefeitura Municipal de Uberaba  e Dra. Alzenira Francisca de Azevedo - Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Ementa: Imprensa como instrumento para a reflexão crítica sobre a sociedade e suas transformações em torno das propostas de educação. O percurso histórico de impressos e periódicos na educação.


GT - POSSIBILIDADES DO USO DAS TICS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenação:  Dra. Rita de Cássia Grecco - Universidade Federal de Rio Grande; Dra. Sabrina Meirelles Macedo - Universidade Federal de Rio Grande e Paulo Gutemberg de Noronha e Silva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Ementa: O objetivo deste Grupo de Trabalho é promover discussões e reflexões acerca do papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de História na Educação Básica, bem como dos usos das TICs nas pesquisas no campo da História, refletindo sobre as possibilidades e limitações dos usos das mesmas no campo da Educação, tanto na dimensão do ensino quanto da pesquisa. O GT busca reunir trabalhos que discutam propostas de ensino e atividades com os estudantes nos quais as TICs sejam usadas como ferramentas, e também relatos e narrativas que abordem o uso das TICs como integrante das metodologias em pesquisas no campo da História.


GT - EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CIDADANIA POLÍTICA: COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Coordenação: Dra. Sâmmya Faria Adona Leite - Instituto Federal de Educação de Roraima; Dr. Paulo Sérgio Gomes Soares - Universidade Federal do Tocantins e Mestrando Fábio de Souza Adona Leite - Tribunal Regional Eleitoral de Roraima - TRE/RR e Universidade Federal do Tocantins - UFT

Ementa: O presente Grupo de Trabalho (GT) está vinculado ao eixo temático “Currículo escolar” com a intenção de trazer para o debate trabalhos que tratem da inclusão de temáticas no currículo escolar imprescindíveis para a formação crítica a partir da (i) Educação em Direitos Humanos, (ii) cidadania política e (iii) participação democrática. Essas temáticas são essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a formação de estudantes conscientes de sua participação na vida pública para a construção de uma sociedade democrática e comprometida com as diversas formas de combate à desinformação em virtude do avanço das tecnologias associado à era da conectividade. Serão aceitos trabalhos de diferentes matrizes metodológicas e epistemológicas que compartilhem experiências práticas e teóricas sobre processos educativos, lúdicos e pedagógicos que promovam o combate à desinformação e o direito à informação de qualidade para implementação nos currículos. 

OBJETIVOS: 1. Promover o debate em Educação em Direitos Humanos, cidadania política e participação democrática com foco no combate à desinformação. 2. Compartilhar práticas exitosas de combate à desinformação e estratégias metodológicas utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento de materiais didáticos e atividades implementadas com o uso das tecnologias a que os estudantes têm acesso no cotidiano.

EIXOS DE ANÁLISE: 1. Análise dos desafios enfrentados na implementação de conteúdos curriculares referente à educação em Direitos Humanos. 2. Investigação sobre as práticas pedagógicas e metodologias para a abordagem da desinformação. 4. Exploração dos conceitos fundamentais de currículo e sua implementação na prática para a formação dos estudantes.

CONCEPÇÕES TEÓRICAS:  1. Construtivismo: Entende-se que o conhecimento é construído ativamente pelos estudantes e o debate de temáticas relevantes no currículo escolar pode promover a construção de uma consciência crítica e engajada. 2. Educação para a Cidadania: Defende-se que a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos ativos e conscientes de seus direitos e responsabilidades na sociedade. 3. Pedagogia Crítica: Propõe-se uma abordagem que estimule a reflexão e a ação transformadora dos estudantes em relação às questões sociais e políticas presentes em seu contexto, com foco no combate à desinformação. 4. Interdisciplinaridade: Reconhece-se a necessidade de integrar diferentes áreas de conhecimento para uma abordagem holística e contextualizada das temáticas referentes à Educação em Direitos Humanos, cidadania política e participação democrática no currículo escolar.


GT - PRODUTOS EDUCACIONAIS, METODOLOGIAS ATIVAS, INOVAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A PRÁTICA EXPLORATÓRIA

Coordenação: Dr. Jorge Adrihan do Nascimento de Moraes - Universidade de Vassouras; Doutoranda Palmyra Baroni Nunes - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro  e Doutoranda Monique Siqueira de Andrade - Faculdades Integradas Campograndenses 

Ementa: O campo da educação tem experimentado significativas transformações impulsionadas pelo desenvolvimento de produtos educacionais inovadores e pela adoção de metodologias ativas de ensino. Sendo assim, essas abordagens têm como objetivo melhorar a eficácia do processo ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico, interativo e centrado no discente. De acordo com Moran (2015), "a educação precisa ser repensada a partir de metodologias ativas que envolvam os alunos em processos participativos e colaborativos". Produtos educacionais referem-se a materiais e ferramentas desenvolvidas para facilitar o ensino e a aprendizagem. Esses produtos podem incluir livros didáticos, softwares educacionais, aplicativos móveis, plataformas de aprendizagem online, entre outros. Segundo Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), "os produtos educacionais digitais ampliam o acesso ao conhecimento e personalizam a experiência de aprendizagem, atendendo às necessidades individuais dos estudantes". As metodologias ativas de ensino são estratégias que colocam o aluno no centro do processo educacional, incentivando sua participação ativa e crítica. Contrastando, assim,  com os métodos tradicionais de ensino, que são frequentemente passivos e centrados no professor. Como afirma Freire (1996), "o educador já não é apenas o que educa, mas o que, enquanto educa, é educado em diálogo com o educando, que, ao ser educado, também educa". As inovações tecnológicas têm transformado o cenário educacional, introduzindo novas formas de ensinar e aprender. Conforme destaca Kenski (2012), "a educação do futuro deve ser pautada pela flexibilidade, inovação e personalização, para atender às demandas de um mundo em constante transformação". A integração de produtos educacionais inovadores e metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem representa uma evolução significativa na educação. Essas abordagens não apenas tornam o aprendizado mais acessível e interessante, mas também preparam os alunos para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades críticas de pensamento, colaboração e adaptabilidade. Dessa forma, a Prática Exploratória, uma modalidade de Pesquisa do Praticante, pode contribuir para que possamos entender o papel do aluno na sala de aula, como indivíduos únicos que aprendem e se desenvolvem melhor de acordo com suas próprias idiossincrasias, são seres sociais que aprendem e se desenvolvem melhor em um ambiente de apoio mútuo, são capazes de levar a aprendizagem a sério, são capazes de tomar decisões independentemente e são capazes de se desenvolverem como praticantes da aprendizagem (Allwright; Hanks, 2009, pp. 5-6). 

