O II Congresso Internacional sobre o comum e os commons: imaginar novas práticas democráticas, será realizado de modo ONLINE, nos dias 16 e 17 de novembro de 2020, sendo organizado pela Rede do Comum com apoio do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado da UNESC.

 

O principal objetivo do evento é discutir os temas emergentes do "comum", dos "commons", dos "bens comuns”, permitindo que os pesquisadores construam ferramentas teóricas, conceituais e metodológicas para projetar cenários democráticos emancipatórios. Assim, todas essas abordagens têm como premissa a insuficiência do paradigma antropocêntrico, individualismo e estatismo, como um retorno aos complexos problemas sociais, ambientais e políticos que precisam ser abordados diante da crise civilizadora que enfrentamos hoje. Além de proporcionar oportunidades para o encontro de pesquisadores nacionais e estrangeiros preocupados com o problema, fornecer canais de diálogo e promover a divulgação de trabalhos científicos.

 

O evento proposto visa oferecer a difusão da produção jurídica sobre o tema entre estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, advogados, juízes, promotores e profissionais do direito em geral. Também busca promover reflexões sobre as principais tendências dos temas por meio de palestras, minicursos e produções bibliográficas no campo dos eixos do evento, além de possibilitar o diálogo e o intercâmbio de idéias e práticas jurídicas críticas entre os diversos estados do país e entre os países da América Latina.

 

Nossa programação possui importantes apresentações e discussões sobre o tema, com apresentações de trabalhos e realizações de importantes palestras abordando as temáticas "O Direito e o Comum: interfaces regulatórias", "Biocivilização e Ética do Cuidado", "Ordem jurídica do Comum", “O comum no contexto latino-americano”,  “Cartografia do Comum e a Pesquisa sobre os Bens Comuns no Direito Ambiental", e “Direito da natureza, bens comuns e práticas normativas plurais na América Latina”,  ministradas pelos docentes: Dr. Gustavo Silveira Borges (UNESC/SC), Dra. Maria de Fátima Schumacher Wolkmer (UNESC/SC), Dr. Clovis Malinverni da Silveira (USC/RS), Dr. Márcio de Souza Bernardes (UFN/RS), Dr. Antonio Carlos Wolkmer (UNESC/SC) e Dr. Luis Meliante Garce (Universidad de la República/Uruguai).

 

Além disso, teremos minicurso, cujo tema será: "Novas Gramáticas dos Direitos e dos Bens Humanos e Fundamentais: bens comuns em Ferrajoli", pelos seguintes palestrantes: Dra. Daniela Mesquita Urquhart de Cademartori (UNILASALLE/RS) e Dr. Sérgio Urquhart de Cademartori (UNILASALLE/RS).

 

Contamos com a sua participação!

 

Datas Importantes:

Período de inscrição autores(as): de 01.02.2020 à 01.10.2020;

Período de inscrição ouvintes: de 01.02.2020 à 16.11.2020 até às 17h;

Período de submissão dos resumos: de 01.02.2020 à 01.10.2020 ou até esgotar o limite de 50 (cinquenta) resumos;

Data de divulgação dos resumos aprovados para apresentação no Congresso: até 26.10.2020;

Período de seleção dos trabalhos para publicação: de 24.11.2020 à 19.12.2020;

Data de comunicação dos trabalhos aprovados para publicação: até 20.12.2020;

Período de envio pelos(as) Congressistas dos trabalhos completos para publicação: de 21.12.2020 a 28.02.2021.

 

Data do evento

16 e 17 de novembro 2020