Prof. Dr. Evandro Luiz Ghedin

UFAM/FACED

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui Pós-doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da USP (2010). É Doutor em Filosofia da Educação pela USP (2004). Mestre em Educação pela UFAM (2000). Especialista em Antropologia da Amazônia pela UFAM. Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Filosofia pela UCB (1995). Professor Permanente no PPGECEM - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Professor Permanente no PPGE-UFAM. Professor Permanente no PGEDA - Doutorado em Educação na Amazônia - EDUCANORTE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Formação de Professores;Metodologia da Pesquisa em Educação; Epistemologia; Educação em ciências; Filosofia da Educação. Atuou na Educação Básica da Rede Pública e Privada por 5 anos. É professor Universitário desde 1997. É autor de diversos livros e artigos científicos na área da Educação.

Prof.ª Dr.ª Thaiany Guedes da Silva

UFAM/FACED

Pesquisadora licenciada em Pedagogia pela UEA (Universidade do Estado do Amazonas); Mestra em Educação do PPGE - UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Adjunta do Departamento e Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Membra do grupo de Pesquisa Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores - UFAM. Vice líder do grupo Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia. Atua como Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia (Matutino) da Faced (UFAM) 2021-2023. Dedica-se ao estudo dos processos cognitivos da aprendizagem, fundamentados na Psicologia Cognitiva e Neurociência Cognitiva, refletindo suas implicações didático-formativas. 

Diana Sousa

UCL Institute of Education

Professora no Instituto de Educação da UCL e Membro Sênior da Academia de Ensino Superior. Anteriormente, trabalhou como educadora em diversas configurações de educação infantil e como Professora Sênior em Educação no curso de Estudos em Educação e Primeira Infância na Universidade de Winchester, onde estive ativamente envolvido no desenvolvimento do caminho de educação infantil dentro do programa de Estudos em Educação. Minha pesquisa combina um profundo interesse em sistemas educacionais, políticas e práticas ao redor do mundo, uma análise de discursos dominantes na educação em geral e o papel da democracia na educação na primeira infância, em particular.

Prof.ª Dr.ª Maria Almerinda de Souza Matos

UFAM/FACED/PPGE e NEPPD

Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais na 1ª Turma do Curso pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). 

Prof.ª Dr.ª Wânia Ribeiro Fernandes

UFAM/FACED

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação (Faced). Pós-Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Pós Doutora em Saúde Coletiva, pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da Universidade de Brasília (UnB). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ FACED/UFAM). Lider no grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD). Vice-Coordenadora do Programa de Extensão Universitária do Neppd/Faced. 

Prof. Dr. João Otacílio Libardoni dos Santos

UFAM/FEFF

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM 2001/2004), Mestrado (2006/2008) e doutorado (2010/2014) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Foi coordenador do curso de Educação Física Licenciatura Diurno e do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (LEDEHU/FEFF/UFAM) (2015 -2016), representante Docente Eleito da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia no Conselho Universitário (2016/2017) e representante da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia na Câmara de Pesquisa e Pós-graduação (CPPG/PROPESP). Atuou também como Diretor de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (2016-2017). Atualmente é Professor Associado Nível I da Universidade Federal do Amazonas e ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM) (2017 até o momento). Líder do grupo de Pesquisa "Estudo do Desempenho Humano". É membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Amazonas (CES/AM) e da Sociedade Brasileira de Atividade Física e saúde (SBAFS). Atua também como Docente/orientador permanente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado/doutorado) em Educação e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) em Ciências do Movimento Humano (PPGCIMH). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase: Desenvolvimento Motor de Crianças, Escolarização, Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico e Biomecânica do Calçado e do Esporte.

