5ª Jornada Internacional de Alfabetização


"DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO LEITORA NA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL"


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, nos dias 14 e 15 de maio de 2019 em Natal (RN), a 5ª Jornada Internacional de Alfabetização.

A Jornada Internacional de Alfabetização, iniciada regionalmente há 15 anos na PUCRS (Rio Grande do Sul), já foi realizada em diferentes locais do Brasil UFRN (Natal) e UFSC (Florianópolis) e do exterior UMinho (Braga) e IPL (Lisboa), tendo se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática do desenvolvimento da leitura e da escrita.

Em 2019, tendo como tema "DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL", a Jornada Internacional de Alfabetização será realizada pela quinta vez na UFRN, tendo além da UFRN, como universidades coordenadoras a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Estado da Bahia (UESB), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

O objetivo do evento é contribuir para a discussão sobre os desafios que se apresentam à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica, onde é necessário formar pessoas capacitadas para desenvolver a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade do século XXI.

Neste contexto, os conhecimentos e as metodologias ligados aos aspectos gráficos, fonológicos, morfológicos, semânticos, sintáticos e pragmáticos da alfabetização, bem como os aspectos ligados à Ciência da Educação e ao estado da arte da emergência de uma nova Ciência da Leitura, serão o foco das discussões nesta 5ª Jornada Internacional de Alfabetização.

O evento está organizado em conferência internacional, mesas-redondas, minicursos e workshops ministrados por especialistas nacionais e internacionais da área da leitura e da escrita, contando também com sessão de pôsteres e de simpósios para a apresentação oral de resumos de pesquisas, relatos, estudos e experiências dos inscritos no evento. Os resumos de trabalhos apresentados pelos participantes serão publicados digitalmente em Livro de Resumos com ISBN.

Local de Realização: Auditório Oto de Brito Guerra, localizado na Reitoria da UFRN.

Prazo de Inscrição: Até 01 de Maio ou até que todas as vagas sejam ocupadas (Inscrições limitadas às vagas).

Email Contato: jornadainternacionalalfabetiza@gmail.com


Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - AUDITÓRIO OTO LARA RESENDE - REITORIA, Lagoa Nova , Natal - Rio Grande do Norte