INFORMAMOS QUE:

1. O Livro de Resumos da Jornada já se encontra disponível digitalmente atráves do link: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22192

2. Os certificados de participação do evento já se encontram disponíveis para impressão através do link https://doity.com.br/jornadas/certificados. No link, após digitação do email informado na ocasião da inscrição na jornada, será aberto o arquivo de seu certificado.

3. Os certificados das comunicações orias da SLP (Sessão Livre de Pôsteres) e das SCTP (Sessões Coordenadas de Trabalhos de Pesquisa) estão disponíveis para download e impressão, na aba (Certificados SLP e SCTP).

IMPORTANTE: Caso ao digitar o email você não consiga abrir o seu certificado entre imediatamente em contato com a Comissão Organizadora através do email: jornadainternacionalalfabetiza@gmail.com


Data: 2 a 4 de setembro de 2015

Local: Auditório Otto Brito de Lara Rezende, localizado na Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN

Atrações: Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Sessões Coordenadas de Trabalhos de Pesquisa (SCTP) e Pôsteres com publicação dos RESUMOS dos trabalhos selecionados para apresentação (SCTP e Pôsteres) nos anais do evento sob a forma digital.

Objetivo: Contribuir para a discussão dos desafios brasileiros na área da alfabetização, com destaque para as discussões sobre a interação entre a decodificação, a compreensão leitora, a produção escrita e a ciência.


PALESTRANTES

Linnea Ehri - José Morais

Alina Galvão Spinillo - Angela Chuvas Naschold - Antonio Pereira

Claudia Cardoso Martins - Fernanda Viana - Leonor Scliar Cabral

Maria da Graça Pinto - Maria Regina Maluf - Vera Wannmacher Pereira


CONFERÊNCIAS


Conferência 1 - How children learn to read and spell words and how to teach them: Letter-sound mapping is the key*

Linnea Ehri - EEUU

É Professora Emérita na CUNY (The City University of New York), suas atividades de pesquisa e ensino estão direcionadas para os processos de aquisição e de ensino da leitura e para as causas das dificuldades em leitura. É PhD em Psicologia Educacional pela Universidade da Califórnia Berkeley (1970). Foi professora da Universidade da Califórnia. É membro da American Psychological Association (APA). Recebeu prêmios de investigação da Sociedade para o Estudo Científico da Leitura (SSSR), American Educational Research Association e International Reading Association. É membro do Reading Hall of Fame. Foi membro coordenador do Painel Nacional de Leitura estabelecido pelo Congresso dos Estados Unidos para avaliar pesquisas de ensino da leitura e recomendar o rumo das políticas públicas de ensino. O Painel Nacional de Leitura estabeleceu a mudança dos métodos da alfabetização de crianças nos Estados Unidos.

* Opção de tradução simultânea inglês/português

Conferência 2- Alfabetização e literácia: no caminho da democratização

José Morais - Bélgica/Portugal

Professor Emérito na Universidade Livre de Bruxelas (ULB – Bélgica), trabalha nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicolinguística e Neuropsicologia. As consequências cognitivas da alfabetização, a aquisição da leitura e os mecanismos de reconhecimento de palavras são seus principais temas de investigação. É Doutor em Ciências Psicológicas pela Universidade Livre de Bruxelas, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa (2000) e Presidente do Comitê Nacional de Ciências Psicológicas da Academia Real da Bélgica. Foi membro da Comissão Científica Francesa Observatoire National de la Lecture por 12 anos e presidente da Comissão Científica do II World Dyslexia Forum 2014. É autor de diversas obras sobre leitura publicadas no Brasil, onde recentemente publicou Alfabetizar em Democracia (Editora Penso) e Criar leitores (Editora Manole) obra finalista do Jabuti Educação.


MESAS REDONDAS


Mesa Redonda 1 - DESAFIOS ATUAIS AO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

Antonio Pereira - Brasil

Professor Associado do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-doutor pelo Duke University Medical Center. Seus interesses de pesquisa são: interface cérebro, máquina, educação e cognição; plasticidade neuronal; doença de Parkinson; imagética motora; morfofisiologia dos sistemas sensoriais; neuropatologia.

