DATA: 15/05 – Quarta-feira
HORÁRIO: Das 14h às 16h

Todos os Workshops ocorrerão no mesmo horário e os participantes devem se inscrever aqui no site paralelamente à inscrição ao evento


WS1 - Cantigas, trava-línguas e poemas: caminhos para a criança aprender, se divertindo


Vera Wannmacher Pereira e Patrícia Valente (PUCRS)

O workshop se caracteriza pelo estabelecimento de relação entre teoria/prática e pesquisa/ensino no que se refere ao tema proposto. Desse modo, são caracterizados esses dois gêneros textuais, evidenciando sua adequação para o trabalho nos anos iniciais. Com base nessas informações são apresentadas e examinadas com os participantes atividades pedagógicas com poemas e trava-línguas para serem utilizadas em classes desse nível de ensino com o objetivo de favorecer os processos de decodificação e de compreensão dos alunos.

 


WS2 - E agora, que nível de escrita meu aluno está? Conhecendo outras formas de classificação de escrita.


Ana Paula Rigatti Scherer (UFRGS)

Este workshop pretende apresentar outra forma de classificar a escrita durante o processo de alfabetização, diferentemente de Ferreiro e Teberosky (1985). Ehri (1997) classifica a escrita sob uma perspectiva fonológica e entende que nem sempre o aluno passa pela fase silábica. Neste workshop o participante poderá comparar as duas classificações e verificar qual delas atende às necessidades do processo de aprendizagem do aluno.

 


WS3 - Atividades de leitura para anos iniciais com uso de tecnologias digitais: da teoria à prática


Danielle Baretta e Caroline Bernardes Borges (PUCRS)

O Workshop tem por objetivo apresentar recursos e potencialidades de ferramentas de autoria para a elaboração de atividades interativas de leitura destinadas a alunos dos anos iniciais. De caráter teórico-prático, prevê o treinamento para o uso da plataforma Edilim, um software de autoria de código livre.

 


WS4 - Metáforas: um convite ao prazer e à alegria de alcançar a compreensão do sentido de histórias infantis


Angela Chuvas Naschold (UFRN)

No objetivo de desenvolver a escrita, o prazer pela leitura e a compreensão do sentido de histórias infantis, apresentaremos o trabalho desenvolvido pelo projeto Leitura + Neurociências para que o professor planeje suas atividades em sala de aula utilizando estratégias inovadoras de contação. A ideia é apontar caminhos que utilizem atividades com histórias, de forma a desenvolver as múltiplas leituras que a abordagem metafórica de contação desencadeia no imaginário infantil ao surpreender a criança com aspectos inusitados da narrativa. As metáforas, não são meros elementos de enriquecimento ou de complexidade da linguagem; pelo contrário, são elementos capitais do entendimento e da clarificação da linguagem, portanto, elementos-chave da compreensão leitora. No workshop, serão apresentadas propostas de atividades práticas com histórias infantis que possibilitem a cada contador desenvolver o seu estilo de contação de acordo com as suas potencialidades próprias, e que despertem nas crianças as suas próprias potencialidades de contadores e, consequentemente, de leitores.

 


WS5 - Sequência didática para a prática docente com fábulas - progressão temática e reconto


Gabrielle Perotto e Patrícia Andrade Neves (PUCRS)

O tema abordado no workshop será como trabalhar a progressão temática textual e o reconto, utilizando um dos gêneros textuais com que as crianças mais se familiarizam: a fábula. O intuito será proporcionar aos professores de anos iniciais recursos de ferramentas de autoria para trabalharem esses pontos com seus discentes, em atividades interativas, de forma que proporcionem maior desenvolvimento de leitura nos alunos de anos iniciais. No encontro, será apresentada uma sequência didática, utilizando-se de textos do gênero fábulas, com atividades (jogos digitais e físicos) para serem trabalhados a progressão temática e o reconto, culminando na avaliação dessas atividades, para que o professor as utilize para avaliar seus alunos. São atividades voltadas para o processo de alfabetização e leitura, que podem ser aplicadas em todos os anos iniciais.

 


WS6 - Identificação e intervenção em casos de defasagem/atraso escolar no desenvolvimento do sistema de escrita de Língua Portuguesa como língua materna: em foco o ciclo da alfabetização


Ronei Guaresi e Lucimauro Palles da Silva (UFBA)

Este workshop pretende divulgar e capacitar interessados para a administração de técnicas/ferramentas pedagógicas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado Inicial Típico e Atípico da Leitura e da Escrita e indicadas ao ciclo da alfabetização: a) técnica de identificação do nível de apropriação das correspondências entre fala e escrita; b) técnica de avaliação da taxa de conversão grafofonêmica e c) ferramenta de intervenção denominada Legere. Esse workshop é destinado a pesquisadores, gestores de ensino e professores alfabetizadores.

 


WS7 - Práticas Educacionais Inovadoras e Ferramentas Colaborativas na Educação 3.0


Humberto Rabelo e Danieli Silva de Souza Rabelo (UFRN)

As Tecnologias da Informação e Comunicação desencadearam novos processos de fluxo de informações, que trazem práticas educacionais inovadoras dentro e fora da sala de aula. Ferramentas Colaborativas fornecem alternativas e atendem as expectativas do educador que atua como mediador e facilitador do conhecimento até nas de Redes Sociais, pois elas possibilitam a interação entre as pessoas através do compartilhamento e troca de ideias, socialização de informações e conhecimentos de forma rápida e eficiente. Nesta oficina veremos formas de utilização de ferramentas Colaborativas que podem ser utilizadas nos atuais processos educativos.

 


WS8 - Sons e educação geográfica


Alessandro Dozena (UFRN)

O workshop irá refletir sobre o desenvolvimento cognitivo e o papel dos sons e das músicas no ensino de Geografia, acionando conhecimentos teórico-práticos constitutivos do processo de alfabetização geográfica. Abordar aspectos do processo de aquisição da inteligência espacial mediados pelos sons e pelas músicas. O uso de recursos didáticos musicais específicos à alfabetização geográfica, a exemplo de jogos e brincadeiras com percussão corporal e improvisação, o que permitirá acionar dimensões relacionadas às discussões teóricas sobre identidade e música, e dialogar com as tendências atuais do ensino e aprendizagem em Geografia.