ENSINO DE GRAMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: MOBILIZANDO A APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS MORFOLÓGICO, SINTÁTICO E SEMÂNTICO
Resumo do minicurso:
Este minicurso pretende discutir questões de ensino de gramática e, de modo especial, abordar questões sobre o ensino de Morfologia, Sintaxe e Semântica na perspectiva da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017, 2018, 2024). A justificativa para sua realização se dá à medida que o ensino de gramática ainda carece de um trabalho sistemático, que una o conhecimento linguístico teórico à práxis em sala de aula e mobilize os diferentes níveis de análise linguística, visando o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes de ensino básico. A metodologia levará em conta Lobato (2015, p. 20), que defende que o ensino de gramática deve adotar o procedimento de descoberta. Isto é, em vez de ser taxonômico, o ensino deve levar à descoberta. Para tanto, deve-se adotar a metodologia da eliciação - a apresentação ordenada de fenômenos - e a técnica de resultados, que permite a compreensão da relação direta entre estrutura e composição do significado na língua. Assim, por meio da apresentação de oficinas didáticas ilustradas com exemplos de materiais manipuláveis, o minicurso discutirá os três princípios da Aprendizagem Linguística Ativa, definidos por Bransford et al. (2007), como: (i) levar em consideração o conhecimento prévio do aluno; (ii) desenvolver o conhecimento profundo dos fenômenos estudados e (iii) promover a aprendizagem ativa por meio do desenvolvimento de habilidades metacognitivas. Com isso, espera-se contribuir com a formação de estudantes de Letras e professores da Educação Básica interessados no ensino de gramática e no aprimoramento de seus conhecimentos teóricos e práticas pedagógicas. O curso, portanto, destina-se a esse público alvo e disponibiliza 40 vagas. Além disso, o conteúdo programático divide-se do seguinte modo: Uma breve história do ensino de gramática nos currículos de Língua Portuguesa no Brasil; Princípios básicos da Aprendizagem Linguística Ativa; Ensino de morfologia: estrutura das palavras e classe de palavras; Ensino de sintaxe: constituintes e oração; Ensino de semântica: sentido, referência e anáfora; Apresentação e discussão de materiais manipuláveis em morfologia, sintaxe e semântica.