Profa. Dra. Kathya Araújo, IDEA-Chile

Professora do Instituto de Estudos Avançados (IDEA) da Universidad de Santiago de Chile. Bolsista da Fundação Humboldt, pesquisa sociologia das normas, processos de individuação e teoria da legitimação.

 

Ementa: As normas e a relação dos latino-americanos com as normas têm sido uma preocupação constante nas discussões sobre essas sociedades. No entanto, o que caracteriza essa discussão é que a abordagem a essa questão, em vez de uma problematização, foi baseada em uma certeza: a relação histórica conflituosa dos latino-americanos com a lei. Dessa forma, partiu-se da premissa de que essa relação com a lei era caracterizada por uma dinâmica particular: uma submissão retórica que não significa necessariamente um impacto para os comportamentos. Essa posição serviu de base e fonte para os argumentos a partir dos quais, por muito tempo, a América Latina, no que diz respeito à questão das normas, foi essencialmente caracterizada por suas deficiências. Esta sessão, baseada no diagnóstico apresentado, proporá a revisão deste problema a partir de uma análise crítica das ferramentas analíticas que foram utilizadas para abordar este problema, em uma primeira sessão, bem como, em uma segunda sessão, os problemas metodológicos. Este estudo baseia-se na apresentação dos resultados da pesquisa empírica no caso do Chile, desenvolvida pela professora responsável por este curso.

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Bibliografia sugerida: Araujo, Kathya (2014) “Artesanía e incertidumbre: el análisis de los datos cualitativos y el oficio de investigar. En M. Canales (Coord.). Escucha de la escucha. Análisis e interpretación en la investigación cualitativa. Santiago: LOM editores.  pp. 43 - 73.  ISBN: 978-956-00-0485-7. Araujo, Kathya (2013) “La igualdad en el lazo social: procesos sociohistóricos y nuevas percepciones de la desigualdad en la sociedad chilena”.  DADOS Vol. 56 Nº.1 pp. 109-132. ISSN 0011-5258. Araujo, Kathya (2009)  Habitar lo social. Usos y abusos en la vida cotidiana en el Chile actual, Santiago: LOM Ediciones.

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