Minicurso: Gabriela Monteiro Araújo (UFBA), Me. Gessica Santana de Rodrigues (UFS) e Iasmim de Araujo Vieira (Unicamp)

O minicurso tratará das experiências de educação do MMTR/NE, sobretudo a partir do processo de organização e desenvolvimento da Escola de Educadoras Feministas. Esta Escola tem por objetivo fortalecer as mulheres trabalhadoras rurais em seus estados, multiplicar conhecimentos, formar novas dirigentes e promover a formação política para as militantes do Movimento. Ao amadurecer as práticas pedagógicas feministas rurais nesta experiência, as mulheres rurais nordestinas acreditam na formação feminista a partir da multiplicação de conhecimentos contra-hegemônicos, como estratégia valiosa para a participação efetiva na sociedade brasileira, bem como para transformação desta mesma sociedade. A Escola de Educadoras Feminista reflete em grande medida, a luta do MMTR/NE em construir um processo educativo de modo autônomo, capaz de romper com as lógicas hierárquicas de produção de conhecimento, geralmente com grande caráter patriarcal, racista e androcêntrico. Desta forma, novos conhecimentos são elaborados e sistematizados compondo um escopo de produção de conhecimentos feministas, fomentado a partir de uma diversidade de saberes e de identidades – com o protagonismo de agricultoras, assentadas, quilombolas, indígenas, pescadoras, quebradeiras de coco e artesãs. As atividades de formação política das feministas rurais, planejadas e desenvolvidas por elas mesmas, tem criado um ambiente seguro, em que é possível refletir sobre as dificuldades e opressões que as mulheres enfrentam no seu cotidiano. Essa reflexão partilhada tem possibilitado o fortalecimento e a autonomia das mulheres sobre suas próprias vidas, transformando as relações nas famílias, na comunidade e nos vários espaços que elas vêm ocupando. O minicurso será desenvolvido a partir dos relatos de experiência das trabalhadoras rurais inseridas neste processo. Acreditamos que este estudo contribui para a formação de todos/as que buscam refletir criticamente sobre educação emancipatória.

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