S1: AVANÇO DAS METODOLOGIAS DE PESQUISA EM LEITURA

COORDENAÇÃO: ADRIANA RIESS (UNISC/RS)


1) LIVRO A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DAS PARTICULARIDADES REFERENCIADAS

(GISELLY COSTA SANTOS)

2) NEUROCIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO: APRENDER A LER, UMA REVOLUÇÃO NO CÉREBRO HUMANO

(MARIA SILMA LIMA DE BRITO, MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA)

3) LITERATURA INFANTIL: APRENDIZAGENS NA PRÁTICA PARA FORMAR LEITORES

(SAMANTA DA SILVA COSTA)

4) A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

(LÚCIA VEIGA SCHERMACK)

5) A LITERATURA INFANTIL COMO FONTE NORTEADORA NO PROCESSO NA FORMAÇÃO DE LEITORES NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(GOMES,LÍDIA DA COSTA,UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, IBRAPES/UVA/RN.)

6) PRODUZINDO UM LIVRO PARADIDÁTICO

(IZABEL CRISTINA DA SILVA)

7) A ALFABETIZAÇÃO POR UM CAMINHO DE DESNATURALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

(ALBINO, IVONE BRAGA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UFRN)

8) O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DE FÁBULAS POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL 

(ANGELA NASCHOLD, PRISCYLLA EMELINE SILVA DUARTE, ALINA GALVÃO SPINILLO, LEIDY JOHANA PERALTA MARÍN)

 


S2 - ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS, COM APOIO EM TECNOLOGIAS MÚLTIPLAS

COORDENAÇÃO: VERA WANNMACHER PEREIRA E PATRÍCIA VALENTE (PUCRS)


1) JOGOS DE LEITURA E CONSCIÊNCIA TEXTUAL PARA ALUNOS DE 2º ANO

(VERA WANNMACHER PEREIRA, PATRÍCIA MARTINS VALENTE)

2) MUNDO DAS LETRAS: UM APLICATIVO EMBASADO NA CIÊNCIA DA LEITURA PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

(SOUZA, JOSEANE TERTO DE., MALUF, M. R.)

3) PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE ATIVIDADE DESPLUGADA

(MEDEIROS, IVANA LUÍSA FERREIRA DE, SILVA, LIDIANE BEATRIZ RIBEIRO DE SOUSA DA)

4) O USO DAS TIC’S NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTADO DE CONHECIMENTO ENTRE 2015 A 2019

(VIVIANE GUIDOTTI, NATALIA PEREIRA DA SILVA, JOANA DARC DE SOUZA, CLAUDIA STEPHANNY SARAIVA CAMPOS DE SOUSA)

5) O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA FRENTE AOS GÊNEROS DIGITAIS

(JAEL ALVES DA SILVA, ELISANE BARBOSA DE ARAÚJO)

6) AS MÍDIAS INCORPORADAS AO ENSINO DOS GÊNEROS DISCURSIVOS

(WAGNA CRISTINA DA SILVA PEREIRA, MÁRCIA MARIA DO NASCIMENTO)

7) UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM RELATO DE PUREZA/RN

(NOGUEIRA, VIVIANE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UFRN, JERÔNIMO, SELMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UFRN, PEDROSA, IAGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UFRN, LIMA, IVAN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, UFRN)

8) SORVETERIA DAS SÍLABAS: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(GLAUCE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO, KALLINE CRISTINA SOARES DE BRITO ROMEIRO, FRANCISCA ANTÔNIA TAVARES ALVES)

9) O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES DO TRABALHO DOCENTE A PARTIR DA FORMAÇÃO DO PNAIC

(IURE COUTRE GURGEL)

10) ALFABETIZAÇÃO E GAMIFICAÇÃO: O USO DO RPG DE MESA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-METODOLÓGICO NAS SÉRIES INICIAIS

(MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE)

11) FORMAÇÃO DO LEITOR: INSTRUMENTOS DE VERIFICAÇÃO DE COMPREENSÃO LEITORA PARA ALUNOS DE 3º E 4º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

(GABRIELLE PEROTTO DE SOUZA DA ROSA, PATRICIA DE ANDRADE NEVES)

12) PERFIL DE ALUNOS DO 4° E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM COMPREENSÃO LEITORA

(DANIELLE BARETTA, CAROLINE BERNARDES BORGES)

 


SIMPÓSIO 3 - A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA, DIAGNÓSTICO, ENSINO E INTERVENÇÃO

COORDENAÇÃO: RONEI GUARESI (UESB)


1) CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E APRENDIZAGEM DA LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

(NAKITA ANI GUCKERT MARQUEZ, DALVA MARIA ALVES GODOY)

2) FERRAMENTA DE IDENTIFICAÇÃO DO NÍVEL DE APROPRIAÇÃO DO SISTEMA ALFABÉTICO DE ESCRITA PARA A LÍNGUA PORTUGUESA

(LUCIMAURO PALLES DA SILVA, RONEI GUARESI)

3) RELATO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM OS NÍVEIS DE LEITURA E A PSICOGÊNESE

(NATÁLIA PEREIRA DA SILVA, MARIA JUCIRLEIDE AFONSO HENRIQUES DE PAIVA, VALQUIRIA ALVES DA COSTA, NAYARA MAÍLA HENRIQUE DA SILVA)

4) FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM FORTALEZA: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA

(HENRIQUETA ROCHA DE ABREU, JEANE PEREIRA DANTAS)

5) CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

(FRANCISCA BENTO DA SILVA, SANDRA DO NASCIMENTO SALES, POLIANA EPAMINONDAS VIEIRA, VANICE MIGUEL DA SILVA VIEIRA)

6) A RIQUEZA LEXICAL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS RECÉM-ALFABETIZADOS

(ELIAN DA SILVA SANTOS, EDUARDO CALIL)

7) OCORRÊNCIAS DE TERMOS LINGUÍSTICOS NA FALA DA PROFESSORA E DOS ALUNOS: ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES DESSES TERMOS COM AS ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS EFETIVADAS DURANTE PROCESSOS DE ESCRITURA A DOIS

(SALEZIA MAGNA DE OLIVEIRA COSTA, EDUARDO CALIL)

8) A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS FONOLÓGICOS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

(ALMEIDA, ANA ASIA ALVES, XAVIER, RENATA ARAGÃO, SENA, MARIA HELOISA CÃMARA)

9) OS PORTFÓLIOS COMO RECURSOS PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

(AURINETE ALVES NOGUEIRA)

10) O PAPEL DA ESTRUTURA SILÁBICA DO PORTUGUÊS NO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

ANA ÁSIA ALVES, CARVALHO, WILSON JÚNIOR DE ARAÚJO) 11) A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA: CAMINHOS A SEREM TRILHADOS A PARTIR DA FASE PRÉ-SILÁBICA

(PATRÍCIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA, NARJARA THALEYA DE GOIS BARRETO)

12) AVALIAÇÃO DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ALFABETIZAÇÃO

(GRAZIELLE FRANCIOSI DA SILVA, DALVA MARIA ALVES GODOY) A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA, DIAGNÓSTICO, ENSINO E INTERVENÇÃO

 


S4 - ALFABETIZAÇÃO E COGNIÇÃO VISUOESPACIAL

COORDENAÇÃO: ANTÔNIO PEREIRA (UFBA)


 

1) O USO DAS TIC’S NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTADO DE CONHECIMENTO ENTRE 2015 A 2019

(VIVIANE GUIDOTTI MACHADO, CLAUDIA STEPHANNY SARAIVA CAMPOS DE SOUSA, JOANA DARC DE SOUZA, NATALIA PEREIRA DA PEREIRA)

2) A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS COMO FERRAMENTA VISUOESPACIAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM.

(NATÁLIA PEREIRA DA SILVA, NATAELY PEREIRA DA SILVA, ERIKA PAULINO SILVA, CLAUDIA STEPHANNY SARAIVA CAMPOS DE SOUSA)

3) A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(GOMES DA SILVA, GIZELDA)

4) A ESCRITA DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA AMOSTRAGEM DA ABORDAGEM PSICOGENÉTICA NA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ - RN

(SIMONE BATISTA COSTA SARMENTO, LUCIELTON TAVARES ALMEIDA, GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM)

5) O CORPO E SUAS IMPLICAÇÕES NA MATERIALIZAÇÃO DO GRAFISMO E DA LEITURA: UM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

(SARA MARIA PINHEIRO PEIXOTO, FABYANA SOARES DE OLIVEIRA, ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA, MARIA APARECIDA DIAS)

6) RELATO DE VISITA AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA - NEI-CAP/UFRN

(MILENA GUERRA ANGÉLICO, DAYANA TAVARES DE OLIVEIRA RAMALHO, GIOVANA DE OLIVEIRA FREITAS, KATIANE LIMA DE OLIVEIRA)

 


S5 – ETNO-LITERATURA E DIVERSIDADES

COORDENAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA GARCIA E HUMBERTO RABELLO


1) NÃO CHORE MENINA... NÃO CHORE: PERSPECTIVA TEÓRICA DA APRENDIZAGEM

(VIEIRA, VANICE MIGUEL DA SILVA, SALES, SANDRA NASCIMENTO, SILVA, FRANCISCA BENTO, VIERA, POLIANA EPAMINONDAS)

2) A LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA A PARTIR DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DE LITERATURA.

