SESSÃO DE PÔSTERES

COORDENAÇÃO: RONEI GUARESI


1) TRABALHANDO A LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS QUATROS EIXOS DE ENSINO: LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE E ANÁLISES LINGUÍSTICAS.

(SILVA, M. J. A. C.)

2) APRENDER A LER: UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

(JOSEFA LUCILA FELIX MOREIRA)

3) AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NUMA CRIANÇA COM DISLEXIA

(LUSIFRAN MATIAS DE SOUSA)

4) AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO SOBRE A VISÃO DO ALFABETIZADOR

(MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES DE OLIVEIRA NEVES, FRANCISCA MARIA PEREIRA, MARIA JANETE BEZERRA DA SILVA, DAYSE ROBERTA LIMA DE SOUZA TEIXEIRA)

5) EXPERIÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO VIVENCIDAS POR UMA EQUIPE DO PIBID PEDAGOGIA

(PRISCILLA FERREIRA DE CASTRO, MARIA AUXILIADORA DA SILVA CAVALCANTE)

6) REFORMA ESTRUTURAL E PEDAGÓGICA DA ESCOLA MUNICIPAL HENRIQUE DE OLIVEIRA FAGUNDES EM PUREZA/RN

(CLEDIANE SABINO DE OLIVEIRA, FRANCINETE CARLOS DE LIMA SILVA, THATIANE MARQUES BATISTA)

7) A APROPRIAÇÃO DAS NOÇÕES DA BASE ALFABÉTICA ATRAVÉS DA CONSCIÊNCIA FONÊMICA

(POLLY ANNIE DE FARIAS COSTA FERNANDES)

8) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE LEITURA E DE ESCRITA EM TESES E DISSERTAÇÕES DO GRUPO DE PESQUISA “ESCOLARIZAÇÃO INICIAL E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO”

(ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA PRADO, MARIA REGINA MALUF)

9) O ESTÍMULO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

(ERICLES VITOR DOS SANTOS MARTINS, HELOÍSA HELENA BEZERRA DE ARAÚJO)

10) O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM CLASSES REGULARES: UM OLHAR PARA O AUTISMO

(FRANCISCA REGIANE SABINO DE SOUSA)

11) AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO IFRS - CAMPUS RESTINGA

(GABRIELA FONTANA ABS DA CRUZ, LUÍS HENRIQUE LEIRIA PINHEIRO, VICTORIA MORAES RAMOS)

12) ALFABELETRANDO COM A CULTURA DE ALAGOAS

(ANY CRISTINA FELIX, GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA)SESSÃO DE LIVRE DE PÔSTERES

13) O ENCANTADO MUNDO DA LITERATURA

(OLIVEIRA, ILTON CESAR MENDES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UFAL, MELO, KÁTIA MARIA DA SILVA DE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UFAL, SANTOS, ERYKA KAROLLYNA LEITE DOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, UFAL)

14) JOGOS E BRINCADEIRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

(LUCICLEIDE GUEDES DOS SANTOS, NATÁLIA DO NASCIMENTO SANTOS, KÁTIA MARIA SILVA DE MELO)

15) ANÁLISE DA ESCRITA ESPONTÂNEA DE CRIANÇAS NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PSICOGÊNESE DA ESCRITA

(YASMIN RAYANE MARIZ DA SILVA, MARIA LUIZA DA COSTA FERREIRA, NAZINEIDE BRITO)

16) MEMÓRIAS DE VIVÊNCIAS DE UM ESTUDO ATRAVÉS DA AUTOBIOGRAFIA: ORALIDADE E LEITURA

(LARYSSA VIRGILIO PEREIRA DE ARAÚJO, WELISSON GOMES SANTOS)

17) EXPECTATIVAS DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE ERECHIM/RS QUANTO À TRANSIÇÃO ENTRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

(ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT, LUCIANE STAHELSKI)

18) FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: REFLETINDO A PRÁTICA A LUZ DA TEORIA

(MARIA JOSÉ BARBOSA, MARIA RAFAELA FREITAS PIMENTA)

19) DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES ENTRE ALUNOS SOBRE USOS E FUNÇÕES SOCIAIS DA LINGUAGEM ESCRITA

(CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON, ALINA GALVÃO SPINILLO, EMMANUEL ITALLO DA SILVA SANTOS)

20) A BASE ORIENTADORA DA AÇÃO NA LEITURA COMPREENSIVA DE TEXTOS CIENTÍFICOS: UM RECORTE SOB O OLHAR DO DESENVOLVIMENTO COGNOSCITIVO

(NATHANY MORAIS DE SOUZA, MICARLA SILVA DE AZEVEDO, ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FAÇANHA)