Todos os participantes do Congresso, independentemente da modalidade, devem se inscrever no evento a fim de obter o certificado eletrônico de sua participação, tanto para ouvinte quanto para autor(a).

Para se inscrever acesse: inscrições.

A participação nos grupos de trabalhos será gratuita tanto os para participantes (com trabalhos a apresentar) quanto para aqueles que queiram assistir às sessões como ouvintes, respeitada a capacidade do ambiente.

 

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

 

1. Serão recebidos no máximo 50 (cinquenta) resumos.

2. O período de submissão será de 01.02.2020 à 01.10.2020 ou até esgotar o limite acima indicado de 50 (cinquenta) resumos.

3. Os Resumos deverão ser enviados para o e-mail 2congressodocomum@gmail.com em formato .doc ou .docx, escritos em português, espanhol, italiano ou inglês e deverão ser elaborados de acordo com os eixos temáticos (GTs) do evento.

4. Cada resumo deverá ser enviado de duas formas: uma contendo o nome do(s) autor(es) e, outra, sem qualquer identificação do(s) mesmo(s).

5. Os trabalhos, no formato resumo, devem conter no mínimo 250 e no máximo 500 palavras, com indicação clara:

a) do título do trabalho em português (grifado, letra maiúscula e centralizado);

b) do título do trabalho em língua estrangeira inglês, italiano ou espanhol (em itálico, letra maiúscula e centralizado),

c) do(s) nome(s) e sobrenome(s) do(s) autor(es) (alinhados à direita) com sua titulação e e-mail em nota de rodapé;

c) da definição do Eixo temático/GT escolhido, disposto acima do texto, antes do título, alinhado a esquerda;

d) da delimitação do tema;

e) dos objetivos;

f) da metodologia (métodos ou estratégias de pesquisa) empregada;

g) dos resultados e/ou conclusões (parciais ou finais);

h) das palavras-chave (mínimo de 05, separadas por ponto e vírgula, e iniciando com maiúscula);

i) do resumo em língua estrangeira (inglês, italiano ou espanhol);

j) das palavras-chave em lingua estrangeira (conforme a língua escolhida).

6. Formatação: folha A4; Fonte “Times New Roman”, tamanho 12, alinhamento justificado,  entrada de parágrafo de 1,5cm e espaçamento 1,5; Margens: esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm.

7. Casos omissos devem ser regidos conforme regras da ABNT;

8. Cada autor(a) e coautor(a) poderá submeter 1 (um) resumo expandido para apresentação no evento, escolhendo o eixo temático adequado;

9. Serão admitidos resumos com no máximo 02 (dois) autores;

10. Poderão ser autores: a) mestres e doutores; b) pós-graduandos; c) bacharéis e especialistas; d) profissionais vinculados às temáticas do evento; e) graduandos envolvidos com atividades de iniciação científica;

11. Os(as) congressistas são os responsáveis por sua inscrição no sítio e submissão de seus resumos via correio eletrônico;

12. Após a submissão dos resumos, não será admitida a correção ou alteração do conteúdo ou dos nomes dos autores do trabalho;

13. É necessário que apenas um(a) dos(as) autores(as) submeta o resumo;

14. Resumos submetidos de autores(as) não inscritos serão recusados;

15. Só poderão ser submetidos resumos inéditos que não tenham sido publicados na íntegra em outros eventos, revistas, livros, e que também não tenham sido submetidos simultaneamente a outro evento, periódico, ou qualquer outro veículo de comunicação científica;

16. O conteúdo dos resumos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es);

17. Não serão aceitos conteúdos que não cumpram os parâmetros formais exigidos;

18. Os resumos que não estiverem de acordo com os critérios acima serão desclassificados;

19. Não será aceita a interposição de recurso da decisão quando reprovado o resumo pela Comissão Científica.

 

Veja nesse link o Modelo de Resumo: Modelo de Resumo

 

 

Avaliação dos Resumos

 

Os resumos inscritos serão avaliados pelo sistema da revisão dupla cega (double blind peer review).

A comissão científica, composta por docentes de pós-graduação do Brasil e do exterior, analisará os seguintes itens: a) relevância e/ou originalidade da abordagem; b) qualidade da redação; c) clareza da metodologia utilizada; d) coerência entre objetivos e resultados e/ou conclusões enunciados/as; e) aderência aos eixos temáticos (GTs) do evento.

Após o encerramento do período avaliação pela Comissão Científica, os resultados dos resumos aprovados para apresentação oral no evento serão publicados no site do evento, até o dia 26.10.2020, na aba “resumos aprovados”.

A comunicação da aprovação não será feita em nenhum outro local, sendo de responsabilidade do(a) Congressista a consulta ao site do evento nas datas indicadas.

 

 

Apresentação dos Trabalhos

 

Os resumos aprovados (divulgados na aba “resumos aprovados”) deverão ser apresentados oralmente, por um ou pelos dois(duas) autores(as), nos GTs a serem realizados no dia 17 de novembro de 2020, a partir das 14h, de modo ONLINE.  

Todos os trabalhos serão apresentados no turno da tarde do dia 17/11/2020, não havendo a possibilidade de apresentação oral dos resumos em qualquer outro momento do evento.

O evento é ONLINE e as apresentações serão realizadas em salas virtuais, podendo-se utilizar recursos audiovisuais. Os links de acesso serão encaminhados por e-mail mais proximamente ao evento.

Os grupos de trabalho serão coordenados por docentes convidados pela comissão organizadora.

A duração das exposições dos trabalhos aprovados será realizada em blocos de apresentações de 5-10 minuntos, com período para debate de 15 minutos após os blocos de trabalho apresentados.

A ordem de apresentação dos resumos nos GTs será definida pela Comissão Organizadora. Na data do evento, a critério dos respectivos coordenadores de banca, poderá a ordem previamente divulgada no site ser modificada.

Caberá aos(as) autores(as) se organizarem para participarem integralmente da tarde de apresentação de trabalhos e não apenas durante o momento de sua apresentação.

 

Certificados de apresentação

 

Para obtenção de certificado, é necessária a prévia aprovação e a apresentação oral do resumo no evento.

Deverá haver o comparecimento de pelo menos um(a) autor(a) para realizar a apresentação oral do resumo submetido que permaneça em toda a tarde de apresentações de trabalhos.

Os certificados de apresentações de trabalhos serão enviados/liberados em até 45 dias após o término do evento.

 

 

Disposições Finais

 

Mais informações podem ser encontradas na aba “informações importantes” e em todo o site.

Dúvidas e questionamentos? Entre em contato conosco.