GT1 – Comunicação e Democracia

Do parlamento à internet: a deliberação pública sob a perspectiva do Índice de Qualidade do Discurso (Pedro Luis Bueno Berti, Maria Teresa Miceli Kerbauy)

Materialidades, infraestruturas e coisas da deliberação pública: o que as teorias dos meios têm a dizer aos estudos comunicacionais de democracia deliberativa? (Maurício Liesen)

Do broadcasting ao tribalismo: Notas para um diagnóstico do lugar (ou lugares) das mídias na crise da democracia (Fernando Lattman-Weltman)

"Nem guerra entre as torcidas nem paz entre as classes": as torcidas organizadas antifascistas no futebol brasileiro (Luís Francisco Prates de Lima Ribeiro)

O ator político Jornal Nacional e a desconstrução da democracia brasileira (Ângela Maria Carrato Diniz, Eliara Santana Ferreira, Juarez Rocha Guimarães)

Chatbots como instrumentos de accountability: um estudo sobre o robô Beta Feminista (Letícia Sabbatini)

A política despolitizante de Bolsonaro: uma análise da posição pública do governo na cobertura jornalística sobre a liberação de agrotóxicos (Agatha de Souza Azevedo, Ana Carolina Vimieiro)

Comunicação e representação política em tempos de crise: o uso do Twitter por presidentes sul-americanos na pandemia da Covid-19 (Pedro Mesquita Duarte da Rocha, Rodrigo Daniel Silva)

 

GT2 – Comunicação e Justiça

Justiça como confronto e punição: a Operação Lava Jato nas capas da Revista Veja (Mauricio Pontes Esposito)

A político-partidarização da Justiça: uma análise da cobertura da Lava Jato na Folha de S. Paulo (Patricia Augsten)

Um jeito mais discreto de julgar? O Supremo, a mídia e o plenário virtual (Priscila Leal Seifert Viana)

A dinâmica da comunicação institucional: Um estudo de caso da comunicação do Ministério Público do estado de Pernambuco, de 2014 a 2018 (Brasil) (Izabela Cavalcanti Pereira)

O rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho/MG: análise das notícias publicadas no portal do TJMG (Daniela de Jesus Soares Lima)

A inteligência artificial no TJDFT: estratégias de publicidade e princípio da transparência (Tainá Aguiar Junquilho, Ana Cláudia de Souza Valente, Kin Modesto Sugai)

Direitos das mulheres e o uso de aplicativos pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos (Taíse Souza Barfknecht)

 

GT3 – Comunicação e Sociedade Civil

Desinformação versus cidadania: jornalismo e comunicação comunitária em desertos de notícias (Janine de Kássia Rocha Bargas, Elaine Javorski Souza)

Mudar para permanecer: o Movimento Brasil Livre (MBL) e a aposta na guerra cultural (Amanda Medeiros)

#NÃOEXISTEESTUPROCULPOSO: Jornalismo feminista e feminismo jornalístico em tempos de desinformação (Anna Vitória Ferreira Rocha, Vitor de Souza Lima Blotta)

Quem pode protestar? A cobertura midiática dos protestos de 2013 em Belo Horizonte (Juliano Canedo Antunes, Letícia Birchal Domingues)

Quem pariu os teus que balance: o neoconservadorismo e a essencialização da maternidade diante da violência sexual na infância (Tayrine Vaz Silva, Livia Gomes Laudares)

A politização da cura da Covid-19: o papel do enquadramento e das emoções na propagação do discurso sobre a cloroquina (Thatiane Faria Oliveira Moreira)

Política de celebridades como representação política não-eleitoral: um estudo de caso sobre Daniela Mercury e seus públicos (Pedro Paixão Rocha, Regiane Lucas Garcêz)

Iniciativas de comunicação política da sociedade civil em América Latina: os protestos no Chile de Piñera e na Bolívia de Morales (Luiz Francisco Ferreira Leo)

Táticas de comunicação on-line na defesa de demandas indígenas: análise da atuação de Greenpeace Brasil e Mobilização Nacional Indígena em campanhas na Amazônia (Thiago Almeida Barros, Edgar Monteiro Chagas Junior)

No ambiente virtual e na rua: o midiativismo da comunidade animalista cubana (Alexei Padilla Herrera)

Os arranjos como dispositivos comunicacionais a partir de cenas de dissenso: poder, polícia e subjetivação em movimentos de resistência (Francine Altheman)

