27/08/2024 - 08 horas                      GT - História das Instituições para crianças no Brasil

08h00

História Oral como metodologia de aprendizagem da disciplina História da Educação no curso de Pedagogia

08h15min

Joana Grassi Fagundes E Sua Função Formadora No Cargo De Inspetora De Escolas Maternais No Estado De São Paulo Na Década De 1920

08h30min

  • Comentários Gerais dos Coordenadores

27/08/2024 - 08 horas                      GT - História e Educação nas Fronteiras: Perspectivas e Desafios Sul-Americanos

08h15min

Desafios E Possibilidades Das Práticas Pedagógicas Na Alfabetização Brasil-Bolívia: Uma Abordagem Decolonial

08h30min

  • Comentários Gerais dos Coordenadores

27/08/2024 - 14 horas                      GT - Formação, Direitos Humanos e Diversidade(s) na educação

14h00min

Diversidade na Aprendizagem E Ensino Diferenciado Nos Anos Iniciais Da Escola De Aplicação Da Feusp (2011-...)

14h15min

Direitos Humanos No Curso De Formação Pedagógica Para Graduados Não Licenciados Do Ifsul Câmpus Pelotas/Rs

14h30min

Resiliência Docente E Comunidade: Narrativa De Resistência A Partir Do Filme 22 De Julho

14h45min

  • Comentários dos Coordenadores

15h00min

Entre A Mídia E A Justiça: A Representação Dos Cinco Do Central Park Na Minissérie "Olhos Que Condenam"

15h15min

Masculinidades E Paternidade(S): Um Estudo Sobre A Composição Paterna Na Identidade Masculina

15h30min

A Articulação De Políticas Curriculares Para A Educação Básica Da Bahia

15h45min

Prevenção Do Comportamento Autolesivo E Suicida Nas Escolas Por Meio Da Formação Continuada De Professores(As)

16h00min

  • Comentários dos Coordenadores

27/08/2024 - 14 horas                      GT - Ensino, tecnologias e linguagens alternativas

14h00min

Inovação No Ensino De Geografia: Novas Tecnologias Educacionais Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental

14h15min

A Tecnologia Voltada Para A Inclusão Educacional De Alunos Com Deficiência No Município De Saquarema-Rj

14h30min

Audiografias Históricas E Ensino De História: A Experiência Na Escola Dom Velloso De Ouro Preto

14h45min

  • Comentários dos Coordenadores

15h00min

Mangá E Ensino De História: A Relação De Poderes Na Obra One Piece De Eiichiro Oda

15h15min

Guia No Geogebra Para Auxiliar O Ensino De Curvas De Níveis E Mitigar Os Desafios Pedagógicos

15h30min

Estratégias De Ensino E Aprendizagem Utilizadas Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental A Partir Do Google Docs Em Tempos De Pandemia

15h45min

As Dificuldades Na Aplicação Da Modelagem Matemática Em Um Ambiente Pandêmico

16h00min

  • Comentários Gerais dos Coordenadores

 

27/08/2024 - 14 horas                      GT - Desafios da Formação de Professores na Contemporaneidade

14h00min

Construção De Narrativas Docentes A Partir Da Literatura Infantil: Uma Proposta De Formação De Professores

14h15min

Desafios Na Formação Docente: Reflexões Frente As Novas Exigências Sociais

14h30min

“Nossas Mãos Procuram A Liberdade” : O Ensino De História E Os Desafios Da Formação De Professores Na Licenciatura Da Educação Do Campo, Bom Jesus (Pi), 2023

14h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

15h00min

Formação De Professores: O Desafio Da Prática Social Na Educação Básica

15h15min

O Papel Do Professor Na Formação Do Professor: Ressonâncias Entre Paulo Freire E Antônio Gramsci

15h30min

  • Comentários Gerais dos Coordenadores

27/08/2024 - 14 horas                      GT - Educação Patrimonial e História da Cidade: Preservação e Identidade

14h00min

A Importância Da Educação Patrimonial

14h15min

Metodologias Possíveis: Temas Sensíveis E Patrimônios Difíceis A Partir Da Investigação Do Holocausto Judeu

14h30min

  • Comentários Dos Coordenadores

14h45min

Acervo Mucuripe: Memória Social Como Forma De Resistência No Litoral De Fortaleza (2017-2024)

15h00min

Enraizamento, Desenraizamento E Patrimônio Histórico: O Ponto De Vista Dos Monitores Ambientais Do Núcleo Itaim Biacica

15h15min

  • Comentários Gerais dos Coordenadores

28/08/2024 - 14 horas                      GT - Educação e Democracia: História, Identidades e Práticas Culturais

14h00min

História E Educação: Uma Breve Observação A Partir De Rousseau

14h15min

Educar Para Formar Um Anarquista: A Cultura Política Libertária Expressa Nos Jornais Operários De São Paulo (1995-1935)

14h30min

A Construção De Uma Escola Quilombola: Desafios E Perspectivas.

14h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

15h00min

"O Enunciado Que Faz Acontecer": O Afoxé Como Instrumento Didático E Difusor Do Conhecimento Histórico No Ensino Básico

15h15min

À Guisa De Introdução Sobre As Influências Históricas Na Criação Da Universidade Integrada Da Terceira Idade (Uniti) No Maranhão

15h30min

Transformações Na Educação E Cultura No Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba-Ce: Uma Análise Das Mudanças Agrícolas E Sociais

15h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

16h00min

A Valorização Da Cultura Discente Na Construção De Uma Educação Emancipadora

16h15min

Do Acervo À Leitura: Análises Iniciais Sobre A Circulação Do Acervo Disponibilizado Para A Remição Da Pena Por Meio Da Leitura No Presídio Estadual De Camaquã/Rs

16h30min

Formação E Deformação: Conexão E Desconexão No Contexto De Experiências Deseducativas.

