DATA:15/05 – Quarta-feira
HORÁRIO: Das 16h30 às 18h30

Todos os Simpósios ocorrerão no mesmo horário e os participantes devem se inscrever aqui no site paralelamente à inscrição ao evento.

 


S1: Avanço das metodologias de pesquisa em leitura


Coordenação: Adriana Riess  (UNISC/RS)

Este simpósio tem o objetivo de apresentar as metodologias de pesquisa mais recentes que a área da leitura e alfabetização têm utilizado. Há muitas metodologias que partem de um pressuposto das ciências cognitivas, em especial, as tecnologias desenvolvidas pelos estudos neurais que demonstram resultados muito produtivos para o avanço do conhecimento na área. Por exemplo, a tecnologia de eyetracking (rastreamento dos movimentos oculares) e os aparelhos de neuroimagem, tais como o ERP (event-relatedpotentials,fMRI (imagem funcional de ressonância magnética) entre outros, são capazes de captar informações sobre as alterações físicas durante uma tarefa cognitiva realizada. No caso da leitura, o uso dessas metodologias é ainda recente no Brasil, nesse sentido, interessa reunir pesquisadores que lançam mão desses recursos para uma ampla discussão na área.

 


S2: Ensino da leitura nos anos iniciais, com apoio em tecnologias múltiplas


Coordenação: Vera Wannmacher Pereira e Patrícia Valente (PUCRS)

Conforme dados oficiais, sabe-se das dificuldades de leitura evidenciadas pelas crianças que frequentam classes dos anos iniciais. Estudos sobre esse tema vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores de diversas áreas – Linguística, Psicologia, Educação, estabelecendo interfaces produtivas entre essas áreas e buscando apoio nas múltiplas tecnologias virtuais e não virtuais, de modo que contribuam para o atendimento a essas dificuldades evidenciadas pelos alunos. Neste simpósio o objetivo é oportunizar a interessados a apresentação de comunicações que se caracterizem pelo desenvolvimento de estudos e experiências no âmbito da leitura e seu ensino, utilizando tecnologias múltiplas. Essas comunicações podem estar apoiadas teoricamente em diferentes modelos e terem origem nas áreas de conhecimento referidas. Cada comunicação deve conter os objetivos do estudo ou da experiência realizados, os fundamentos que os sustentam, a metodologia utilizada e os resultados em obtenção, se em andamento, ou já obtidos.

 


S3 - A consciência linguística, diagnóstico, ensino e intervenção


Coordenação: Ronei Guaresi (UESB)

Neste simpósio serão aceitos para divulgação estudos concluídos ou em fase de conclusão que contemplem como descritores a consciência linguística ou algum de seus componentes (fonológico, morfológico, sintático, textual, etc.), e aspectos do âmbito do ensino inicial de língua portuguesa como língua materna. Os estudos podem envolver ensino, predição de aprendizado, diagnóstico ou intervenção em caso de aprendizado abaixo do esperado.

 


S4 - Alfabetização e Cognição Visuoespacial


Coordenação: Antonio Pereira (UFBA)

A escrita foi inventada há apenas 5.000 anos e, consequentemente, não houve tempo suficiente para a evolução biológica de um sistema neural específico para o reconhecimento rápido do texto escrito. A leitura de textos depende da aquisição de habilidades auditivas e visuais s que permitam o mapeamento do código ortográfico na sua contrapartida fonológica. No domínio ortográfico, a leitura fluente depende do desenvolvimento de circuitos visuais especializados na detecção de letras e na habilidade de transitar entre estratégias de processamento global (holístico/configural) e local(/procedural).O objetivo deste workshop é apresentar resultados de pesquisas e discutir temas que abordam o papel da cognição visuoespacial na aquisição da competência leitora. Embora a dislexia seja popularmente caracterizada por distúrbios no processamento fonológico e transcrição grafema-fonema, existem várias evidências de uma associação com problemas no desenvolvimento de habilidades visuoespaciais, tal como controle de atenção visual, manipulação mental de imagens visuais e memória operacional visual. Entretanto, o treinamento de habilidades visuoespaciais é normalmente negligenciado no ambiente escolar, apesar de existirem vários estudos que comprovam sua importância para o aprendizado de disciplinas na área de ciências, matemática e tecnologia.

