Ministrantes: Alana Anselmo Carneiro (UFPE), Itamar Lima de Sousa Junior (UNICAP) e Jeane Alves dos Santos Cançado

Este minicurso pretende trazer luz sobre práticas educativas desenvolvidas com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, especificadamente àqueles (as) em situação de rua; a partir de uma prática interdisciplinar de cunho socioassistencial, cuja proposta se debruça sobre os componentes lúdicos da abordagem socioeducativa, onde se prioriza a construção de laços de confiança entre educadores (as) sociais e as crianças e adolescentes. Intervenção, esta, que objetiva proximidade com grupo e, assim, realizar encaminhamentos para acesso ao Sistema de Garantia de Direitos; bem como possibilidades de saída das ruas para espaços protegidos. O minicurso iniciará com um momento de sociabilidade, com vistas a compreender expectativas e expertises dos participantes, objetivando conduzir o processo formativo de acordo com as necessidades do grupo. Em seguida tematizar-se-á problemáticas da situação de rua de crianças e adolescentes; alternando-se momentos de explanação do modelo socioeducativo desenvolvido com as crianças e adolescentes em situação de rua e atividades grupais análogas às experiências práticas das autoras deste trabalho; como jogos, quebra-cabeças, pinturas, desenhos, entre outros. A proposta educativa que será apresentada busca refletir criticamente os desdobramentos da educação não formal e potencializar práticas inovadoras e transformadoras no que diz respeito às políticas afirmativas para crianças e adolescentes em situação de rua, os estigmas e os desafios enfrentados para a efetivação do atendimento qualificado e humanizado para este público vulnerável. Tais pressupostos versam sobre a premissa de entender todas as crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e que têm assegurados no ECA a prioridade absoluta para garantia e desenvolvimentos de suas vidas.

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