GT - Saberes Territoriais, Educação Ambiental e Justiça Climática
Este Grupo de Trabalho acolhe propostas que discutam experiências, práticas pedagógicas, pesquisas e reflexões teóricas relacionadas à educação ambiental crítica, à justiça climática e aos saberes que emergem dos territórios. O GT se propõe como espaço de diálogo entre diferentes experiências e epistemologias que enfrentam as desigualdades socioambientais e constroem alternativas sustentáveis e emancipatórias nos campos da educação, da militância, da pesquisa e da ação comunitária.
Serão bem-vindos trabalhos que abordem: educação ambiental e sustentabilidade; ecologia de saberes; mudanças climáticas e seus desafios sociais; soberania alimentar e agroecologia; práticas de reciclagem e economia circular; atuação de catadores e catadoras de materiais recicláveis; territórios periféricos e experiências de resistência; saberes ancestrais e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhas, do campo e da floresta).
O GT busca reunir trabalhos que contribuam para a valorização dos saberes territoriais, para a ampliação das lutas por justiça ambiental e climática e para a construção de práticas educativas e sociais comprometidas com a transformação das realidades socioambientais.