"DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO LEITORA NA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL"


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, nos dias 14 e 15 de maio de 2019 em Natal (RN), a 5ª Jornada Internacional de Alfabetização.

A Jornada Internacional de Alfabetização, iniciada regionalmente há 15 anos na PUCRS (Rio Grande do Sul), já foi realizada em diferentes locais do Brasil UFRN (Natal) e UFSC (Florianópolis) e do exterior UMinho (Braga) e IPL (Lisboa), tendo se firmado como um espaço qualificado de discussão da temática do desenvolvimento da leitura e da escrita.

Em 2019, tendo como tema "DA DECODIFICAÇÃO À COMPREENSÃO LEITORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL", a Jornada Internacional de Alfabetização será realizada pela quinta vez na UFRN, tendo além da UFRN, como universidades coordenadoras a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade do Estado da Bahia (UESB), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

O objetivo do evento é contribuir para a discussão sobre os desafios que se apresentam à formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores em uma sociedade cada vez mais grafocêntrica, onde é necessário formar pessoas capacitadas para desenvolver a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade do século XXI.

Neste contexto, os conhecimentos e as metodologias ligados aos aspectos gráficos, fonológicos, morfológicos, semânticos, sintáticos e pragmáticos da alfabetização, bem como os aspectos ligados à Ciência da Educação e ao estado da arte da emergência de uma nova Ciência da Leitura, serão o foco das discussões nesta 5ª Jornada Internacional de Alfabetização.

O evento está organizado em conferência internacional, mesas-redondas, minicursos e workshops ministrados por especialistas nacionais e internacionais da área da leitura e da escrita, contando também com sessão de pôsteres e de simpósios para a apresentação oral de resumos de pesquisas, relatos, estudos e experiências dos inscritos no evento. Os resumos de trabalhos apresentados pelos participantes serão publicados digitalmente em Livro de Resumos com ISBN.

Local de Realização: Auditório Oto de Brito Guerra, localizado na Reitoria da UFRN.

Prazo de Inscrição: Até 01 de Maio ou até que todas as vagas sejam ocupadas (Inscrições limitadas às vagas).

Email Contato: jornadainternacionalalfabetiza@gmail.com


Data do evento

14 de maio de 2019, 08h00 até 15 de maio de 2019, 18h30

Local do evento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - AUDITÓRIO OTO LARA RESENDE - REITORIA

Lagoa Nova , Natal - Rio Grande do Norte