DATA: 14/05 – Terça-feira
HORÁRIO: 16h às 18h

Todos os Minicursos ocorrerão no mesmo horário e os participantes devem se inscrever aqui no site paralelamente à inscrição ao evento.

 


MC1 - Desenvolvimento do uso de estratégias de leitura nos anos iniciais: caminhos para o sucesso na compreensão leitora


Danielle Baretta e Caroline Bernardes Borges (PUCRS)

Apoiado em fundamentos psicolinguísticos, o minicurso tem por objetivo estabelecer uma conexão entre estudos acadêmicos e práticas da sala de aula, considerando o desenvolvimento de estratégias de leitura. Para tanto, serão apresentados pressupostos teóricos referentes à compreensão e ao processamento da leitura, relacionando teoria e prática por meio da descrição de atividades didáticas elaboradas para alunos do Ensino Fundamental I.

 


MC2 - De som a som a caminho da alfabetização: a importância da consciência fonológica na educação infantil


Ana Paula Rigatti Scherer (UFRGS)

A proposta deste minicurso é de proporcionar aos participantes conhecimento a respeito da importância da consciência fonológica no período da educação infantil desde a percepção do som do bebê no útero materno até a sua "concretização" na fala e sua relação com a escrita e a leitura anos mais tarde.

 


MC3 - Neurociência e Inclusão: Estratégias Pedagógicas para a Alfabetização da Criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro do Autismo


Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)

Este minicurso irá abordar de maneira transdisciplinar as contribuições da neurociência, da neuropsicologia e da área da inclusão com relação ao processo de alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual, síndromes e transtornos. O objetivo é instrumentalizar os professores com estratégias pedagógicas pautadas na Educação Cognitiva para o êxito na alfabetização deste público. Serão apresentadas possibilidades de estimulação, atividades e  de avaliação deste processo.

 


MC4 - Textos de curiosidade científica nas salas de aula de anos iniciais


Vera Wannmacher Pereira e Patrícia Valente (PUCRS)

Compartilhar, com professores, conhecimentos sobre trabalho de leitura com textos de curiosidade científica para crianças de anos iniciais da Educação Básica. Para tanto, constituem-se em tópicos do curso: gêneros textuais; tipos (sequências dominantes) de texto; funcionamento do texto de curiosidade científica; compreensão e processamento da leitura; e consciência linguística com ênfase na consciência textual. Paralelamente à exposição teórica desses tópicos são apresentados e discutidos procedimentos linguístico-pedagógicos para sua aplicação no trabalho de ensino da leitura na escola.

 


MC5 - Alfabetização + Neurociências: Portfólios Didáticos e Materiais Lúdicos como caminho metodológico


Angela Chuvas Naschold (UFRN)

No intento de acionar o gosto e o prazer de aprender brincando de forma séria, este minicurso dirige-se a profissionais que trabalham com crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A partir de pressupostos teóricos surgidos nas últimas décadas na área das Neurociências da Leitura, em interface com a Educação e a Psicolinguística, serão apresentados Portfólios Didáticos de histórias, poemas e parábolas. Mediante a utilização de recursos, tais como: vídeos, filmes e músicas, em intertexto com variados tipos e gêneros textuais, enfatizam-se os aspectos gráficos, fonológicos, mórficos, semânticos, sintáticos e pragmáticos da língua portuguesa.

 


MC6 - A poesia e o leitor: a consciência fonológica no trabalho do alfabetizador


Gabrielle Perotto e Patrícia Andrade Neves (PUCRS)

Como visto em recentes pesquisas, a chave da alfabetização está na consciência fonológica. O presente minicurso tem como objetivo a troca de experiências, baseadas nos estudos sobre a consciência fonológica – teoria e prática. Na teoria, serão abordados os aspectos relevantes dessa área de estudo, trazendo os estudos recentes sobre o tema.  Para contemplar a parte prática, serão apresentados exemplos de atividades didáticas com poesia, que abordam a consciência fonológica e podem ser realizadas com alunos na fase da alfabetização, auxiliando no seu desenvolvimento e proporcionando melhores resultados nessa fase tão importante da formação do leitor.

 


MC7 - Escrita, ditado metalinguístico e ensino da ortografia


 Otília Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação)

O Português recorre a um sistema de escrita alfabética. Aprender a escrever é aprender os sons, as letras correspondentes, os sinais auxiliares de escrita (acento gráfico, cedilha, til). Mas o conhecimento ortográfico é suportado em conhecimento linguístico: incluindo conhecimento fonológico, morfossintático e semântico (Sousa, 2015). Por isso, aprender a escrever palavras corretamente é, também, pensar a gramática e ensinar a escrita é, igualmente, ensinar gramática para escrever com correção ortográfica – fonologia, morfologia, sintaxe, semântica. Neste curso, apresentamos um estudo e experimentamos as estratégias usadas no ensino da ortografia e da gramática. Pretende-se refletir sobre práticas de ensino da ortografia, identificar zonas de dificuldade do Português do Brasil e favorecer o desenvolvimento profissional dos professores. A estratégia usada no ensino da ortografia e da gramática é o ditado metalinguístico (Nadeau & Fisher, 2014; Cravo, 2014, Sousa, 2014, Sousa, Costa & Nadeau, 2015). O objetivo do ditado, como é realizado nesta abordagem, não é fazer o levantamento dos erros dos alunos, mas desenvolver a consciência linguística e a consciência das estratégias a usar perante dificuldades de escrita. Para isso abordam-se as dificuldades de escrita com uma metodologia de resolução de problemas, recorrendo-se à interação entre pares e à discussão sobre dúvidas e modos de resolver problemas ortográficos para favorecer a aprendizagem refletida da escrita de palavras.

 


MC8 - Leitura compartilhada & educação para a leitura


Rosângela Gabriel (Universidade de Santa Cruz do Sul)

Em nosso encontro, buscaremos exercitar a arte de compartilhar leituras. Simultaneamente, buscaremos responder a algumas questões fundamentais sobre a prática da leitura compartilhada: Qual a sua relevância? Qual o impacto no desenvolvimento da criança? Desde quando e como ler juntos? Qual a frequência ideal da leitura compartilhada? Como melhorar o impacto da leitura compartilhada praticada em casa ou na escola? Como a leitura compartilhada pode ajudar as crianças na aprendizagem da leitura autônoma? Como o desenvolvimento da compreensão oral por meio da leitura compartilhada auxilia no desenvolvimento da compreensão leitora autônoma? Cada participante está convidado a trazer questões sobre o tema, para que compartilhemos leituras e experiências.