(FRANCISCO ALBERTINO GOMES, IRIS RÉGIS OLIVEIRA DE CARVALHO)

3) LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

(JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO, BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO)

4) MINHA COR TEM HISTÓRIA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO.

(IANY ALVES DA COSTA)

 


S6 – PESQUISA EM PROCESSAMENTO DA LEITURA E TRANSLAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO: JANAÍNA WEISSHEIMER (UFRN)


1) NEUROFEEDBACK: A NEUROCIÊNCIA APLICADA AJUDANDO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

(NERY ADAMY, VALDENILSON RIBEIRO RIBAS, RENATA DE MELO GUERRA RIBAS)

2) PROJETO ALFABETIZAÇÃO: O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE LEITURA E DA LÍNGUA ESCRITA

(LUANA FURTADO DA SILVA)

3) ENTONAÇÃO NA RELAÇÃO ENTRE FLUÊNCIA E COMPREENSÃO

(CRISTIANE VIEIRA COSTA ABREU, RONEI GUARESI)

4) O HÁBITO DA LEITURA DESPERTADO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS EM DOIS PROJETOS DE O EXTENSÃO

(JANETE MACHADO BRUNO)

 


S7 – A NARRATIVA VERBO-VISUAL NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZADO DA LEITURA

COORDENAÇÃO: MARLY AMARILHA E SAYONARA FERNANDES DA SILVA (UFRN)


1) REPRESENTAÇÕES DA CULTURA AFRICANA NA LITERATURA INFANTIL: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE A LINGUAGEM VERBAL E VISUAL

(DANIELA AMARAL SILVA FREITAS, ARACY ALVES MARTINS)

2) ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA: A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO MEDIADOR E DO LIVRO ILUSTRADO NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

(KENIA ADRIANA DE AQUINO MODESTO-SILVA, ISA MARA COLOMBO SCARLATI DOMINGUES)

3) PROJETO CIRCO DE POESIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN

(GLLAUCE CRISTINA DE ARAÚJO BRANDÃO, CLÁUDIA APARECIDA DE ANDRADE ALVES SILVA, ELIANO FAUSTINO DA SILVA, ANA KALINE DE LIMA MARTINS)

4) COERÊNCIA INTERSEMIÓTICA EM LIVROS DE FICÇÃO INFANTIL

(ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA)

5) ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(JULIE IDÁLIA ARAUJO MACÊDO, BUENA BRUNA ARAUJO MACÊDO)

6) A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO.

(ALINE KELLY ARAUJO DOS SANTOS, GEANE KELE PEREIRA DE LIMA)

7) O PAPEL DAS METÁFORAS NA OBRA “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA” DE ANA MARIA MACHADO À LUZ DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO.

(EDUARDO BRUNO DA COSTA)

8) A PRÁTICA LEITORA DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL

(MARIA GERLAINE BELCHIOR AMARAL)

9) A LITERATURA INFANTIL E DIALOGICIDADE COMO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS

(JACICLEIDE FERREIRA TARGINO DA CRUZ MELO)

10) PROJETO FÁBULAS: VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(JAISE DO NASCIMENTO SOUZA)

 


S8 – CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E OS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

COORDENAÇÃO: LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA (UFRN)


1) TECNOLOGIA ASSISTIVA: UM NOVO OLHAR A CRIANÇA EXTRAORDINÁRIA

(MARIA EMÍLIA CAVALCANTE SILVA, SAULO FRANCISCO DE FIGUEIREDO SANTOS)

2) NEUROEDUCAÇÃO E DISCALCULIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS.

(SAULO FRANCISCO DE FIGUEIREDO SANTOS, MARIA EMÍLIA CAVALCANTE SILVA)

3) O TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO – “DISLEXIA” EM ALUNOS: O RECONHECIMENTO POR PARTE DO PROFESSOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM INCLUSIVA.