Prof. Dr. Cleverton José Farias de Souza

UFAM/FEFF

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física (1997) e especialização em Psicopedagogia (2006) pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba. É vice-líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF, professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas e professor permanente do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, atividades motoras, coordenação motora, atividade física, educação e transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Prof. Dr. Victor José Machado de Oliveira

UFAM/FEFF

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018; 2014). Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário Católico de Vitória (2011). Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Foi Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (2019-2023). Foi professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Professor permanente (polo UFAM) do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF); foi coordenador do polo (2022-2023). Foi coordenador do Comitê Científico do GTT Atividade Física e Saúde do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (biênio 2020/2021). Atualmente é membro do mesmo Comitê Científico (biênio 2022/2023). Foi contemplado como Pesquisador Produtividade no Edital N 013/2022 - Programa Fapeam Produtividade em CTI, mediante a Decisão N 330/2023 - CD/FAPEAM. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Assuntos Pedagógicos e Interiorização da Educação Física no Amazonas (GEPAPIEFA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física escolar, educação infantil, educação para a saúde.

Prof. Dr. Lúcio Fernandes Ferreira

UFAM/FEFF

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível III da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. É líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva.

Renan dos Santos Rodrigues

Faculdade Santa Teresa

Graduado em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Estado do Amazonas (UEA/2016), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2017-2019), na linha de pesquisa intitulada Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico e foi membro representativo do corpo estudantil de turma no Colegiado do PPGE. Pós-graduado em Tutoria em EaD e Docência do Ensino Superior. Tem experiência na área de Educação especial, Educação inclusiva, mediação pedagógica com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É membro do Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Coordenador Geral do Ciclo de Palestras: Banzeiro da Educação (FEFF/LECOMH/UFAM/PPGE). Foi Professor Assistente A no Centro de Educação a Distância (CED/UFAM/2019/2020) e Membro do Subcomitê de Enfrentamento ao Covid-19 (CED/UFAM/2020). Professor Formador UAB no Centro de Educação a Distância (CED/UFAM) Edital n° 24/2021. Professor do Ensino Superior nas instituições Faculdade Santa Teresa e FAMETRO. Atualmente dedica-se aos estudos referentes ao Desempenho Acadêmico de Crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC); Educação Inclusiva; Educação Especial; Políticas e Práticas Educacionais Inclusivas,; Educação a Distância; Educação Física. Aprovado no Doutorado em Educação pela UFAM/PPGE no edital n° 001/2021 (não atuante). Professor orientador na URANO Assessoria Acadêmica (@urano.academic). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3715-4102 e-mail: renanrodrigues.ufam@gmail.com. 

Prof.ª Dr.ª Iolete Ribeiro da Silva

FACED/FAPSI

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Professora Visitante na Universidad Nacional Entre Ríos (UNER)/Argentina (2022). Filiada à Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. Integrante do Núcleo de Estudos Afro Indígena e líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e processos de desenvolvimento dos povos amazônicos. Fui integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP (2020 a 2022), Conselheira (de 2017 a 2020) e Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes - CONANDA (2020), Presidenta do Conselho Regional de Psicologia da 20 Região (AM, AC, RR e RO), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social, Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia.

Prof. Dr. João Luiz da Costa Barros

UFAM/FEFF

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2012). Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2005). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1987). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário FAMETRO (2023). Atuou como professor de Educação Física na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular da Educação Básica por mais de 25 anos. É professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. Professor permanente no curso de Pós-graduação stricto sensu em Educação - PPGE/UFAM.

Priscila Thayane de Carvalho Silva

IFAM

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia UFAM (2015). Bacharel em Serviço Social (UFAM,2011). Especialista em Gestão de Políticas Públicas (FAMETRO, 2013). Especialista em Educação Ambiental (UFAM, 2016). Foi consultora no Núcleo de Socioeconomia -NUSEC pela UFAM entre 2013 e 2014. Atuou como professora de pesquisa na Faculdade Tahiri e como Assistente Social na escola ADCAM entre 2012 e 2013. Atualmente é Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM (Reitoria/Manaus). Tem experiência na área de Serviço Social e Educação, Serviço Social e área ambiental, Assessoria e Consultoria Social em Segurança Pública, Saúde e Serviço Social Jurídico. Trabalha com temáticas voltadas as Políticas Sociais Públicas, Ambientais,Saúde, Assistência Social e Educação, Direitos Humanos, Diversidade Sexual e Gênero e Políticas Afirmativas.

