APRESENTAÇÃO

IV Seminário Internacional de História e Educação, com o tema "Contextos, Desafios e Perspectivas na Formação Docente na América Latina", anuncia a abertura para propostas de Grupos de Trabalho (GTs). Em sua quarta edição, o evento continua a promover diálogos interdisciplinares e aborda os desafios da formação inicial e continuada de professores de educação básica em diversos países da América Latina, especialmente no contexto pós-pandêmico.

O Centro de Estudos Interdisciplinares, ao realizar o IV Seminário Internacional de História e Educação, busca propostas de GTs que contribuam para as discussões acerca dos diversos Contextos, Desafios e Perspectivas na Formação Docente na América Latina. O evento ocorrerá on-line nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2024.

DAS NORMAS

Os GTs estão programados para os dias 27 e 28 de agosto no turno da manhã/tarde, e 29 de agosto no turno da tarde. Cada GT deve ser proposto e coordenado por pelo menos duas e, no máximo, três pessoas, sendo preferencialmente pelo menos uma doutora e vinculadas a instituições diferentes.

Cada GT deve incluir no mínimo 5 e no máximo 15 trabalhos inscritos, abordando temáticas relevantes para os estudos acerca da Formação Docente, Educação , História e a Interdisciplinaridade. As propostas podem envolver comunicações de pesquisas, performances, relatos de experiências ou outras formas de expressão, desde que alinhadas ao tema do GT e consideradas relevantes pelas coordenações dos Grupos de Trabalhos.

As inscrições para propor Grupos de Trabalho podem ser realizadas até 14 de junho de 2024, às 23h59min, horário de Brasília, por meio do seguinte formulário:

https://forms.gle/TtpL8aGChcQAA7Gj8

DOS EIXOS TEMÁTICOS

Os GTs devem se vincular a um dos seguintes eixos temáticos:

1. Avaliação da Educação
   - Métodos e ferramentas de avaliação
   - Impacto da avaliação na formação docente
   - Estudos de caso na América Latina

2. Currículo Escolar
   - Desenvolvimento e implementação de currículos
   - Análise de currículos históricos e contemporâneos
   - Inclusão de temáticas relevantes no currículo escolar

3. Educação Básica
   - Desafios e soluções na educação básica
   - Formação de professores para a educação básica
   - Experiências inovadoras em educação básica na América Latina

4. Educação em Espaços Escolares e Não Escolares
   - Educação em ambientes informais
   - Museus, bibliotecas e outros espaços educativos
   - Impacto da educação em espaços não convencionais

5. Ensino das Ciências Humanas
   - Estratégias de ensino para ciências humanas
   - Interdisciplinaridade no ensino de ciências humanas
   - Estudos de caso e experiências práticas

6. Ensino de História
   - Metodologias inovadoras no ensino de história
   - Ensino de história e identidade cultural
   - Desafios na atualização do ensino de história

7. Estudos Culturais
   - Cultura e educação
   - Influência dos estudos culturais na formação docente
   - Análise de contextos culturais na América Latina

8. Formação de Professores
   - Programas e políticas de formação de professores
   - Formação contínua e desenvolvimento profissional
   - Impacto das novas tecnologias na formação docente

9. Gênero, Sexualidade, Raça e Etnia
   - Inclusão e diversidade na formação docente
   - Políticas educacionais para igualdade de gênero e raça
   - Estudos de caso sobre diversidade na educação

10. Instituições Escolares
    - Papel das instituições escolares na formação docente
    - Análise de diferentes modelos institucionais
    - Desafios institucionais na América Latina

11. Metodologias de Ensino
    - Novas metodologias e abordagens pedagógicas
    - Tecnologias educacionais e metodologias de ensino
    - Comparação de metodologias tradicionais e inovadoras

12. Pessoas com Deficiência
    - Inclusão de pessoas com deficiência na educação
    - Formação de professores para educação inclusiva
    - Políticas e práticas inclusivas na América Latina

13. Políticas Públicas
    - Análise de políticas educacionais na América Latina
    - Impacto das políticas públicas na formação docente
    - Propostas de políticas para melhoria da educação

14. Popularização da Ciência
    - Estratégias para a popularização da ciência
    - Educação científica e formação docente
    - Experiências de popularização da ciência na América Latina

15. Temas Relacionados ao Debate Proposto no Evento
    - Contextos, desafios e perspectivas específicos da América Latina
    - Estudos de caso relevantes
    - Propostas de soluções para os desafios atuais na formação docente

 

DAS PROPOSTAS APROVADAS

O resultado dos GTs aprovados será divulgado no site do evento até 17 de junho de 2024. A inscrição dos/as proponentes de GT deve ser efetuada até 30 de junho de 2024, conforme a titulação do/a proponente.

RESPONSABILIDADES DAS COORDENAÇÕES DE GTs

  • As coordenações dos GTs serão responsáveis por aprovar e acompanhar as apresentações dos trabalhos, coordenar as atividades durante o evento e apresentar um relatório final sobre as atividades desenvolvidas no GT.
  • Elaborar parecer sobre os trabalhos submetidos ao GT sob sua responsabilidade de forma a evidenciar ao autor os itens que estão bons, itens que precisam ser melhorados para publicação final ou deixar dicas para os próximos trabalhos.
  • Elaborar comentário sobre o vídeo de apresentação que foi submetido em conjunto com o texto do trabalho.
  • Selecionar os trabalhos destaques do GT indicando em ordem de preferência se serão publicados nas revistas parceiras do evento ou no e-book com os trabalhos destaques.
  • Participar durante a transmissão das apresentações dos trabalhos no canal do Youtube do Centro de Estudos Interdisciplinares interagindo com os participantes nos comentários do vídeo.

DISPOSIÇÕES FINAIS

As inscrições para a proposição de Grupos de Trabalho podem ser realizadas até dia 14 de junho de 2024, às 23h59min, horário de Brasília, exclusivamente através do link: https://forms.gle/TtpL8aGChcQAA7Gj8 

Em casos omissos, a comissão organizadora resolverá as questões pendentes.

Agradecemos antecipadamente por seu interesse e colaboração. Juntos, continuaremos a promover a excelência na interdisciplinaridade e contribuir para o avanço do conhecimento.

Florianópolis, 02 de junho de 2024.

 

Prof. Me. Ewerton da Silva Ferreira

Coordenador Geral do Evento