MR3 - Atividades potencialmente inclusivas no Ensino de Matemática
Coordenadora da mesa: Gisela Maria da Fonseca Pinto (UFRRJ)
Profa. Dra. Miriam Godoy Penteado – UNESP
Cenários para investigação em educação matemática na perspectiva inclusiva
Apresentar o conceito de cenários para investigação e destacar sua potencialidade para favorecer o encontro de diferenças. Apresentar alguns estudos feitos nessa perspectiva.
Profa. Doutoranda Anete Otília Cardoso de Santana Cruz– Diretora e professora do IFBA
Nesta MR, pretendo socializar, mas também compartilhar com a Mesa e participantes do evento, algumas atividades que vêm sendo elaboradas por mim e um grupo de colaboradore(a)s composto por docentes e estudantes da Licenciatura em Matemática (inclusive uma licencianda surda), do IFBA, campus Salvador. As atividades de Estudo e Pesquisa (Chevallard, 2011) com potencial inclusivo serão (re)construídas [(a partir do que está posto nos livros e materiais didáticos adotados pelo(a)s professore(a)s], mas também elaboradas, a partir do viés da acessibilidade didática (Assude et al, 2014), construto teórico que vem sendo edificado ao longo desse estudo. O foco da pesquisa se debruça no ensino de sequências numéricas, em classes, nas quais estejam presentes estudantes surdo(a)s e ouvintes.
Prof. Doutorando Elton de Andrade Viana (Instituto Singularidades - SP)