GT - Educação Transformadora: Metodologias, Inovação e Práticas Pedagógicas Emergentes
a) Resumo da proposta do GT e seus objetivos:
Este Grupo de Trabalho tem como objetivo reunir pesquisadores/as, docentes e estudantes interessados/as em discutir e compartilhar experiências, pesquisas e reflexões relacionadas às metodologias de ensino e à inovação pedagógica nos diferentes níveis e modalidades educacionais. Busca-se promover um espaço de debate crítico e propositivo sobre as transformações nos processos de ensino e aprendizagem frente às demandas contemporâneas, incorporando abordagens inovadoras, tecnologias educacionais e práticas pedagógicas diversificadas.
b) Eixos de análises e concepções teóricas do respectivo GT:
O GT está estruturado em três eixos principais de análise:
Metodologias ativas, tecnologias e mediação didática: Investigações que explorem o protagonismo discente, a aprendizagem colaborativa, o uso de tecnologias digitais e a mediação docente em ambientes presenciais e virtuais.
Ensino híbrido, remoto e práticas emergentes: Estudos que discutam a integração entre ensino presencial e online, a adaptação de estratégias pedagógicas ao ensino remoto, bem como o surgimento de práticas inovadoras em resposta a novos contextos educacionais.
Avaliação crítica de métodos tradicionais e inovadores: Análises que confrontem práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas, discutindo seus fundamentos, efetividades, limitações e potencialidades no processo formativo.
c) Área temática que os trabalhos devem estar alinhados para serem aprovados no respectivo GT:
Serão aceitos trabalhos que abordem, de forma teórica ou empírica, temas relacionados às metodologias de ensino, inovações pedagógicas, uso de tecnologias educacionais, práticas docentes inovadoras, avaliação da aprendizagem, estratégias ativas de ensino, ensino híbrido e remoto, entre outros assuntos afins. Os trabalhos devem demonstrar alinhamento com a área da formação docente, didática, currículos e práticas pedagógicas.
d) Demais informações consideradas pertinentes:
Serão valorizados trabalhos que apresentem experiências concretas de inovação pedagógica, bem como pesquisas que tragam contribuições teóricas e metodológicas originais.
Os resumos e artigos completos devem indicar com clareza os objetivos, metodologia, fundamentação teórica e resultados (quando aplicável).
Incentiva-se a submissão de produções oriundas de projetos de extensão, iniciação científica, grupos de pesquisa e experiências interdisciplinares.
Os/as autores/as devem explicitar o vínculo institucional e o contexto educacional em que a proposta foi desenvolvida.