Luan Luiz Pereira Batista

UFAM/FACED

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2023). É editor da Revista Amazônida (Qualis B1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Atua como Professor Voluntário do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas. Atua como Secretário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Áreas de atuação: filosofia da ciência; marxismo; dialética da natureza; fronteiras da teoria social com as ciências da natureza. 

Prof.ª Dr.ª Fabiane Maia Garcia

UFAM/FACED

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Vice diretora da FACED/UFAM, presidente da CGRRDE e Vice-presidente Norte da Anped. Em 2022 participa como pesquisadora visitante na Kingston University London. Foi coordenadora Nacional do Forpred (2019-2021), foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (2017-2022), foi presidente do Forpred-Norte(2018-2019). Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia. As pesquisas desenvolvidas possuem financiamento direto da FAPEAM, CAPES e CNPq. ORCID ID https://orcid.org/0000-0003-0121-0416

Prof.ª Dr.ª Hellen Cristina Picanço Simas

UFAM/PPGE

Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela (2022-2023). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas. Membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística ? ABRALIN. Membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2022-2024). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Comunicação, Educação, Linguística Indígena e Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana. E-mail:hellenpicanco@ufam.edu.br.

Lena Andrea Lima Muniz

FAMETRO

Economista (CIESA/2007). Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia (UFAM/2012). Especialista em Gestão de Pessoas, Mercado e Tecnologia (IFAM/2007). Graduanda em Gestão Ambiental (UNIASSELVI/2020). É Conselheira efetiva do Conselho Regional de Economia do Estado do Amazonas. Economista projetista cadastrada no Banco da Amazônia com experiência na Elaboração de Projetos Técnicos de Viabilidade Econômica-Financeira para instituições privadas e públicas. Foi Professora substituta na Universidade Federal do Amazonas (FES) e Professora Assistente na Universidade do Estado do Amazonas (ESO).

Sandro Nery Simões

FAMETRO

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), Especialista em Direito Material e Processual Tributário (2013) pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), Bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV) - 2010 e Bacharel em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2011), Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) 1998, Professor credenciado da Escola de Serviço Público do Espírito Santo - Dimensão Jurídica. Atualmente, é Professor nas seguintes instituições de ensino: Instituto Metropolitano de Ensino (IME) e da Faculdade Amazonas (FA), todas situadas em Manaus. Pesquisador do Grupo Estado, Democracia Constitucional e Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), autor do livro "Estado moderno e Constitucionalismo Plurinacional Andino" e de artigos jurídicos. Advogado atuante nas áreas de Direito Civil, Direito Administrativo e Direito Constitucional Atua principalmente nos seguintes temas: Direitos e Garantias Fundamentais, Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Teoria Geral do Estado e Direitos Culturais.

Gilson Allefy

UFAM/FACED

Doutorando PPGE/UFAM;
Me. em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAM);
Professor Seduc-AM.

Grupo de pesquisa Gênero, Trabalho e Educação (GTE)

Catia Lemos

SEMED

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Psicopedagoga pela Faculdade Salesiana D. Bosco. Pedagoga pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Pesquisadora do CNPq. no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia
Diferencial ? NEPPD/FACED/UFAM. Pedagoga da SEMED/Manaus-AM, atuando profissionalmente no Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo. Linhas de Pesquisa de Interesse: Políticas Educacionais; Políticas de Inclusão; Educação Inclusiva; Deficiência Visual e Pedagogia Crítica. Palestrante e Consultora Educacional na área da Educação Inclusiva. Disciplinas ministradas no Ensino Superior: Psicologia da Educação I e II; Sociologia de Educação I e II; Psicopedagogia; Atividades Lúdicas da Infância; Projeto de Pesquisa; Teoria e Prática da Educação Especial. catia_lemos77@hotmail.com. Contato: (92) 99133-7292.

