Comunicação oral – GT1 – 14:00 as 16:50 – 16/08/2023

Sala 28/FACED

Nome do autor

Título

Mirlane Maria Moura Matos

Discurso da Divulgação Científica Amazônica: Uma visão da Revista de Divulgação Científica do INPA na temática Educação.

LIDIANE TEIXEIRA VERÍSSIMO

O RESGATE DOS JOGOS TRADICIONAIS COMO MELHORIA NA COORDENAÇÃO MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESCOLARES 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Daniele Silva de Almeida

UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Alexandre Batista Monteiro

OS CURSOS TÉCNICOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS (CETAM) NA PERSPECTIVA PARA O TRABALHO EMANCIPATÓRIO E A PRÁTICA SOCIAL EM MANAUS

William de Farias Barros

A PUBLICIDADE COMO MEDIADORA DA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

Maria Julia Oliveira Rocha

O ENSINO BILÍNGUE EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA

Dinaira Rabelo do Nascimento

A INSERÇÃO DE ADOLESCENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Malena Albuquerque Oliveira

DISCURSO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA AMAZÔNICA: UMA VISÃO DA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INPA

Francislene Rosas da Silva

MEMÓRIA INSTITUCIONAL: AS PERCEPÇÕES DOS SERVIDORES EM UM INSTITUTO FEDERAL NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA

KEVEN BARBOSA VIEIRA

EXPLORANDO A CRIATIVIDADE E A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DO SCRATCH E MINECRAFT EDU: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA EM BERURI-AM

BRUNA DOS SANTOS PRATA

OS DESAFIOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NO PERÍODO DA PANDEMIA COM O USO DAS TECNOLOGIAS

Araceli dos Santos Nascimento

A GINÁSTICA GERAL NO AMBITO ESCOLAR: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE MANAUS/AM

 

Sala 29/FACED

Stephany Fernando de Araujo Flôres Mendonça

EXPLORANDO A FLORESTA AMAZÔNICA PARA PROMOÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS EXATAS

Gerilúcia Nascimento de Oliveira

A CRISE DO ENSINO REMOTO DURANTE O CORONAVÍRUS: DESIGUALDADES E PRIVILÉGIOS NO ACESSO À INTERNET NA AMAZÔNIA

Danielle Rose Souza Cruz Melo

A FILOSOFIA DA ANTIGUIDADE E AS CIÊNCIAS DO PRESENTE:  A PSICOLOGIA E O INDIVIDUALISMO

Rosana Trindade de Matos

SEXUALIDADE NO UNIVERSO INFANTIL: UMA DISCUSSÃO EM BUSCA DE PROTEÇÃO E CONHECIMENTO

Larissa Cristina Nascimento de Souza

TEORIA DA RESILIÊNCIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS COM O MENORISMO?

Ernandes Herculano Saraiva

MENINAS E MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE NO BRASIL:  APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Ketlen Silva de Souza

ORALIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Joana D’arc Oris da Silva

O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO PARA O SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DO AMAZONAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

KELLY ROCHA DE MATOS VASCONCELOS

CAMINHOS DE UMA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS

Vannessa Ribeiro da Silva

A FORMAÇÃO DAS ALUNAS NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS E A INSERÇÃO PROFISSIONAL NA ZONA FRANCA DE MANAUS - 1971 a 1982

Gerusa Moraes de Souza

Vamos brincar de boi?

NOEMI SOARES DE OLIVEIRA

Formação de professore no sul do Amazonas: Experiências e narrativas

Priscila Thayane de Carvalho Silva

POLÍTICA DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS E O DISCURSO DISCRIMINATÓRIO FUNDAMENTADO PELO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL

 

Sala 30/FACED

Janiely Loyana Correia de Menezes

SISTEMA SOCIOEDUCATIVO DO AMAZONAS: PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO MASCULINA

MARIA NILVANE FERNANDES

O GEPPEVI EM INTERFACE COM OS PROGRAMAS DE EXTENSÃO DA UFAM

Gabriella Machado Nobre

A INTERNACIONALIZAÇÃODO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SEUS DESAFIOS

IDELVANI DA CONCEIÇÃO BEZERRA THIAGO

A COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO E O COMBATE À LEPRA NO AMAZONAS: HIGIENISMO, DESINTEGRAÇÃO FAMILIAR E EDUCAÇÃO PARA OS EXCLUÍDOS

Náthaly Palomany Santana da Silva

O PRÉ-MODERNISMO COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A REALIDADE SOCIAL

Juliana Mota de Castro

NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAZONAS: COMO FICA O ENSINO MÉDIO PRESENCIAL MEDIADO POR TECNOLOGIAS?