 

GT4 – Comunicação Pública e Institucional

Comunicação pública governamental e cidadania: a administração pública a serviço do privado (Bruno Ribeiro de Souza Pires, Mariângela Furlan Haswani)

Reputação verde: o posicionamento oficial do Brasil, no Twitter, sobre a Amazônia e seu impacto nas relações internacionais (Luiziane Silva Saraiva)

Um olhar sobre a comunicação do Estado acerca da proposta de abertura comercial da Base de Alcântara (Marisvaldo Silva Lima)

“Pelo menos eu não matei ninguém”: A capitulação no discurso de Bolsonaro sobre Cloroquina, na cobertura midiática (Carlos Augusto de França Rocha Júnior)

Universidade pública, organização comunicante: afetações entre público e privado nas interações online de agentes da universidade (Caroline Casali, Janaína Gomes, Ana Luísa Vahl Dias)

Percepção pública da ciência e universidades: processos de desinformação e legitimação junto à opinião pública (Michelle Dias, Laís Campos Moser)

Ocupação de espaços ou segmentação estratégica: o avanço do Senado em direção à comunicação digital multiplataforma (Ana Lucia Romero Novelli, Sarah Albertina Cerqueira Nunez)

A desconstrução da marca de um aparelho ideológico de Estado: o caso Petrobras (Patrícia Guimarães Gil, Isadora do Prado Dória)

Fato ou fake? Uma análise da ação do governo do estado de São Paulo no combate à desinformação na pandemia de Covid-19 (Marcelo Simões Damasceno, Roberto Chiachiri)

Comunicação sindical em tempos de pandemia: O enfrentamento do Movimento a Serviço do Brasil à reforma administrativa (PEC 32/2020) no ambiente digital (Alexandre Haubrich, Bruna Andrade)

Curadoria de conteúdo de interesse público como estratégia de comunicação pública (Lília Gomes Ferreira de Menezes)

 

GT5 – Cultura Política, Comportamento e Opinião Pública

“Não voto em mulher porque” as justificativas que as pessoas latinas dão para explicar a ausência feminina na política eleitoral (Luciana Panke)

Participação e competição nas eleições municipais brasileiras entre 2008 e 2016 (Daniela Silva Neves)

Opinião pública dos religiosos acerca da tolerância política aos homossexuais na América Latina (Naiara Sandi de Almeida Alcantara)

Católicos e evangélicos não são todos iguais: efeitos da filiação religiosa sobre a participação política e o autoritarismo no Brasil (Gabriel Avila Casalecchi, Victor Alberto Bueno Coelho)

Redes digitais de conspiração eleitoral no Brasil: um estudo do fluxo interplataforma de atores e discursos sobre fraude nas urnas eletrônicas e manipulação eleitoral (Tatiana Dourado, Victor Piaia, Sabrina Almeida, Danilo Carvalho)

Atitudes políticas em três tempos:Interesse por política, polarização e suporte à democracia entre eleitores dos candidatos a presidente em 2002, 2010 e 2018 (Nayla Fernanda Andrade Lopes, Érica Anita Baptista, João Cardoso Lara Camargos, Ana Clara Martins Albuquerque)

Qual foi a influência da Covid-19 na escolha do eleitor? (Adriano Oliveira, Elysama Andrade Braz, Joyce Andrade de Araujo, Manuela Tavares Vasconcellos)

Superestimação do Conhecimento Político e seu Efeito Sobre as Atitudes Democráticas dos Latino-americanos (Breno André Horta Marisguia, Audrey Karoline Marques Dias)

A eleição municipal de São Paulo de 2020 na percepção de conservadores e progressistas: rescaldo de 2018 e antecipação de 2022? (Tathiana Senne Chicarino, Cláudia Ferraz, Carlos Raices, Fabrício Amorim)

 

GT6 – Eleições e Práticas de Comunicação

Distribuição espacial dos eleitores de Salvador usuários de mídias sociais, nas eleições presidenciais de 2018 (Rosane Soares Santana)

Sem Migué nas eleições: uma proposta de fact-checking colaborativo em São Luís/MA (Jorge Araújo Martins Filho, Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa)

Mídia, eleições e democracia no Brasil: uma abordagem qualitativa para o estudo de percepções de profissionais de campanha (Arthur Ituassu, Caroline Pecoraro, Vivian Mannheimer)

