CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

“L'APPRENTISSAGE DE LA LECTURE : DE LA RECHERCHE À L'APPLICATION"

 (Tradução simultânea ao Português)

Conferencista: Jean Émile Gombert (França)

Coordenação: João Batista de Oliveira (Brasil)



 

Jean Émile Gombert é Professor Emérito de Psicologia Cognitiva da Universidade de Rennes onde foi Reitor por duas vezes. Reitor Honorário da Aliança Nacional de Humanidades e Ciências Sociais (ATHENA), Consultor da Conferência de Reitores Universitários (CPU) da França, representando a França no Conselho Superior do Instituto Universitário Europeu de Florença. Preside o Conselho Acadêmico da Universidade de Sorbonne Paris-Cité. Suas pesquisas e estudos se concentram principalmente no desenvolvimento da linguagem e na aprendizagem da leitura por crianças e populações especiais (disléxicos, leitores fracos, analfabetos, surdos, trissômicos). Desenvolve pesquisas inter-linguísticas, sendo autor de centenas de artigos, livros e capítulos de livros científicos.

 

 


MESAS REDONDAS


Mesa Redonda 1 -  A CULTURA LEITORA EM PORTUGAL, A ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenação: Angela Chuvas Naschold (UFRN)

 

 

Otília Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa)

É Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Lisboa e Professora Associada Convidada da Universidade de Lisboa. Possui Doutoramento em Linguística, Semântica, pela Universidade Nova de Lisboa (2001) e Agregação em Educação, Formação de Professores, pela Universidade de Lisboa (2013). Os seus interesses de investigação são: Linguística; Educação; Literacia; Formação de Professores; Texto e Ensino da Escrita. É membro dos seguintes centros de investigação:  UIDEF - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; CIED  Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa.

 

 

João Batista de Oliveira (Instituto Alfa e Beto)

É presidente do Instituto Alfa e Beto, ONG que promove políticas e práticas de educação baseada em evidências. Atuou como professor da rede pública de ensino e lecionou em universidades estrangeiras, entre elas a Stanford University. Ocupou cargos executivos em organismos nacionais e internacionais como a OIT, Banco Mundial e MEC. Como consultor, trabalhou junto a diversos estados e municípios desenvolvendo programas de regularização do fluxo escolar. Foi idealizador dos programas Acelera Brasil e Escola Campeã, ambos patrocinados pelo Instituto Ayrton Senna. Oliveira é psicólogo e Ph.D em Educação pela Florida State University (EUA) e autor de dezenas de livros, entre eles: “A Pedagogia do sucesso” (Saraiva, 2001), “A Escola vista por dentro” (Alfa Educativa, 2002) e “Reforma na educação: por onde começar?” (Alfa Educativa, 2006).

 

 

 


Mesa Redonda 2 - ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO

Coordenação: Antônio Pereira (UFPA)

 

Ana Paula Rigatti Scherer (UFRGS)

Fonoaudióloga, mestre e doutora em Letras (Linguística Aplicada), pós-doutora em Letras e Psicolinguistica. Professora adjunta da Faculdade de Odontologia da UFRGS atuando no Curso de Fonoaudiologia. Coordena o Programa de Extensão Aletra: Grupo de Estudos em Alfabetização e Linguagem.

 

 

 

Rosangela Gabriel (UNISC)

É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade de Santa Cruz do Sul, e Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Oxford, Inglaterra (1999-2000) e Pós-Doutorado na Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica (2015-2016). Suas pesquisas investigam as bases cognitivas da aquisição e processamento da linguagem oral e escrita e suas implicações na educação para a leitura.

 

Ronei Guaresi (UESB)

Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Letras (2012) pela mesma universidade. Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na aquisição e no aprendizado inicial da leitura e da escrita em língua materna. Os temas de interesse em pesquisa são: funcionamento e fisiologia da linguagem no cérebro; aprendizado típico e atípico da leitura e da escrita; preditores linguísticos, cognitivos e psicossociais de aprendizado; compreensão leitora; tecnologia aplicada à educação.

 

 


Mesa Redonda 3: ALFABETIZAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROPOSTAS DE INTERFACE

Coordenação: Alessandro Dozena (UFRN)

 

Angela Chuvas Naschold (UFRN)

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado em Linguística pelo PPG em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Na UFRN desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface Educação, Psicolinguística e Neurociências Cognitivas da Leitura. É pesquisadora convidada do Instituto do Cérebro (UFRN) e Coordena o Curso de Pós-Graduação Alfabetização + Neurociências (UFRN).

 

 

 

Maria Regina Maluf (PUCSP)

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP). É Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain, com pós doutorado pela University of California, Los Angeles (UCLA) e pelo Institut National de la Recherche Pédagogique, INRP-CRESAS, Paris. Foi Presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e Membro da Diretoria da International Association of Applied Psychology. Membro da Academia Paulista de Psicología.

 

 

 

Vera Wannmacher Pereira (PUCRS)

É Bolsista de Produtividade DT do CNPq. Possui mestrado e doutorado em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e pós-doutorado em Psicolinguística. Na Escola de Humanidades: Letras da PUCRS, é docente titular e permanente do PPGL. Desenvolve atividades como professora, pesquisadora e orientadora e coordena o Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia - NUCCLIN, que se caracteriza por trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão. Seus estudos e experiências, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura, estão situados na Psicolingüística e interfaces, utilizando tecnologias, como processos e produtos.