DATA 03/09 Quinta-Feira

HORA 14h - 17

Cada Sessão Coordenada de apresentação de Trabalhos de Pesquisa (SCTP) contará com um total de 10 trabalhos a serem apresentados, cada comunicação terá o tempo de 15 minutos e mais 5 minutos reservados para debate. O regulamento para submissão dos resumos pode ser baixado em "Submissão de Trabalhos".

 


SCTP 1 - A Produção Escrita de Textos nos Anos Iniciais


Coordenadora: Alina Spinillo (Universidade Federal de Pernambuco,UFPE, Brasil).

Ementa: A sessão está aberta para trabalhos de pesquisa que buscam examinar, avaliar e desenvolver habilidades referentes à escrita de textos por crianças em anos iniciais da escolaridade. As pesquisas podem ser de natureza teórica, empírica e aplicada, cujos resultados e reflexões contribuam para a compreensão do fenômeno da escrita de textos, das dificuldades experimentadas pelo escritor iniciante e para a promoção de práticas educacionais capazes de desenvolver a habilidade de produzir textos escritos.

 


SCTP 2 - A Passagem do Oral à Escrita.


Coordenadora: Maria da Graça Pinto (Universidade do Porto, Portugal).
Ementa: A sessão aceitará trabalhos que versem sobre a importância de interagir com a criança através da fala, nas suas mais diversificadas manifestações, e de incentivar o seu desempenho verbal considerando a consciência dos diversos registos nas modalidades oral e escrita de uso da língua portuguesa.

 


SCTP 3 - Aprendizado da Leitura e Escrita nos Anos Iniciais: Pesquisa e Ensino.


Coordenadores: Angela Chuvas Naschold (Universidade Federal do Rio Grande do Norte,UFRN,Brasil), Antonio Pereira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil), Vera Wannmacher Pereira (Pontifícia  Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil)
Ementa: Esta sessão está aberta para relatos de pesquisas realizadas com o objetivo de contribuir para a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais considerando entre outros os aspectos: educativos, lingüísticos e das neurociências cognitivas da leitura. Podem se constituir tanto em pesquisas de natureza bibliográfica como de natureza aplicativa, que apresentem os fundamentos ou resultados de ações de ensino, na medida em que contribuam para a identificação de caminhos favorecedores da aprendizagem.

 


SCTP  4 - Dificuldades Específicas na Aprendizagem da Leitura.


Coordenadora: Claudia Cardoso Martins (Universidade Federal de Minas Gerais,UFMG, Brasil).
Ementa: A sessão versará sobre as dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita em português. Possíveis tópicos incluem: etiologia da dislexia de desenvolvimento; perfil da dislexia do desenvolvimento em português; correlatos cognitivos e neurológicos da dislexia do desenvolvimento; comorbidades; dificuldades específicas vs. dificuldades gerais de leitura e escrita; dificuldades de leitura em indivíduos em programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

 


SCTP  5 - Aprendizagem da Linguagem Escrita e as Estratégias Metalinguísticas


Cordenadora: Maria Regina Maluf (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil) 
Ementa: Nessa sessão serão apresentados trabalhos de pesquisa referentes à aprendizagem da linguagem escrita que evidenciem estratégias metalinguísticas juntamente com a instrução fônica.

 


SCTP  6 - Ensinar pela Palavra e pela Contação de Histórias: Um Encantamento Necessário nas Séries Iniciais


Coordenadora: Cláudia Belmonte Rahal (IPA/Colégio Monteiro Lobato, Brasil).
Ementa: Esta sessão está aberta para relatos de pesquisas realizadas com o objetivo de trabalhar com propostas de ensino que busquem um olhar criativo e significativo com a palavra e com o texto literário nas séries iniciais. Podem se constituir tanto em pesquisas de natureza bibliográfica como em pesquisas de natureza aplicativa. Desse modo, serão recebidos trabalhos que discutam o ensino pelo encantamento da palavra e da contação de histórias, assim como exemplos de vivências com a leitura e com a contação de textos literários nas séries iniciais.

 


SCTP 7 - Compreensão Leitora nas Séries Iniciais


Coordenadoras: Claudia Finger Kratochvil (Universidade Federal da Fronteira do Sul, UFFS, Brasil) e Luciane Baretta (Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil).

Ementa: Considerando a complexidade do processo de alfabetização e o multifacetado trabalho a ser desenvolvido para a construção de um leitor proficiente e estratégico, esta Sessão de Trabalhos de Pesquisa tem como intuito discutir pesquisas e/ou práticas pedagógicas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem da leitura, em especial, o processo de compreensão leitora nos anos iniciais, privilegiando a abordagem psicolinguística.

 


SCTP  8 - A Avaliação da Leitura: Instrumentos e Procedimentos


Coordenadora: Fernanda Viana (Universidade do Minho, Portugal).
Ementa:  A sessão abordará a avaliação de produto versus avaliação de processo, avaliação formal versus avaliação informal, bem como instrumentos de avaliação aplicáveis a área da leitura e da escrita.

 


SCTP  9 - Aquisição e Aprendizado Inicial da Leitura e da Escrita e a Ênfase à Decodificação


Coordenador: Ronei Guaresi (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil).
Ementa: Essa seção aceitará pesquisas que explorem tanto aspectos cognitivos quanto instrutivos do primeiro desses desafios: a decodificação. Os tópicos poderão versar sobre: preditores linguísticos, cognitivos ou psicossociais de aprendizado; dificuldades típicas e atípicas de aprendizado; processos cognitivos na alfabetização; linguagem e cognição; avaliação diagnóstica; programas de intervenção; neurociências e alfabetização; políticas públicas para a alfabetização, entre outros afins.

 


SCTP 10 - Educação e Tecnologias Digitais


Coordenadores: Selan Rodrigues dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil), André Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil) e Alyppyo Coutinho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil).
Ementa: A sessão receberá trabalhos e pesquisas teóricas e práticas envolvendo aplicativos específicos para a área educacional baseados em interface touchscreen, em sistemas de captura e reconhecimento de gestos e movimento (tipo MicrosoftKinect©), programação de tecnologias móveis (tablets, celulares) e em sistemas de realidade aumentada entre outras tecnologias aplicáveis à área educacional.

 


SCTP 11- Contribuições de Suporte à Leitura e à Escrita das Crianças


Coordenadores: Fernando Bomfim Mariana (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil) e Emiliana Souza Soares (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil)
Ementa: Esta sessão está aberta para receber relatos de experiências, propostas de ensino, sequências didáticas e ações levadas a efeito no ambiente escolar que possam servir de suporte para a melhoria da leitura e da escrita de crianças em idade escolar, podendo se constituir em trabalhos de cunho bibliográfico ou prático.

 


SCTP 12- Leitura e Educação Integral no Contexto do Ensino e da Aprendizagem


Coordenadoras: Nazineide Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil), Christianne Medeiros Cavalcante (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil) e Suenyra Nóbrega Soares (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil).
Ementa: Esta sessão está aberta para receber trabalhos que integrem ações de leitura e escrita voltadas para a educação integral de alunos do ensino fundamental. Podem ser inscritos trabalhos de natureza empírica ou teórica sobre relatos de experiências, propostas de ensino, sequências didáticas e ações levadas a efeito no ambiente escolar.