Eleições municipais no Whatsapp: uma análise dos conteúdos compartilhados nos grupos eleitorais de Imperatriz – MA em 2020 (Luana Fonseca Silva)

O uso do Twitter nas eleições de 2020: a campanha digital dos prefeituráveis sulistas (Afonso Ferreira Verner, Rafaela Mazurechen Sinderski)

Interações estratégicas na eleição presidencial brasileira de 2018: uma análise das redes configuradas no HGPE (Flávio Contrera, Paulo Cesar Gregório, Bárbara Lima)

Representaciones de las juventudes durante la consolidación democrática: La campaña televisiva en las elecciones presidenciales de 1989 (Brasil y Argentina) (Dolores Rocca Rivarola)

Altamira 2020: campanha de rua, aporte digital e as estratégias de comunicação integrada numa eleição nunca antes tão disputada (Flávio Nehrer)

Entre o rádio e a urna: o engajamento e desempenho de “candidatos radiofônicos” nas eleições municipais do Cariri-CE (Débora Silva Costa)

A campanha em cinco segundos: uma análise do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral dos candidatos a deputado federal do Paraná em 2014 e 2018 (Amanda Gonçalves Menezes)

 

GT7 – Fenômenos e Práticas da Política Online

Fabricando e coordenando a desinformação: análise da circulação multiplataformas da #LaranjaldoBoulos (Marcelo Alves dos Santos Junior)

Descontextualização fotográfica, desinformação e mobilização de crenças na controvérsia política dos cortes de verba das Universidades Federais (Jane Maciel, Patrícia Azambuja)

Entre legitimação e ataques políticos: circulação de sentidos sobre desinformação entre lideranças políticas relacionada ao Covid-19 no Facebook (Thaiane Oliveira, Rodrigo Quinan, Reynaldo Aragon)

Personalismo político como estratégia de campanha permanente online: uma proposta de modelo de análise (Fernando Wisse Oliveira Silva)

As quatro dimensões para a compreensão do fenômeno das discussões políticas online (Rodrigo Carreiro)

“Black face, a gente vê por aqui”: classificação racial e ações afirmativas nas redes sociais online (Lucas Loureiro Leite, Matheus Silva Freitas)

Saúde e política no Instagram: agenda de saúde das senadoras brasileiras durante a pandemia da COVID-19 (Pâmela Araújo Pinto)

Neopopulismo e pandemia na América Latina: outra disputa de poderes (Milena Carolina de Almeida, Caroline Kraus Luvizotto)

As mídias hiperpartidárias no ecossistema midiático brasileiro e o papel das lideranças políticas (Nina Santos, Ana Cristina Suzina)

 

GT8 – Governo e Parlamento Digital

O governo eletrônico em perspectiva comparada: análise dos websites dos executivos federais de vinte países da América Latina (María Alejandra Nicolás, Carlos Alberto Ramos Torres, Claudia Kelly Mamani Catachura)

Aplicativos móveis e boa governança digital no Brasil: sugerindo um “índice de boas práticas” a partir do estudo de caso do Projeto Piá, do estado do Paraná (Sergio Soares Braga, Sérgio Luiz Zacarias, Luiz Henrique Champoski)

Participação no enfrentamento à pandemia: mapeamento das iniciativas digitais das prefeituras (Luiza Brunetti Silva Jardim, Rachel Callai Bragatto)

Do processo legislativo praticado durante a pandemia pelo vírus Covid-19 X democracia em debate (Ana Maria Meinberg de Moraes, Luisa Vieira Lima, Maria Jocélia Nogueira Lima)

Covid-19 e Senado Federal: a adaptação digital da instituição para garantir o funcionamento das atividades legislativas e a participação digital do cidadão (Marcela Rocha de Sá)

O campo de pesquisa em Parlamento Digital: análise cientométrica e um panorama inicial do estado da arte no mundo (2000-2020) (Tiago Borges, Murilo Brum Alison, Rafael Cardoso Sampaio)

Transparência e dados abertos no ecossistema legislativo brasileiro: uma análise do desempenho de 34 casas legislativas (Gabriella da Costa, Isabele Mitozo, Juliana Marinho de Cerqueira Lima)

De Abatiá a Xambrê: a atuação dos legislativos municipais no Facebook e a presença dos conceitos de proximidade, transparência e accountability na Comunicação Pública (Paula Andressa de Oliveira)