 

 


GT - DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE

Coordenação: Dra. Suzana Medeiros Batista Amorim - Universidade de Vassouras; Doutoranda Maria Fernanda Caravana de Castro Moraes Ricci - Faculdade de Miguel Pereira e Dr.Adiel Queiroz Ricci - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Ementa: A formação de professores na contemporaneidade enfrenta diversos desafios que refletem  mudanças constantes na sociedade, na tecnologia e nas demandas educacionais. Estes desafios exigem adaptações e inovações contínuas para garantir que os professores estejam preparados para as demandas no exercício do magistério.


GT - EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRIA DA CIDADE: PRESERVAÇÃO E IDENTIDADE

Coordenação: Dra. Sandra Catharinne Pantaleão Resende - Universidade Estadual de Goiás | Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Doutorando. Oslan Costa Ribeiro - Universidade Federal de Goiás e Doutorando Paulo Afonso Tavares - Universidade Federal de Goiás

Ementa: O objetivo deste GT é reunir trabalhos e pesquisas sobre Educação Patrimonial e História da Cidade. Pretendemos contribuir para as discussões sobre a preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico como meio de fortalecer a identidade cultural e promover a conscientização sobre a importância histórica das cidades. Também buscamos discutir metodologias, práticas e desafios no campo da educação patrimonial, além de analisar estudos de caso e experiências bem-sucedidas que possam servir como modelo para outros municípios.


GT - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NAS FRONTEIRAS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS SUL-AMERICANOS

Coordenação: Doutoranda Tiara Cristiana Pimentel dos Santos e Dr. Ricardo Salvador De Toma-García -  Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro

Ementa: O Grupo de Trabalho pretende explorar trabalhos que abordam a complexa relação entre a história e a educação nas regiões fronteiriças da América do Sul. As análises focarão nos desafios únicos enfrentados por essas áreas, incluindo questões de identidade cultural, integração social e políticas educacionais adaptadas às necessidades locais. Serão examinadas as influências das fronteiras no desenvolvimento educacional e nas experiências dos estudantes, destacando a diversidade cultural e as trocas transfronteiriças. Além disso, serão analisadas as perspectivas futuras e as oportunidades de transformação social através de práticas pedagógicas inovadoras e colaborações regionais, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.


GT -  ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO BÁSICA 

Coordenação: Dr. Edson Romário Monteiro Paniágua - Universidade Federeral do Pampa

Ementa: O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo geral reunir trabalhos originários de pesquisas e relatos de experiências que tenham como eixo o ensino de história, abordando temáticas como: a trajetória da disciplina na educação brasileira; o ensino de história e documentos orientadores, especialmente a Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares para o Ensino de História; metodologias para o ensino de história; currículo e ensino de história; experiências docentes no ensino de história nos diversos níveis da educação; e o ensino de história em tempos de negacionismo. O GT abre um espaço para diversas perspectivas teóricas e metodológicas que enfatizem a importância e a necessidade de um processo de ensino que garanta a construção do saber crítico.


GT - RESUMOS 

Coordenação: Matteus Bronzoni - Unipampa 

Ementa: O Grupo de Trabalho (GT) Resumos destina-se expressamente à acolhida e análise criteriosa de propostas de investigação que se situem no amplo leque de temáticas relacionadas à Educação, Ciência e Tecnologia. Com um compromisso firme em direção à promoção de uma compreensão abrangente das correntes de pesquisa contemporâneas, este GT privilegia a interdisciplinaridade e a fusão de saberes de distintas esferas acadêmicas. Neste contexto, enfatizamos a importância de submissões que representem estudos em fase inicial, bem como pesquisas em estágios mais avançados.

De maneira especial, o GT Resumos está aberto a receber e avaliar resumos de propostas de pesquisa em andamento, reconhecendo o valor intrínseco de trabalhos que estão na vanguarda do conhecimento acadêmico. Com isso, aspiramos a oferecer um ambiente acolhedor e inclusivo para a apresentação de ideias preliminares, hipóteses inovadoras e resultados parciais, que, embora ainda não sejam conclusivos, prometem enriquecer o diálogo acadêmico e profissional no contexto do seminário.

Convidamos, portanto, pesquisadores, acadêmicos e profissionais a submeterem seus resumos, seja compartilhando resultados preliminares de suas investigações ou delineando o escopo e objetivos de estudos em fase inicial.