Lançamento de livros
Título: Qual foi a influência da Lava Jato no comportamento do eleitor? Do lulismo ao bolsonarismo
Autor: Adriano Oliveira
Editora: CRV
Sinopse: Qual foi a influência da Operação Lava Jato no comportamento do eleitor? Através de pesquisas de opinião pública, argumentos teóricos e adequada interpretação de eventos e dados, o cientista político Adriano Oliveira revela como a Lava Jato construiu, no período de 2015 a 2018, uma opinião pública contrária ao petismo e ao lulismo. Oliveira não julga a Lava Jato. Revela, porém, que o antilulismo ganhou força em função da referida Operação e que parcela dos eleitores chegou à última eleição presidencial disposta a não permitir que o lulismo voltasse ao poder, com o ex-presidente Lula ou não como candidato. O livro conta com os prefácios de Silvana Krause, Doutora em Ciência Política e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; de Carlos Melo, doutor em Ciência Política e professor do INSPER; e de Walber Agra, livre docente pela USP, Procurador do Estado e professor da Universidade Federal de Pernambuco.
Título: A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital
Organizador: Viktor Chagas
Editora: EdUFBA
Sinopse: A coletânea reúne uma série de textos inéditos e originais, associados à republicação de artigos, que ajudaram a fundar o campo dos estudos sobre memes. A obra reflete a diversidade de abordagens e interesses que atravessam o desenvolvimento recente do campo. É, portanto, um livro voltado àqueles que desejam explorar o universo da pesquisa sobre memes de internet, entender o que há de importante nesse debate e perceber que papéis o meme desempenha na comunicação cotidiana.
Título: Jornalismo em Quadrinhos: contextos, pesquisas e práticas
Organizadores: Vinícius Pedreira Barbosa da Silva e Célia Maria Ladeira Mota
Editora: Insular
Sinopse: Oitavo volume da série Jornalismo e Sociedade, parceria do PPGCom FAC/UnB com a Insular, o livro traz 11 capítulos sobre o tema sob diversos enfoques, sendo dividido em três momentos: parte mais histórica da relação entre imagens, quadrinhos e jornalismo; pesquisas e práticas que vêm sendo desenvolvidos em diversos contextos (brasileiro e internacional); e artigos sobre a obra do jornalista-quadrinista Joe Sacco.
Título: A Seleção das Fontes no Rádio Expandido
Autor: Luãn José Vaz Chagas
Editora: EdUFMT
Sinopse: O livro apresenta uma análise sobre o processo de escolha das vozes no radiojornalismo cotidiano. Ao longo dos capítulos, o professor e pesquisador Luãn Chagas proporciona um debate conceitual e empírico a partir da perspectiva dos(as) jornalistas e dos radiojornais locais de emissoras All News em diferentes contextos de trabalho. Os dados destacam a necessidade da discussão conceitual sobre as fontes selecionadas no cotidiano e as especificidades do jornalismo no contexto do rádio expandido. As reflexões sobre as condições de trabalho dos(as) jornalistas atentam para a questão: Como e quais vozes selecionamos na construção das notícias?
Título: Comunicação, Gênero e Trabalho Doméstico: das reiterações coloniais à invenção de outros possíveis
Organizadoras: Danila Gentil Rodriguez Cal e Rosaly de Seixas Brito
Editora: CRV
Sinopse: O livro se propõe a pensar a trabalhadora doméstica e sua atividade como elementos heurísticos para a análise das desigualdades interseccionais e para a compreensão da própria sociedade brasileira. Ao focalizarmos o trabalho doméstico remunerado no Brasil e os processos comunicacionais que o circundam tornam-se evidentes, por um lado, o que chamamos de reiterações coloniais, que demarcam posições sociais e hierarquias valorativas na nossa sociedade. Por outro, abrem-se horizontes para projetarmos campos de possíveis, a partir, entre outros caminhos, da luta política das mulheres trabalhadoras e dos feminismos negros. No total, são 14 capítulos, divididos em duas partes. Os capítulos interagem e se complementam, oferecendo uma lente complexa que problematiza o trabalho doméstico como eixo explicativo da nossa realidade social. Esse olhar é construído por meio das pesquisas realizadas por pesquisadoras e pesquisadores que integram o projeto, por convidados da área de Antropologia e da Comunicação, e também por trabalhadoras e ex-trabalhadoras domésticas. O livro se destina ao público acadêmico e em geral com interesse na reflexão sobre processos comunicacionais num contexto de desigualdades interseccionais, feminismos, racismo, decolonialidade e trabalho doméstico.
