MULTIMODALIDADE NA SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES À LEITURA CRÍTICA
Resumo do minicurso:
O crescente uso de diferentes recursos da linguagem, nos mais variados textos e contextos, traz uma enorme carga de informações visuais, levando-nos à necessidade de verificarmos os textos de forma integrada, desfazendo ou minimizando a dicotomia entre os estudos da linguagem escrita e de outros modos (Kress e van Leewen, 1996). Dado o exposto, este trabalho tem como objetivo analisar os recursos semióticos responsáveis pela construção ideológica de alguns enunciados. Abordamos algumas contribuições dos estudos em Análise de Discurso Crítica- ADC, visando enfatizar a não neutralidade dos discursos propagados pelas mídias de modo a desenvolver no aluno do Ensino Médio um olhar crítico frente a tais textos, a partir de uma visão de discurso. Dado o exposto, nossa pesquisa é fundamentada em alguns autores como, Dionísio (2005), Kress e van Leeuwen (1996), Van Dijk (2015) e Vieira (2015, 2018), na perspectiva da multimodalidade e da ADC no ensino de língua materna. A relevância desse estudo mostra-se, ainda mais, com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), em seu eixo Análise Linguística/Semiótica, que traz habilidades que exigem o trabalho com a multimodalidade, pois tais habilidades pretendem desenvolver no estudante o “poder semiótico”, para isso, portanto, ele precisa analisar todos os recursos que compõem os textos. Quanto à metodologia, analisaremos a construção de alguns enunciados propagados pela mídia e os recursos multimodais utilizados para a representação de ideologias. Ao tentarmos compreender a constituição dos enunciados, optamos por fazê-lo por meio de uma sugestão de oficina pedagógica para alunos do Ensino Médio, dialogando com as perspectivas da Análise de Discurso Crítica. Consideramos, pois, necessária essa visão de usos diversos de linguagem, pelo professor e, consequentemente, pelo estudante, uma vez que nas práticas sociais de comunicação, os diferentes recursos funcionam em conjunto, sendo que cada modo interfere na realização de significados e de ideologias, desse modo, a construção de sentidos envolve a leitura da diversidade de recursos semióticos.