Geyse Pattrizzia Teixeira Sadim

UFAM/FACED/PPGE e NEPPD

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Desde 2011, é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD/UFAM. Temas de
interesse: Política Educacional, Educação Inclusiva e Autismo.

Samia Darcila Barros Maia

SEDUC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte (2012), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (2013), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/UFAM na Área de
concentração: Linha 4 - Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico (2020), com pesquisa financiada na modalidade de bolsa de Pós-Graduação FAPEAM. Atualmente é professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas - SEDUC/AM, cursando doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE/UFAM na Área de concentração: Linha de Pesquisa 3: Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia, com pesquisa financiada na modalidade de bolsa de Pós-Graduação FAPEAM, é integrante do Laboratório de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia-FEFF/UFAM. Atuando com os seguintes temas: Percepção Docente, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação(TDC), Intervenção Pedagógica, Educação e Inclusão Escolar. https://orcid.org/0000-0003-0863-1432 _ e-mail: samia.darcila@gmail.com.

Maisa Lemos de Lima

SEMED Presidente Figueiredo

Maisa Lemos de Lima, natural de Manaus, Pedagoga, Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas, pelo Programa de Pós-graduação em Educação- PPGE, na Linha 4 - Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico, professora da rede Municipal de Ensino de Presidente Figueiredo, Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Amazonas/ ISEAMA , em PROEJA pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ IFAM, Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ IFAM, Docência do Ensino Superior - pela Universidade
Católica Dom Bosco - UCDB, Coordenação Pedagógica pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB e membro do Conselho Municipal de Educação de Presidente Figueiredo. licenciada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas/ UEA, em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas/ UFAM e Pedagogia pela Faculdade Latino - Americana de Educação - FLATED.

Rosangélica Sanchez Gutierrez

UFAM/FACED

Possui graduação em Licenciatura en Educación Especial - Universidad Pedagógica Nacional
Francisco Morazán (2018). Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área
de Educação, com ênfase em Educação

Marcio Jesus Vieira Bernardo

UFAM/FACED

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2003), graduação em Filosofia pelo Centro de Estudos do Comportamento Humano (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Professor Adjunto IV do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação/UFAM. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação/UFAM.

Profª Dra. Persida da Silva Ribeiro Miki

UFAM/FACED

Possui Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco (2014). Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2000). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991). Atualmente é professora associada III da Universidade Federal do Amazonas e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação - UFAM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa educacional, história da educação, história da educação infantil, formação de professores, metodologias educacionais, planejamento, estágio e TCC

Prof. Dr. Fábio Souza Corrêa Lima

UFAM/FACED

Atua como professor de História da Educação do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação (DTF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da UFAM. Foi professor Substituto da Faculdade de Educação da UFRJ e do Instituto de Educação Carmela Dutra. Tem por base as graduações em História pela UFF (Licenciatura e Bacharelado) e em Filosofia pela UFRJ (Licenciatura e Bacharelado). É Mestre e Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ, seguindo a na linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais. Pesquisador com projetos ligados ao Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES/ UFRJ) e ao Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Desafios Amazônicos - UFAM. Associado a ANPEd, a ANPUH e a SBHE.

Fabrício Valentim da Silva

UFAM

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), Doutor em Educação - Université de Montréal (2019), Professor Adjunto IV no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM); Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFAM. Atuando principalmente nas questões de Análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos, Educação de Jovens e Adultos, História da Educação, Política, Educação e Cidadania e Educação Patrimonial. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED/ICET/UFAM). Coordenou o Projeto de Pesquisa Edital N. 003/2020 - PAINTER-FAPEAM, Uma agenda de pesquisa para a EJA: Análise de conteúdo de livros didáticos para a alfabetização de jovens e adultos em Itacoatiara-AM. Membro da Rede de Pesquisa Juventude e Ensino Médio - JUVEM. Atua no projeto Itinerários formativos e projetos de vida no novo ensino médio: processos, propostas e sujeitos (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 40/2022 PRÓ-HUMANIDADES). Coordena o curso de Pedagogia ICET UFAM (Port. N. 1782 de 4/11/2021).