Claudia Cardoso Martins - Brasil

Professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e da Linguagem. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Educação Especial (1979) e doutorado em Psicologia (1984) pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, e pós-doutorado na Universidade de Denver (1999-2000) e na Universidade de Yale, (2009-1010). Foi professora convidada no programa de pós-graduação do Departamento de Psicologia da Universidade do Texas em Austin (2o. semestre de 2014. Atualmente é professora residente do Instituto de Estudos Avançados Interdisciplinaresda Universidade Federal de Minas Gerais. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

Maria Regina Maluf - Brasil

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Psicologia. É Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain e Pós-doutora pela University of California, Los Angeles (UCLA) e pelo Institut National de la Recherche Pédagogique, INRP-CRESAS, Paris. Past President da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) no período 2011-2013. Presidente da diretoria da International Association of Applied Psychology (2003-2010; 2010-2018). Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 28). Seus interesses de pesquisa são: motivação e perspectiva temporal do futuro; formação do psicólogo para o trabalho na educação; alfabetização e metalinguagem; desenvolvimento sociocognitivo; educação infantil.


Mesa Redonda 2 - AS BASES DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO

Leonor Scliar Cabral - Brasil

Professora Emeritus, Titular Aposentada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-doutorada pela Université de Montréal. Atualmente é Presidente de Honra da International Society of Applied Psycholinguistics e Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo. Pertence ao conselho editorial de diversas revistas científicas e é pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, sendo coordenadora do Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente que alimenta o banco de dados CHILDES e os projetos Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional. Atualmente oferece cursos para professores pela cátedra UNESCO MECEAL e desenvolve uma ampla gama de trabalhos na área de Linguística e Psicolinguística.

Maria da Graça Pinto - Portugal

Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e PhD em Linguística Aplicada (Psicolinguística e Neurolinguística) pela mesma universidade, orientada por Hermina Sinclair, da Université de Genève, e Celso Cruz, da Universidade do Porto. Recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciência em 1986. É membro honorário da International Society of Applied Psycholinguistics. Dirige a revista Linguarum Arena e a revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas, de que é diretora. Interessa-se, entre outros, pela leitura, pela escrita e pelo efeito da literacia no envelhecimento cognitivo, tendo criado o Programa de Estudos Universitários para Seniores da Universidade do Porto em 2006.

Vera Wannmacher Pereira - Brasil

Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde coordena o Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem (CELIN) da Faculdade de Letras. É Doutora em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e Pós-Doutora em Psicolinguística. Possui bolsa de Produtividade DT do CNPq. Seus estudos e experiências estão situados na Psicolinguística, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura.


Mesa Redonda 3 - NOVAS ABORDAGENS PARA A ALFABETIZAÇÃO

Alina Galvão Spinillo - Brasil

Professora Titular do Departamento de Psicologia e da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM). Pesquisadora Nível 1B do CNPq, tendo como áreas de pesquisa a Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e a Psicologia da Aprendizagem. É doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra, e pós-doutora pela University of Sussex, Inglaterra. Suas investigações versam sobre o conhecimento de crianças sobre textos; desenvolvimento da consciência metatextual; produção e compreensão de textos em crianças; letramento em uma perspectiva psicológica; e psicologia da educação matemática, com ênfase no desenvolvimento de conceitos matemáticos e sentido numérico em crianças.

Angela Chuvas Naschold - Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde no Departamento de Educação (CERES) e como colaboradora do Instituto do Cérebro (ICe) desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão sob o enfoque do ensino e da aprendizagem na interconecção com as políticas públicas de educação integral. Seus Interesses científicos concentram-se nas áreas da educação, filosofia da linguagem, neurociências cognitivas da leitura e metalinguagem. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordena o projeto Leitura + Neurociências, em convênio da UFRN com o Ministério da Educação (MEC).

Fernanda Viana - Portugal

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Possui PhD em Psicologia e tem desenvolvido investigação nas áreas da linguagem oral e escrita. É Diretora Adjunta do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança, integrou a Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa Nacional para o Ensino no Português (PNEP – 1º Ciclo) e a Comissão Nacional de Certificação dos Manuais Escolas de Português (2010). Suas principais áreas de interesse são o ensino explícito da compreensão da leitura e a criação de instrumentos de avaliação da leitura, sendo autora de três provas premiadas. Tem presidido, desde 1999, à comissão organizadora dos Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal/RN - Avenida Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, Natal - Rio Grande do Norte