DATA  02/09 Quarta-feira

HORÁRIO 14h – 17h30

Todos os minicursos ocorrerão no mesmo horário e os participantes devem se inscrever durante o credenciamento para os minicursos que desejam acompanhar. A comissão organizadora definirá os locais onde ocorrerão os minicursos e o número de vagas dos mesmos de acordo com o público participante do evento.

 


MINICURSO 1 - LEITURA + NEUROCIÊNCIAS: Tempo, Espaço e Atividades Linguístico-Pedagógicas Inovadoras na Educação Integral


Ministrante: Angela Naschold (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil).

Ementa: O minicurso apresenta os materiais produzidos no projeto Leitura + Neurociências que tem como objetivo capacitar e formar professores da rede pública de ensino em uma metodologia inovadora que visa ampliar a competência leitora dos alunos do ensino fundamental. A metodologia foi desenvolvida baseada nos resultados obtidos em um projeto de pesquisa realizado em escola pública do ensino fundamental participante do programa Mais Educação. A capacitação dos profissionais está sendo realizada realizada através de um curso de pós-graduação que está sendo oferecido aos professores alfabetizadores do município de Ipanguaçu. Essa ação se dá em consonância com o Programa Mais Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.

 


MINICURSO 2 - A Avaliação da Compreensão Leitora no Processo de Alfabetização: O Papel do Reconto e das Perguntas Aplicados a Textos Expositivos


Ministrante(s): Finger-Kratochvil (Universidade Federal da Fronteira do Sul, UFFS, Brasil) e Luciane Baretta (Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil).

Ementa: O processo de ensino-aprendizagem da leitura é complexo e desafiador desde seu início. Considerando especialmente a alfabetização, proporcionar andaimes fortes é importante para a construção de um leitor proficiente e estratégico. Por essas razões, nesse minicurso, propomo-nos a trabalhar com construção de atividades que auxiliem o professor no seu trabalho de promover a compreensão de textos expositivos por meio do reconto e da formulação de perguntas (nem sempre tão simples!).

 


MINICURSO 3 - Brincar com a Palavra: Contar e Encantar pela Descoberta das Palavras nas Histórias Infantis de Textos Literários e de Histórias em Quadrinhos


Ministrante: Cláudia Belmonte Rahal (IPA- Colégio Monteiro Lobato, Brasil).

Ementa: Este minicurso tem por objetivo apresentar atividades pedagógicas que trabalhem com o aprendizado da palavra ao texto, enfatizando o recurso linguístico da polissemia e explorando a consciência textual das histórias trabalhadas. A ideia é apontar caminhos para que o professor possa planejar suas atividades em sala de aula de forma lúdica e com o apoio teórico linguístico necessário. Para tanto, serão apresentadas algumas propostas de atividades pedagógicas em histórias infantis e histórias em quadrinhos que possam contribuir com o trabalho do professor.

 


MINICURSO 4 - Fundamentos Estruturais da Língua para a Alfabetização


Ministrante(s): Jonas Saraiva (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil); Patrícia Valente (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil).

Ementa: O presente curso pretende abordar a língua do ponto de vista de sua estrutura, ou seja, visa à compreensão das unidades que a formam desde as menores (fonemas/grafemas, morfemas, palavras) às maiores (sentenças e textos). Para tanto, serão examinados, na teoria e na prática, aspectos que se referem aos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico, pragmático e textual da língua, de forma a relacionar tais conhecimentos à sala de aula de alfabetização. Pretende-se, por meio de momentos interativos, levar à reflexão sobre a localização de cada nível da língua no universo da criança em aprendizado inicial da leitura e da escrita e sobre a importância de cada um deles nesse processo.

 


MINICURSO 5 - Dificuldades de Aprendizado da Escrita, Dislexia e Fatores Preditivos


Ministrante(s): Ronei Guaresi (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil).

Ementa: Em direção a um ensino menos homogêneo e mais ajustado ao perfil do aprendiz, este minicurso tem como objetivo explorar as variáveis descritas na literatura científica sobre o assunto – as quais evolvem as perspectivas linguística, cognitiva e psicossocial – que potencialmente predizem (in)sucesso na aquisição e no aprendizado da escrita. No caso de crianças em grupo de risco de apresentar dificuldade de aprendizado, à luz de achados neurocientíficos, especular-se-á sobre o que se faz e o que se pode fazer para melhorar a qualidade do ensino da escrita nos anos iniciais.

 


MINICURSO 6 - Poesias e Trava-Línguas nos Anos Iniciais


Ministrante(s): Vera Pereira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil) e Leandro Lemes do Prado (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil).

Ementa: O minicurso se caracteriza pelo estabelecimento de relação entre teoria/prática e pesquisa/ensino no que se refere ao tema proposto. Desse modo, são caracterizados esses dois gêneros textuais, evidenciando sua adequação para o trabalho nos anos iniciais. Com base nessas informações são apresentadas atividades pedagógicas com poemas e trava-línguas para serem utilizadas em classes desse nível de ensino com o objetivo de favorecer os processos de decodificação e de compreensão dos alunos.

 


MINICURSO 7 - A Consciência Sintática nos Anos Iniciais: Vinculando Teoria e Prática com Uso de Jogos


Ministrante(s): Thaís Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil) e Gabriela Fontana Abs da Cruz (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil).

Ementa: O trabalho com a escrita é um dos objetivos primordiais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Sendo a consciência sintática uma habilidade importante para essa etapa do aprendizado, evidencia-se a necessidade de oportunizar o desenvolvimento da consciência das crianças sobre a estrutura gramatical da frase. Para tanto, o objetivo do minicurso é apresentar materiais pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento dessa habilidade linguística.?

 


MINICURSO 8 - Novos Resultados da Aplicação do Sistema Scliar de Alfabetização


Ministrante: Leonor Scliar-Cabral (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil).

Ementa: Relataremos os resultados da aplicação do Sistema Scliar de Alfabetização em Belo Horizonte e em Natal e ministraremos aos alunos os fundamentos do Sistema Scliar de Alfabetização, bem como daremos treinamento de como aplicar o Sistema em crianças sem e com problemas de aprendizagem da escrita.