16h45min

Educação Menonita Na Colônia Nova: Inovação, Tradição E Desafios Comunitários

17h00min

  • Comentários Gerais Dos Coordenadores

28/08/2024 - 14 horas                      GT - Educação Além Dos Muros: Construindo Práticas e Saberes em Diversos Espaços

14h00min

Transformações e Permanências: Práticas de Educação no Perímetro Irrigado Curu-Paraipaba-CE

14h15min

  • Comentários Dos Coordenadores

28/08/2024 - 14 horas                      GT - Educação, Relações Étnico-Raciais, Decolonialidade & Diálogos Entre Ciências Humanas E Naturais

14h00min

História Da Arte, Racismo E Eurocentrismo

14h15min

Importância Do Conhecimento Da História Das Questões Raciais E Temas Sensíveis No Brasil

14h30min

A Escola No Quilombo: Estudo Acerca Das Práticas Docente Na Comunidade Remanescente Arapucu-Óbidos

14h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

15h00min

Narrativas Em Costura: Famílias Inter-Raciais E Colonialidade

15h15min

Possibilidades Para A Educação Na Literatura Indígena Contemporânea

15h30min

Interseccionalidade Na Educação: As Ideias De Asad Haider E Mulheres Negras Nos Livros Didáticos De Geografia E História

15h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

16h00min

Entre Cruzos Pedagógicos: Museu, Educação E Cultura Material Africana

16h15min

Presença De Autoras Negras Nos Acervos Das Bibliotecas Do Ifsul: Vamos Escurecer As Referências?

16h30min

Interdisciplinaridade Na Educação Infantil: Possibilidades De Diálogo Através Da Análise Da Historicidade Dos Instrumentos Ópticos De Ampliação De Imagem

16h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

17h00min

Colonialidade Nas Redes Digitais: Ancestralidade, Cultura De Luta Antirracista E Currículo

17h15min

Construindo Silêncios: As Relações Étnico-Raciais E Os Currículos Dos Cursos De Direito Vinculados A Universidade De São Paulo - Usp

17h30min

O Uso Da Arte Educação No Ensino De História Pré-Colonial

17h45min

  • Comentários Gerais Dos Coordenadores

28/08/2024 - 14 horas                      GT - Imprensa E Impressos Educacionais

14h00min

Representações Sobre A Criação Da Faculdade Estadual De Filosofia, Ciências E Letras De Ponta Grossa: Disputas Entre Os Jornais Diário Dos Campos E O Dia (Pr)

14h15min

  • Comentários Gerais Dos Coordenadores

                29/08/2024 - 13 horas                      GT- Educação Especial E Inclusiva Nos Espaços Formais De Ensino Básico E Superior

13h00min

Estratégias Metodológicas Inclusivas No Trabalho Docente: O Impacto Das Tecnologias Digitais No Ensino De Matemática

13h15min

Acessibilidade E Inclusão No Ensino Superior: Quebrando Barreiras

13h30min

O Desenvolvimento Cognitivo Da Criança Autista E A Sua Interferência Por Fatores Externos

13h45min

  • Comentários Gerais Dos Coordenadores

  27/08/2024 - 15 horas                      GT- Produtos Educacionais, Metodologias Ativas, Inovações No Processo Ensino-Aprendizagem E A Prática Exploratória

15h00min

A Jogabilização E Suas Contribuições No Ensino Da Matemática Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

15h15min

Jogos Na Educação: Desenvolvendo Competências Docentes Para O Ensino De Inglês

15h30min

Ensino De Sociologia: Narrativas Do Cotidiano E Os Clássicos

15h45min

  • Comentários Dos Coordenadores

16h00min

Metodologias Ativas E Inclusão Educacional: Promovendo A Participação E A Equidade Na Sala De Aula

16h15min

A Utilização Do Podcast Na Educação: Desafios E Oportunidades Na Formação Docente

16h30min

  • Comentários Gerais Dos Coordenadores

29/08/2024 - 14 horas                      GT- Resumos

14h00min

O Léxico Neoliberal No Projeto Do Novo Ensino Médio: Um Exame A Partir Do Conceito De Governamentalidade De Michel Foucault

14h15min

Peter Burke E A Educação No Brasil: Recepção, Usos E Apropriações Das Obras Do Historiador Inglês Na História Da Educação Paulista E Brasileira.

14h30min

  • Comentários Dos Coordenadores

14h45min

Arquitetura Escolar No Colégio Agostiniano

15h00min

Inscrições Urbanas Como Ferramenta De Mediação No Ensino-Aprendizagem De História: Consciência Histórica Em Formação

15h15min

  • Comentários Gerais Dos Coordenadores

29/08/2024 - 14 horas                      GT- Ensino de História e Educação Básica

14h00min

A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL (1838-2018)

14h15min

ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL: UMA ANÁLISE DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARREIRAS-BA.

14h30min

UM CAMPO EM DISPUTA: VISÕES DE TEORIA E HISTÓRIA ENSINADA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

14h45min

  • Comentários dos Coordenadores

15h00min

IMPACTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA NA PRECARIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA

15h15min

REPRESENTAÇÕES DO POSSÍVEL: A ESCRITA POÉTICA NA APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO COLÉGIO ESTADUAL ROTARY, ITAPUÃ, SALVADOR, BAHIA

15h30min

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PAPEL DO ENSINO DE HISTÓRIA, NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS ESCOLARES

15h45min

LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS

16h00min

  • Comentários Gerais dos Coordenadores