Ministrantes: Tatianne Amanda Bezerra da Silva (UFPE) e Me. Pedro Henrique de Melo Teixeira

As reestruturações no mundo do trabalho, diante da crise eclodida na década de 1970, não se restringem às organizações privadas. As pressões por mudanças atingem também as instituições do setor público. Nem sempre estas alterações se dão com a mesma intensidade e no mesmo momento, porém, a ideologia neoliberal e mutações na gestão do trabalho decorrentes da nova forma de acumulação capitalista se fazem presentes também no interior do Estado, segundo Guimarães (2009). Isto significa dizer que os “modismos” administrativos têm lugar também na administração pública, mesmo que com certo atraso. Os princípios administrativos da gestão privada, como competência, produtividade, rentabilidade, eficiência etc. têm adentrado nas escolas, universidades, hospitais etc., sem uma devida compreensão de seus danos para os trabalhadores e respeito às especificidades dos serviços públicos, dando os indícios da conciliação da lógica econômica com âmbito político e social. Segundo essa nova lógica, é mediante avaliação dos resultados que será garantida a eficiência pública, sendo o Estado o grande avaliador. No caso das escolas e universidades, por exemplo, trata-se de avaliar os alunos, os professores e o desempenho da instituição como um todo, submetendo-os a exames constantes e condicionando a destinação de verbas aos resultados obtidos. Chanlat (2002) destaca como as mudanças no gerenciamento do setor público alteraram o ritmo de trabalho, a natureza e a divisão de tarefas, as exigências em termos de resultados esperados, os procedimentos prescritos etc. O autor ressalta ainda como as exigências impostas aos trabalhadores em decorrência das mudanças organizacionais repercutiram negativamente na saúde dos servidores. Considerando esses elementos, definimos como objetivo de nosso minicurso problematizar as mudanças gerenciais ocorridas no setor público brasileiro em decorrência do ajuste neoliberal e suas consequências para as condições de trabalho docente.

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