Dimensões institucionais associadas à abertura de dados governamentais: uma análise transnacional (Jaedson Gomes dos Santos, Flávio Perazzo Barbosa Mota)

Jornalismo de checagem de fatos como intermediário da transparência pública: uma análise comparada entre países (Paulo Ferracioli)

Revisando o Índice de Dados Abertos para Cidades: uma proposta metodológica (Paula Fraccanabbia Audibert, Beatriz da Silveira Meirelles Pinheiro, Eurico Oliveira Matos, María Dominguez Costa Pinho)

Acesso à informação, transparência e tecnologias: estudo de caso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Matheus de Souza Depieri, Murilo Borsio Bataglia)

 

GT9 – Jornalismo Político

Apropriações da comunicação populista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional e no Jornal da Record em tempos de pandemia de Covid-19 (Bruno Araújo, Liziane Guazina)

Populismo de ultradireita em Portugal: enquadramentos informativos nas Eleições Presidenciais de 2021 (Hélder Filipe Rocha Prior)

A cobertura jornalística da posse de Jair Bolsonaro nos portais G1 e UOL (Maria Terezinha da Silva, Gabriela Cavalcanti Carneiro de Almeida, Thais Araujo de Freitas, Ricardo Borges Leite)

Jair versus Paulo: o enquadramento da política em editoriais da Folha e do Estadão (Francisco Verri, Tatiana Amorim, Aline da Silva Schons)

Eleições municipais de 2020: análise sobre a recepção das fake news e dieta informacional do eleitorado paulistano (Rosemary Segurado, Desirèe Luíse Lopes Conceição, Katia Marchena)

Jornalismo declaratório na cobertura eleitoral de 2020 em Cuiabá (Márcio Camilo da Cruz, Luãn José Vaz Chagas)

Implicações do fenômeno das fake news no jornalismo político: desafios institucionais em contexto de pós-verdade (Cristiano Magrini Rodrigues, Rejane de Oliveira Pozobon)

A cobertura da desinformação: como culturas organizacionais orientam práticas de checagem (Victor Martini Gabry, Larissa de Morais Ribeiro Mendes)

O podcast Café da Manhã e a contraposição ao discurso negacionista durante a pandemia da Covid-19 (Alessandra Nardini, Carolina Cassese de Vasconcellos Serelle)

 

GT10 – Mídia, Gênero e Raça

Políticas estético-afetivas na(s) rede(s): ativismo negro na Internet (Bruna Jaquetto Pereira, Cristiano Rodrigues)

330 contra 1: análise do debate de gênero presente nas conversações online sobre o caso João de Deus (Aléxia Silva Saraiva, Carla Candida Rizzotto)

A comunicação como estratégia de prevenção à violência contra Mulheres na Universidade Federal da Paraíba (Lis Carolinne Lemos)

Violência contra mulheres em jornais goianos: reflexões sobre as motivações alegadas (Rayani Mariano dos Santos, Taissa Gracik Tomé)

Mulheres e atuação na política brasileira: representatividade e a cultura política patriarcal pelo olhar de órgãos de notícias de organizações de mulheres eleitas para o Congresso Nacional (Laila Carolline Silva de Melo Dourado)

Passa a existir uma cobertura jornalística antirracista no Brasil? Um estudo de caso do Fantástico (Cecília Bizerra Sousa, Kelly Tatiane Martins Quirino)

A reprodução do pensamento misógino e homofóbico de Jair Bolsonaro pela mídia mainstream brasileira (Ana Gabriela Guerreiro Leite)

Projeto maléfico: a sexualização de crianças e o pânico moral difundidos no WhatsApp bolsonarista (Guilherme Popolin)

Mulheres e mídia: o antifeminismo na internet (Eula Dantas Taveira Cabral, Danielle Fernandes Rodrigues Furlani)

Rainha da Favela: rupturas e continuidades das imagens de controle no funk (Tamires Ferreira Coêlho, Nealla Valentim Machado)

Que lugar as mulheres negras ocupam nas telenovelas brasileiras? (Matheus Effgen Santos, Gabriela Santos Alves)

Novas histórias e possibilidades de existir: a relação entre o audiovisual e a construção da consciência negra (Sara Viana Sobreira Bezerra, Luana Nascimento de Almeida)

 

