Minicurso - Conceitos, princípios e diretrizes do Desenho Universal e acessibilidade na Aprendizagem: contribuições na formação de professores
A educação inclusiva é um paradigma político, educacional e cultural que expressa na diversidade, como uma realidade intrínseca à condição humana, a sua valorização e na igualdade de participação e aprendizagem condição para o exercício efetivo do direito ao pertencimento de todos em uma sociedade contemporânea, sendo materializada através da ação de inclusão escolar em contextos democráticos, equitativos e humanistas. Para tal, destaca-se o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) que tem se configurado como adepto à promoção de uma educação na perspectiva inclusiva, pois apresenta princípios e diretrizes orientadores para que o professor planeje sua prática pedagógica com o propósito de atender a todos os alunos. Neste minicurso será apresentado o embasamento teórico-metodológico sobre o DUA e um itinerário de design formativo, por meio de episódios formativos, no sentido de instrumentalizar proposições de formação, inovação e diferenciação curricular, com implicação na perspectiva inclusiva.