Minicurso: Cartografia e Educação: princípios, método e produção de subjetividades
Prof. Dr. Marcio J. V. Bernardo - DMT/Faced/Ufam
A Cartografia é um modo de fazer pesquisa fora dos cânones da Metodologia Científica. É um mapeamento sobre aquilo que escapa ao planejamento de uma pesquisa tradicional, sendo um método inventado em sintonia com os signos de um determinado território (Escola ou Comunidade). Não se trata de um mapeamento geográfico, mas, de um acompanhar subjetividades compostas em uma rede de afetos, na qual, o aprendiz de cartógrafo encontra-se inserido, não somente como um pesquisador, mas, como um corpo afetado pelas forças do campo de pesquisa. Este minicurso pretende apresentar as origens, os princípios e algumas características da Cartografia proposta por Gilles Deleuze e Felix Guattari. Em um primeiro momento, serão discutidos os principais conceitos que compõem o circuito teórico desse método e como ele pode ser pensado na Educação. No segundo momento, será apresentada uma pesquisa cartográfica que se utilizou da fotografia como experimentação estética as margens do Rio Solimões.