GT11 – Políticas e Governança da Comunicação

Regulação das fake news: iniciativas estatais para o combate à desinformação (Carlo José Napolitano, Tatiana Stroppa)

Discurso de ódio pra quem? Vicissitudes terminológicas e práticas ofensivas na internet (Danielle Sanches, Dalby Hubert, Luiza Santos, Lucas Roberto da Silva)

Políticas de regulação de conteúdos em mídias sociais: remoção de discursos antidemocráticos e o caso de Donald Trump (Daniel Jorge Teixeira Cesar)

Netnografia como ferramenta de análise do Direito à Comunicação nos meios digitais (Felipe de Oliveira Mateus)

Jornalismo, Acessibilidade e Democracia: revisão sistematizada dos estudos no Brasil entre 2018 e 2020 (Matheus Silva de Oliveira, Patrícia Rakel de Castro Sena)

As contradições envolvendo a fusão entre a AT&T e a WarnerMedia (Time Warner), no Brasil, e os desafios do audiovisual (Ana Beatriz Lemos da Costa)

A Anatel entre a política e o mercado na implantação da 5G no Brasil (Antonio Jorge Fonseca Sanches de Almeida, Fabiano Brito dos Santos)

Família e parentela como estratégia de sustentação no campo político-midiático: família Massa e o coronelismo eletrônico (Andre Kron Marques Zapani, Suzy dos Santos)

Domínios promovidos no mercado de animação da Bahia no contexto de pandemia (Natacha Stefanini Canesso)

Direito à democratização da comunicação no Brasil: propostas de regulamentação da mídia (1988-2020) (Rodolfo Silva Marques, Rodrigo Stumpf González)

Os desafios da Lei de Acesso à Informação em tempos de pandemia (Elen Geraldes, Gabriela Tyemi Kaya)

As Políticas Públicas de Cultura e a Democratização do Acesso ao Audiovisual em Pernambuco (Milena Silvino Evangelista)

Desafios e potencialidades das iniciativas comunitárias audiovisuais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (Adilson Vaz Cabral Filho, Mariana Martins Trindade, Carolinne Cabral Santos)

 

GT12 – Propaganda e Comunicação Eleitoral

O discurso do inimigo: A lógica do Inimigo presente no discurso do presidente brasileiro (Katia Maria Belisário, Maria Vitória Sousa Rocha)

A função social da língua natural indígena: de sujeitos eleitores a atores sociais no processo eleitoral (Aparecida Luzia Alzira Zuin, Marcelo Xavier da Silva)

Militares na política: o processo político-eleitoral de 2018 (Rafaella Lopes Martins Jaeger, Maria do Socorro Sousa Braga)

Redes sociales y propaganda política. Entre la manipulación y la censura (Edgar Esquivel Solís)

Agora é que são elas: a imagem construída das principais candidatas à Prefeitura de Juiz de Fora durante a corrida eleitoral de 2020 (Arthur Raposo Gomes, Luiz Ademir de Oliveira)

Feminista, dona de casa e conservadora: uma análise do perfil do Instagram de Cinthia Ribeiro, única prefeita de capital eleita em 2020 (Erivelto Amarante, Debora Milla)

Curitiba 2020; seis candidatas, três perfis: comparativo das campanhas das vereadoras eleitas pelos partidos NOVO, PSL e PT (Ricardo Germano Tesseroli, Karina Lançoni Bernardi)

Avançar a representação feminina nas eleições? Uma comparação da comunicação da política do TSE para candidaturas de mulheres nas eleições entre 2014 e 2020 (Josemari Poerschke de Quevedo)

O tempo do financiamento e o planejamento das campanhas eleitorais de mulheres (Gerson Scheidweiler)

Senhora Governadora: a campanha de Yeda Crusius, Rio Grande do Sul/Brasil, 2006 (Maria Berenice da Costa Machado, Fernanda Andricopulo Noschang)

Caricaturas e linguagem da publicidade infantil: uma estratégia de marketing político em campanhas eleitorais (Marcelo Rodrigo da Silva)

Religiosos na urna: uma análise da comunicação digital na eleição de 2020 (Marcela Barba Santos, Michele Goulart Massuchin)

A outra Dilma do PT: estratégias de comunicação eleitoral na disputa pela vereança no interior mineiro e a representação da mulher nas eleições 2020 (Najla Márcia Nazareth dos Passos, Paulo Roberto Figueira Leal)