Ministrante: Me. Íris Marcolino (UFSC)

Objetivo Geral: Estimular uma transfiguração das sensações experimentadas na lutas sociais, com base em narrativas heideggerianas, buscando compor um “poema coletivo” a partir do drama poético-filosófico desenvolvido em partilha através da técnica da filosofia teatral.

Objetivos Específicos: 1-Experimentar as palavras do corpo, a partir daquilo que se sente, dando expressão aos significados das dores e angústias sofridas em sociedade. 2-Partilhar em forma de “Banquete” as sensibilidades da experiência em grupo, a partir das sensações advindas dos textos produzidos. A fala poética do corpo; A crítica a uma sociedade comum; A dança das diferenças; Uma moral a-moral; O corpo uma dança; A partilha do banquete. Metodologia: A aula será expositiva com a mediação da professora e o desenvolvimento do trabalho será em grupo, apreciando-se técnicas corporais de relaxamento e expressões de cunho filosófico e poético.

Síntese integradora: Contemplar, através da filosofia, a poética da vida em luta é poder partilhar dos desafios que existem na vida coletivizada pelos processos diários, podendo ressignificar de modo consciente a presença da arte e da reflexão sobre as atitudes. A experimentação de um corpo poético é a própria expressão que dá liberdade à dança diária da vida. O banquete de frutas simbolizado pela “partilha” provocará o sentimento de posse àquele que denomina e julga.

Compartilhe!

Realização

Apoio