MR 9 - O ensino de Matemática para além dos muros da instituição escolar: as classes para os privados de liberdade e as classes hospitalares
Coordenadora da mesa: Ivaneila Lima França (UESB)
Prof. Dr. Fabio Mansano (UESB/BA)
Reflexões acerca da educação escolar no sistema prisional. Prof. Dr. Fábio Mansano de Mello (UESB)
O objetivo dessa comunicação é refletir sobre a amplitude da educação escolar no âmbito do sistema prisional. Com base nos estudos de Foucault, debatemos como a perspectiva de tornar um corpo politicamente dócil e economicamente útil perpassa a funcionalidade das instituições totais e austeras e se cristalizam nos projetos de certificação escolar presentes nos presídios brasileiros. Apresentamos ainda a importância da educação escolar no cotidiano prisional, ressaltando algumas de suas características, suas potencialidades e limites. Tal relato está amparado em nossa experiência como professor do sistema prisional por quase uma década, lecionando em presídios no Estado de São Paulo.
Profa. Me. Gicélia Santos Souza Rodrigues (Profa. de Matemática no presídio/BA)
O ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos para alunos privados de liberdade
O objetivo nesta mesa é apresentar as vivencias do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos para alunos privados de liberdade do Colégio Kleber Pacheco de Oliveira no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Para tanto, pretende-se discutir os desafios enfrentados pelo professor para que os conhecimentos matemáticos construídos somados aos adquiridos possam ser trabalhados de uma forma contextualizada, interdisciplinar e que tenha sentido para esse aluno. Entre esses desafios, está a construção de conhecimentos matemáticos que possam desenvolver nos alunos sua capacidade crítica, criadora, cidadã, resgatando sua dignidade e valores humanos. Na oportunidade, será debatido também as dificuldades para que esse ensino se concretize num contexto de diversidades, vigilância, variações, especificidades e intercorrências, integrados a rotina da unidade prisional. Ademais, as discussões serão permeadas na literatura pelas ideias de Freire(1983), D’Ambrósio (2001), Meira, Fantinato (2015), entre outros, buscando refletir sobre o ensino de matemática dos alunos da EJA privados de liberdade e o seu contexto de vida.
Profa. Dra. Lucilene Lusia Adorno de Oliveira
As Medidas Socioeducativas, responsabilização jurídica dos adolescentes brasileiros, têm gerado discussões no Brasil. Ao insurgirem contra a ordem, os adolescentes infratores esbarram nos direitos e deveres estabelecidos atualmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei SINASE. Essa discussão tem por objetivo analisar os conflitos instaurados por essas leis em um escola inclusiva, na qual busca-se compreender entre as palavras do adolescente sobre seu entendimento das Matemáticas e a matemática curricular, ensinada nas escolas como disciplina essencial, aquilo que produz sentido, que baliza a produção de conhecimento. Para isso, utilizamos a Análise de Discurso Materialista, lançando um olhar sobre a produção de suas “histórias de vida”, as quais são marcadas por contradições que são do dizer, que são da ideologia. Nesses depoimentos os adolescentes internados evidenciam o seu (não) pertencimento em um sistema que iguala formalmente todos em uma mesma política pública. A investigação é pautada na Análise do Discurso Materialista lançando um olhar para o Estado, declinado pelo jurídico, pelas lentes da Teoria Marxista do Direito.