Minicurso - Educação para os direitos humanos e autonomia dos sujeitos surdos
A educação para os direitos humanos e autonomia dos surdos é fundamental para capacitar o sujeito surdo a compreender e exercer seus direitos de forma plena. Pensando nisso, este minicurso aborda esses temas de maneira lúdica e acessível, tornando o aprendizado mais dinâmico e prático. O principal objetivo do minicurso é despertar o conhecimento dos Direitos Humanos em busca de promover autonomia, incentivando que cada surdo possa agir de forma independente, seja no trabalho, na escola ou em qualquer outro ambiente. Também visa fortalecer a identidade surda, promovendo a autoconfiança e o empoderamento na reivindicação de direitos. Adotamos uma metodologia lúdica, isso significa que as atividades são pensadas para serem interativas, criativas e leves, ao mesmo tempo que ensinam conteúdos sérios e importantes. A gamificação é uma das ferramentas utilizadas, transformando o aprendizado em uma espécie de jogo. Fundamenta-se em diversos autores, como Kapp (2012), envolvendo motivação e engajamento, Morris e Panel (2012), uma prática de agir e reivindicar seus direitos, pelas histórias de vida defendida por Rocha (2020) em dar visibilidade ao sujeito surdo. Os sujeitos podem participar de desafios em que precisam identificar violações de direitos e propor soluções. Demonstrando a importância da autonomia no trabalho, dos direitos de ter intérpretes e libras em todos os ambientes sociais. Unindo essas abordagens, o minicurso proporcionará aos participantes uma experiência de aprendizagem enriquecedora e impactante, que os capacitará a compreender e exercer seus direitos de forma consciente, digna e autônoma ao buscar resolver o problema, aplicando o que aprenderam sobre direitos humanos, acessibilidade e autonomia. Contribuindo para a construção de uma sociedade que saiba o que e como buscar sua autonomia na prática, o minicurso oferecerá situações reais do cotidiano, simulando o descumprimento das leis e dos direitos