Título: A comunidade invisível: jornalismo, identidades e a rejeição dos povos de língua portuguesa no Brasil
Autor: Cristian Góes
Editora: Ponteditora
Sinopse: O livro é resultado de uma longa investigação sobre os primeiros 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e é parte da tese em Comunicação e Sociabilidade apresentada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No livro, o autor revela que os dois principais jornais brasileiros, Folha de S. Paulo e O Globo, praticamente não noticiaram essa comunidade da qual o Brasil é parte. Além disso, eles apresentaram um regime de visibilização nas duas décadas que sugere a rejeição dos vínculos do Brasil com os povos dessa comunidade. O autor discute o porquê do não reconhecimento e do desprezo brasileiro pela lusofonia. Ele trata das identidades, comunidades, globalização, racismo. No livro, o jornalismo é entendido como um movimento político que faz falar e ver e, principalmente, faz calar e apagar.
Título: Comunicação e direitos humanos: elementos para um jornalismo responsável
Autor: Maurício Liesen
Editora: Intersaberes
Sinopse: Os últimos anos no Brasil foram marcados por uma crescente onda de violência contra minorias, mulheres, ativistas, ambientalistas e jornalistas e por discursos de ódio desvelados, com uso de frases racistas, homofóbicas e misóginas. A preocupação com esse contexto justificou a necessidade de uma obra que se contraponha ao antirracionalismo e ao obscurantismo, que estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, deslegitimando os direitos humanos em seus aspectos históricos, teóricos e práticos. Assim, o livro traz reflexões sobre as relações entre comunicação e direitos humanos na busca de um caminho que nos leve a uma comunicação e uma sociedade mais humanizadas.
Título: Comunicações em tempos de crise: economia e política
Autora: Helena Martins
Editora: Expressão Popular
Sinopse: A obra, que é parte da coleção Emergências, realizada pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela editora Expressão Popular, a autora descreve o modo pelo qual as grandes corporações de comunicação e as tecnologias da informação integram e interferem nas relações sociais, particularmente no Brasil. De caráter introdutório, o livro trata sobre radiodifusão, telecomunicações e internet, apresentando um mapa de questões que são articuladas teoricamente a partir da concepção gramsciana de hegemonia e de proposições advindas da Economia Política da Comunicação.
Os meios de comunicação e as tecnologias da informação integram e transformam nosso cotidiano. Associada a uma imagem de modernidade e progresso, essa presença é, em geral, naturalizada e vista de forma positiva. Mas alguns fatos recentes acendem o sinal de alerta. Em diversos países foram eleitos políticos ultraconservadores, que se valeram da difusão de informações falsas por meio das redes sociais, aplicativos de mensagens e, muitas vezes, do apoio da mídia tradicional para chegar ao poder. A popularidade de discursos fascistas, com sua invenção de inimigos, ataques às instituições e defesa do irracionalismo, revelou o tamanho da derrota ideológica sofrida pelos setores progressistas, que defendem mais direitos, igualdade e justiça.
A obra também apresenta desafios para as lutas em torno da democratização da comunicação, fazendo um balanço da pauta nos últimos anos, especialmente ao longo dos governos de Lula e Dilma Rousseff, para alertar o campo progressista sobre uma agenda que, ainda que reconhecida em sua importância, não tem sido efetivamente enfrentada em nosso país.
