REVISÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo do minicurso:
Este minicurso tem por objetivo refletir sobre a estratégia de revisão textual no Ensino Fundamental. Inicialmente, haverá diálogo sobre o que caracteriza a produção textual escrita. Depois, nosso diálogo enfatizará a estratégia de revisão textual e, também, o processo de reescrita. Durante o minicurso, mediante a inter-relação entre estudos sobre a produção e a revisão textuais (Coelho; Antunes, 2010; Hayes, 1996; Hayes; Flower, 1980; Koch; Elias, 2011; Lima, 2024; Marcuschi, 2008; Menegassi, 2010; Menegassi et al., 2016; Moterani; Menegassi, 2013; Oliveira, 2010; Soares, 2023), análise de documentos didático-curriculares (Brasil, 1997, 1998, 2018; Ormundo; Siniscalchi, 2018), práticas docentes e textos produzidos por escolares, refletiremos sobre as seguintes questões: o que é a revisão textual? Qual a relação entre a revisão, a leitura e a reescrita de um texto? Como a estratégia de revisão textual pode contribuir com a produção de texto realizada em sala de aula? Como o professor pode colaborar com o processo de revisão e de reescrita textual de seus alunos? Atualmente, a educação escolar brasileira possui a Base Nacional Comum Curricular (2018) como documento norteador. Durante o minicurso, também iremos refletir como a Base Nacional Comum Curricular compreende a revisão textual. Em nossos diálogos haverá, ainda, análise da revisão textual em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Este minicurso espera contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, particularmente no relativo à produção textual escrita.