(ROXANA SILVA, ENVIRO FERREIRA NETO, FRANCISCO ALEBERTINO GOMES

4) A IMPORTÂNCIA DO PROJETO LEITURA + NEUROCIÊNCIAS FRENTE AOS DESAFIOS DA BNCC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

(SILVA, GERALDO VICENTE DA., SILVA, RENATA MARIA DA.)

5) A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM OBJETOS METAFÓRICOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA.

(SUSELI EURENICE FERREIRA)

6) SABERES NECESSÁRIOS A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NOS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM

(VERÔNICA YASMIM SANTIAGO DE LIMA)

 


S9 - NEUROEDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E INCLUSÃO

COORDENAÇÃO: KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE (UFRN)


1) CORRELAÇÃO ENTRE O HIPERFOCO DO ALUNO TEA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

(CARLA LÚCIO ALVES, JESSYKA NATALYA DE SOUSA CAVALCANTI)

2) ALFABETIZAÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

(PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO, MARIA DO CARMO ANSELMO FERREIRA DE CASTRO)NEUROEDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E INCLUSÃO

3) DISCALCULIA E O ENSINO DA MATEMÁTICA

(RAYANE VIEIRA DOS SANTOS, CRISLLANY RAFAELA DA SILVA BRITO)

4) NEUROCIÊNCIA, APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE

(ISLÂNDIA LIS DE ANDRADE ARAÚJO, KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE)

5) RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DE BAIXO CUSTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAICÓ/RN: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO.

(LADISLENE LÍLIAN DE SOUZA, KÁTIA REGINA LOPES COSTA FREIRE, MARIA LUÍSA DE AZEVEDO FERNANDES)

6) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA LEITURA

(ARIDENIS HENRIQUE RODRIGUES)

7) O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: GERANDO DISCUSSÕES E REFLEXÕES ACERCA DA PRATICA EDUCATIVA

(CLAUDIA STEPHANNY SARAIVA CAMPOS DE SOUSA, JOANA DARC DE SOUZA)

 


S10 - DIVERSIFICAÇÃO E INOVAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E EM TEMAS DE INTERFACE

COORDENAÇÃO: ANGELA CHUVAS NASCHOLD


1) O COCO ENQUANTO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM TRANSDISCIPLINAR: A MÚSICA NOS ENSINA O MUNDO.

(FLAVIANA SANTOS DE LIMA NUNES, RAFAEL ARAÚJO DA SILVA, LARISSA MARIA DE MEDEIROS DANTAS)

2) A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAICÓ/RN

(MARQUES, SUZANA SANTOS NASCIMENTO., CHUVAS, ÂNGELA NASCHOLD

3) LITERATURA INFANTIL LÚDICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A LITERACIA

(SAIARA KELLE DA SILVA ARAÚJO, ÂNGELA CHUVAS NASCHOLD)

4) A IMPORTÂNCIA DO PROJETO LEITURA+NEUROCIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

(SILVA, RENATA MARIA DA., SILVA, GERALDO VICENTE DA.)

5) NOVOS CAMINHOS PARA UMA INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO E APRENDIZAGEM COOPERATIVA

(BARBOSA, MARIA JOSÉ, NASCIMENTO, ANA VICTÓRIA ANSELMO DO, SANTIAGO, NATIELLY DE ALMEIDA)

6) LITERACIA EMERGENTE EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS: UMA BREVE REVISÃO

(ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA PRADO, CAROLINE CAMPOS RODRIGUES DA SILVA, MARIA REGINA MALUF)

7) PSICANÁLISE E ALFABETIZAÇÃO: ÉDIPO ENTRELAÇA ESCRITA CURSIVA E LINGUAGEM.

(COLAO, MAGDA MARIA)

8) PARA ALÉM DAS CIÊNCIAS EXATAS: A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO METODOLOGIA ATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO.

(JAEL ALVES DA SILVA)

9) PEDAGOGIA SOCIAL: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

(ANDRÊSSA GLAUCYARA SILVA RAMOS, HELOISA DA SILVA FERREIRA, GABRIELA CAVALCANTI LUCENA, CINTIA BAIÃO DE BARROS TAVARES)

10) O ENSINO DA ASTRONOMIA E O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(WALISON ARRUDA FERREIRA)

11) NARRATIVAS DE SI: ALICERCE PARA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORAS DA EJA.

(ANETE ALVES DA SILVA NOGUEIRA, FREDY ENRIQUE GONZALEZ)

12) A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

(MARIA CLARA CASTRO DE MELO, SORAYA MARCIANA DE AMORIM JOSINO, JARDÂNIA GARDÊNIA DA SILVA)