 


S5 – Etno-literatura e diversidades


Coordenação: Maria de Fátima Garcia

Este simpósio tem por objetivo trazer os diálogos entre as escritas etnoliterárias (negras, indígenas, ciganas, dentre outras) e as pluridiversidades (culturas, gênero, sociais) em relação com o processo de formação do e da leitora, desde a alfabetização. O objetivo do diálogo pauta-se em refletir as maneiras em que  a etnoliteratura contribui com a constituição das diversas identidades em processo de negociação nos espaços escolares. Este simpósio acolhe trabalhos em que as questões de leitura e escrita se relacionem com as questões relativas às identidades culturais, espaciais e territoriais, discriminação, entre outros. Imigração, gênero, sexualidade, raça, etnia, religião, língua, espaços/territórios são os principais fatores e temáticas que desencadearam um processo de mobilização e discussão sobre a diversidade, sendo que em vários contextos eles estão interrelacionados ou interseccionados.

 


S6 – Pesquisa em processamento da leitura e translações para a educação


Coordenação: Janaína Weissheimer (UFRN)

Este simpósio aceita trabalhos de pesquisa em linguística teórica, sociolinguística, psicolinguística e neurociência da linguagem, que enfocam o processamento da leitura em L1 ou L2 com translações para a educação básica e superior.

 


S7 – A narrativa verbo-visual no contexto do ensino-aprendizado da leitura


Coordenação: Marly Amarilha e Sayonara Fernandes da Silva (UFRN)

Os livros de ficção destinados às crianças exploram, cada vez mais, as articulações entre as linguagens verbal e a visual. A progressiva presença de imagens nessas produções faz surgir um texto que se realiza na interdependência entre as duas linguagens: a verbal e a visual. Assim, quando o leitor mirim de depara com um livro dessa natureza é desafiado a percorrê-lo com sua percepção visual e com seu domínio linguístico. Objeto presente nas escolas, desde a educação infantil, os livros de ficção para a infância postulam abordagem multimodal no processo de ensino e aprendizagem. Este simpósio acolhe estudos e pesquisas que teorizam e problematizam esse contexto de ensino e aprendizado que o livro de ficção para a infância apresenta, considerando o necessário percurso no visual e verbal que essas produções possibilitam.


S8 – Crianças com deficiência e os processos de alfabetização: igualdade de oportunidades


Coordenação: Luzia Guacira dos Santos Silva (UFRN)

Considerando que a linguagem é um dos importantes meios de inclusão na sociedade, bem como a importância de compartilhar estratégias pedagógicas de ensino que favoreçam a aquisição da leitura e escrita por crianças com deficiências sensoriais, autismo, intelectual, nesse simpósio serão discutidos estudos que contemplem aspectos ligados tanto ao conteúdo como à forma de desenvolvimento do tripé temático: inclusão escolar/aquisição da leitura e escrita/pessoas com deficiências. Para tanto, serão aceitos relatos de estudos e pesquisas concluídas ou em andamento realizadas na área.

 


S9 - Neuroeducação, aprendizagem e inclusão


Coordenação: Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)

Este simpósio está aberto à pesquisas e relatos de experiências baseados nos conhecimentos da neuroeduação aliados à propostas de ensino para a aprendizagem dos alunos que possuem trantornos de aprendizagem, TDAH, deficiência intectual, transtorno do espectro do autismo, dentre outros. Também serão aceitos trabalhos que abordem a aprendizagem de crianças sem deficiência ou que aborde a inclusão de maneira mais ampla.

 


S10 - Diversificação e inovação na alfabetização e em temas de interface


Coordenação: Angela Chuvas Naschold

Neste simpósio, discutiremos um trabalho que integra a consciência fonológica e fonêmica ao uso da literatura infantil autêntica nos períodos iniciais da alfabetização, sem desconsiderar o ensino de palavras automáticas ou padrões ortográficos mais complexos a partir de unidades significativas, como os nomes pessoais, dos colegas e das letras. O simpósio também está aberto para  a apresentação de estudos, relatos, experiências e pesquisas concluídas ou em andamento que abordem as demais áreas e temas curriculares que com a leitura, a escrita e a oralidade se encontrem relacionados.