Título: Boletim de Análise Político Institucional nº 25: Dossiê Temático Democracia Digital
Organizadores: João Cláudio Basso Pompeu e Igor Ferraz da Fonseca
Editora: Ipea
Sinopse: Em 2019, o Ipea deu início ao projeto Democracia Digital: Mapeando o Debate e Articulando Experiências Nacionais e Internacionais. Um dos resultados do projeto foi a publicação do dossiê temático “Democracia Digital”, do Boletim de Análise Político Institucional do Ipea, composto por cinco artigos. O primeiro artigo intitula-se características e tendências da pesquisa empírica em democracia digital (DD) no Brasil: métodos, instrumentos e abordagens. Trata-se de um levantamento do atual estágio de desenvolvimento das pesquisas sobre democracia digital no Brasil, com foco nos estudos de caráter empírico. O segundo artigo intitulado Democracia digital no Brasil: mapeamento e análises de artigos publicados em periódicos entre 1999-2018, também realiza um estudo bibliométrico sobre a produção acadêmica em democracia digital. Nessa pesquisa, os autores tinham como foco a temática internet e política (I&P), contemplando tanto artigos teóricos quanto empíricos. O artigo Dados abertos governamentais: usuários e apropriações sociais no Brasil busca identificar os usuários dos dados abertos governamentais no Brasil. O artigo Políticas públicas de democracia digital no governo federal: individualização da cidadania? realiza um mapeamento de iniciativas de democracia digital no governo federal, com ênfase nos processos de individualização da participação dos cidadãos. O dossiê temático é concluído com o artigo O uso de tecnologia da informação para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 faz um levantamento de experiências internacionais de uso de tecnologia para o enfrentamento à pandemia e realiza um exercício relacionado à potencial adequação dessas ferramentas tecnológicas à legislação brasileira. O Bapi tem ainda outros artigos não relacionados à DD.
Título: A mídia sob o império da lei: políticas de regulação dos meios de comunicação no Brasil e na Argentina no século XXI
Autor: Rodolfo Silva Marques
Editora: Appris
Sinopse: O livro traz um conjunto de reflexões sobre uma temática extremamente relevante, que são as políticas de regulação da mídia aplicadas nas décadas recentes, em especial nos dois países sul-americanos escolhidos para a análise. O eixo causal estabelecido é buscar a interferência dos processos de regulação da mídia no funcionamento dos processos democráticos nos dois países. Os atuais modelos verificados no Brasil e na Argentina tendem a trazer prejuízos democráticos em ambas as nações.
Título: Eleições 2020: comunicação eleitoral na disputa para prefeituras
Organizadores: Ary Azevedo Jr., Karina Bernardi e Luciana Panke
Editora: EDUEPB
Sinopse: O e-book, organizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL), da Universidade Federal do Paraná, reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores de todo Brasil, com enfoque nas campanhas eleitorais para as Prefeituras e Câmaras Municipais de cidades brasileiras em 2020. A obra está dividida em 23 capítulos, com três blocos temáticos: Gênero, Contexto e Digital. Os estudos refletem a diversidade das campanhas em diferentes regiões do Brasil e retratam a construção das campanhas eleitorais em múltiplas plataformas e em diversificadas abordagens de candidaturas nas eleições de 2020. As pesquisas estão relacionadas às áreas de Marketing Político e Comunicação Eleitoral. Os capítulos tratam de temas atuais da área, como o uso de plataformas digitais no processo eleitoral - impulsionado pela pandemia de Covid-19 no Brasil -, candidaturas femininas, as fake news no discurso eleitoral, a relação entre religião e política, a realidade das campanhas eleitorais em diversas cidades brasileiras, entre outros.
Título: Fake news: quando mentiras viram fatos políticos
Autora: Tatiana Dourado
Editora: Zouk
Sinopse: O livro descreve o contexto, o conceito e os problemas que envolvem a circulação em larga escala de contrafações noticiosas num mundo centrado em plataformas digitais. Para isso, a obra apresenta apontamentos contextuais, como a simulação do verniz noticioso para conferir maior propagabilidade a inverdades ao longo da história e o deslocamento desta prática no âmbito da cultura digital, bem como propõe uma operacionalização conceitual para fake news a partir de seis características-chave.
Título: Mídia e Populismo
Autora: Liziane Soares Guazina
Editora: Zouk
Sinopse: O livro oferece uma introdução ao tema do populismo sob um olhar comunicacional, extrapolando a dimensão puramente política do fenômeno. Mostra como a comunicação mediática e as dinâmicas de um ecossistema de media cada vez mais híbrido se configuram como elementos-chave para a compreensão dos populismos do século XXI. A autora resgata as raízes históricas do fenômeno, apresentando as diferentes perspectivas da literatura internacional na compreensão do populismo, seja como discurso, estratégia de ação e mobilização ou como estilo de comunicação. Guazina encara a complexa tarefa de mapear as categorias centrais de um conceito que se encontra em permanente disputa dentro e fora dos círculos universitários e avança numa articulação fundamental entre populismo e autoritarismos, essencial para elucidar o populismo na atualidade.
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