Ministrantes: Dra. Ana Veloso (UFPE, Dra. Raldianny Pereira (UFPE) e Me. Fabíola Mendonça

 O minicurso parte da seguinte questão: “Qual a importância do estímulo à leitura crítica da mídia, sobretudo no contexto brasileiro, onde são cada vez mais evidentes os ataques aos direitos humanos?”. Nesse sentido, apresentaremos o contexto das comunicações, a concentração do setor e ausência de uma regulação democrática do campo e a importância do debate acerca do direito à comunicação. O método também parte da análise de matérias, oriundas de várias plataformas, previamente escolhidas pela coordenação dos trabalhos, todas pertinentes aos debates em torno da efetivação ou violação de direitos humanos. Os/as participantes serão convidados/as a fazer uma leitura crítica das produções apresentadas. Será sugerido um roteiro de avaliação pelas facilitadoras. Dessa maneira, os indicadores de análise da mídia serão apresentados não somente como instrumentos para a leitura crítica dos conteúdos que circulam na grande imprensa, mas também como ferramentas e/ou aportes que poderão ser considerados na produção de mensagens que circulam cotidianamente na sociedade brasileira, principalmente, mas não exclusivamente, nas redes sociais. Portanto, o que evidenciaremos, no minicurso, é a necessidade da plena observância dos direitos humanos na prática e vivência da comunicação social. A proposta, para além de ter íntima relação com o trabalho dos sistemas de responsabilização da mídia (BERTRAND, 1999), também terá, como base, o Manual Prático de Leitura Crítica da Mídia do Centro de Cultura Luiz Freire, de 2012, e o Manual de Mídia e Direitos Humanos, do Intervozes, 2014.

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