ME 5 - As vozes dos orientadores de pós-graduação na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva
Coodenadora da mesa: Ivaneila Lima França
Profa. Dra. Thaís Philipsen Grutzmann (UFPel)
O aprender a ser orientador: desafios iniciais na pesquisa em Educação Matemática Inclusiva
O texto apresenta a trajetória inicial de uma professora que ao ingressar no corpo docente de um programa de pós-graduação em Educação Matemática, a partir de sua criação, no segundo semestre de 2016, descobre os desafios, as angústias e as alegrias de aprender a ser orientadora ao mesmo tempo em que descobre a beleza da Educação Matemática Inclusiva. A inserção na área acontece a partir da trajetória de suas primeiras orientandas e essa experiência inicial está vinculada a Educação de Surdos e a Educação de pessoas com surdocegueira.
Profa. Dra. Roberta D Angela Menduni Bortoloti - (UESB/BA)
Prof. Dr. Marcus Bessa de Menezes (UFCG)
Em nossa discussão, pretendemos apresentar duas dissertações que foram defendidas sob minha orientação. A primeira trata da presença do intérprete de Libras em sala de aula e como sua presença modifica as relações didáticas estabelecidas pela tríade professor-aluno-saber. O trabalho foi direcionado a compreender o processo da transposição didática interna, analisando as transformações que o saber efetivamente ensinado pelo professor sofre quando é intermediado por um intérprete de Libras, para que esse saber seja acessível ao aluno surdo. Para tanto, realizamos observações em classes de matemática para alunos ouvintes e surdos do 1º ano do Ensino Médio, do Instituto Federal da Paraíba, sobre o conjunto dos números naturais. A segunda dissertação, também teve como pano de funda a transposição didática interna, porém, o foco foi no aluno cego. Buscamos identificar as diferenças entre o saber efetivamente ensinado para o aluno cego e o que foi ensinado para os alunos videntes, ambos presentes em uma sala de aula regular de uma escola pública. Nas duas dissertações, percebemos que a distância entre os saberes verbalizados compromete o conteúdo apresentado, o que pode acarretar em dificuldades nos avanços nesses assuntos posteriormente.