Laio Lopes

O TRATAMENTO DA VULNERABILIDADE SOCIAL NA LÓGICA DO NEOCONSERVADORISMO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS

Maria Nilvane Fernandes

A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

Luiz Eduardo Pinheiro Nistal

O MECANISMO DA LEI DE INFORMÁTICA DA ZONA FRANCA DE MANAUS (LIM) COMO FONTE DE RECURSOS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS

Antonio Tavares Ribeiro Junior

A AUTONOMIA RELATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL:  OBSERVAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Nayara de Souza Costa

CONCEPÇÕES POLÍTICAS E TEÓRICAS DA PEDAGOGIA SOCIAL

Ronilda Rodrigues Couto da Silva

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONCEPÇÕES E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL DE MANAUS

Sandra Fernandes Góes

AS LEGISLAÇÕES BRASILEIRAS E O CRIME DE PORTE DE DROGAS

 

Sala 31/FACED

Aldenize Pinto de Melo do Nascimento

DIFICULDADES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Flavia Luenny da Silva Mota

RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA E OS ENTRAVES NO/PARA O FUTURO DO ENSINO MÉDIO AMAZONENSE

Débora Napoleão de Sena

A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES NO CONTEXTO AMAZÔNICO

RUAN LUCAS DE SOUZA PEREIRA

OS MARCOS LEGAIS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ÂMBITO DO MEC

Victória Soares dos Santos

ESTÁGIO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: AS POTENCIALIDADES DE UM PROCESSO FORMATIVO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Kátia de Oliveira Lima

PENSAMENTO DECOLONIAL: PRESSUPOSTOS PARA A ANÁLISE DA FORMAÇÃO SOCIOPOLÍTICAS DE LIDERANÇAS QUILOMBOLAS

Andréa Sebastiana do Rosário Cavalcante Machado

TECNOLOGIAS DIGITAIS EM CONTEXTO AMAZÔNICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BORBA-AMAZONAS

Audilene Leal dos Santos

Pedagogia Histórico-Crítica em uma escola do campo de São Sebastião do Uatumã/AM: trilhas de conhecimentos sobre o tema da conservação ambiental

Vanessa Souza Silva

O PROCESSO DE ENSINO INTERATIVO EM UMA REALIDADE EMERGENCIAL NA AMAZÔNIA: ATIVIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DO WHATSSAPP

MARIA CRYSLA MELO DE SOUZA

O TRABALHO INFANTIL:  RESULTADOS DO PIBIC

GIOVAN NONATO RODRIGUES SORIANO

A DESVINCULAÇÃO DA EJA DO ÂMBITO ESTATAL E O SEU BARATEAMENTO PARA O MERCADO EDUCACIONAL

Letícia Priscila De Almeida Borel

AS DROGAS E O PROIBICIONISMO:  O IMPACTO NA VIDA DOS ADOLESCENTES DO AMAZONAS

Marta de Almeida Freire

O GRÊMIO ESTUDANTIL COMO INSTÂNCIA DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO     DEMOCRÁTICA DO ESPAÇO ESCOLAR

 

Auditório Rio Solimões/IFCHS

 

Katriane Santos Teixeira

ATRIBUIÇÕES DOS GESTORES DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE MANAUS/AM (2015 – 2022)

Soliana de Souza e Souza

O TRABALHO DOS/AS PROFESSORES/AS NAS ESCOLAS DO CAMPO NA AMAZÔNIA

Gilson Allefy Chaves da Silva

O ESTÁGIO EDUCATIVO-PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO: DISCUTINDO A FORMAÇÃO INTEGRAL NA EPT

Ariane Coelho dos Santos

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO DE MANAUS (2005-2023)

Estrela Dinamar Vinente Santarém

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS DESAFIOS PARA UTILIZAÇÃO DAS TDICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS

Priscila Soares Lima

A FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA AOS PROFESSORES CAMPESINOS DO ENSINO MÉDIO NO AMAZONAS

Audrilene Santos de Jesus

O RACISMO INSTITUCIONAL COMO FATOR PREPONDERANTE PARA NÃO EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS À EDUCAÇÃO DOS QUILOMBOLAS NO PARÁ

Maria Raquel de Carvalho Cota

COMO A HERMENÊUTICA CRÍTICA COMPARECE NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO?

Sarah Farias da Costa

Violência contra crianças e adolescentes: Estratégias de enfrentamento no Amazonas

Elbert Franklin de Souza Cunha

OS ESPAÇOS VIRTUAIS DE ENSINO E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA NA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Janilce Negreiros Ferreira

A EXTINÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL ENSINO DO AMAZONAS A PARTIR DA LEI N. 9394/1996

Jucileide Freire dos Santos

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO/DO CAMPO: uma experiência do curso de Especialização do Escola da Terra pela UFAM