DOWNLOAD DO ARQUIVO COM OS LINKS DE ACESSO ÀS SALAS ONLINE DOS GTS

GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.

Coordenação:

Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)

Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)

Dra. Nathália Ferreira de Sousa Martins (SEDU/ES, FUV e FONAPER)

Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)


GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Angela Cristina Borges (Unimontes)

Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas)

Dr. Gustavo Claudiano Martins (FONAPER e SEMED Viana/ES)

Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)

 

GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Acolhe propostas de trabalho, que problematizem, discutam e socializem referenciais teórico metodológicos, políticas, pesquisas, relatos de experiências de processos de formação docente inicial e continuada, preferencialmente em Ciências da Religião - Ensino Religioso, à luz dos direitos humanos e da terra, princípios democráticos e laicidade cujos projetos e práticas enfrentem toda forma de discriminação, intolerância e violência contra as liberdades e a dignidade humana.

Coordenação:

Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER/FONAPER)

Dra. Taciana Brasil dos Santos (UFMG, SEEMG e FONAPER)

Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)

Me. Selma Correia Rosseto (PUC-Minas e FONAPER)

Dra. Sônia Maria Dias (PUC-Minas e FONAPER)

 

GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.

Coordenação:

Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)

Dra. Andréa Silveira de Souza

Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó)

Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)

 

GT 5 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que discutam a busca de uma epistemologia e uma didática decolonial para as Ciências da Religião e para o Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Adecir Pozzer (SED/SC; FURB; FONAPER)

Dra. Clélia Peretti (PUCPR)

Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)

Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP; SEMED Tutoria-MA)

 

GT 6 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.

Coordenação:

Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)

Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)

Dra. Dilaine Soares Sampaio (UFPB)

 

GT 7 -  Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas

Objetiva acolher trabalhos como foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dra. Eliane Farias (FONAPER)

Dr. Lusival Barcellos (UFPB)

Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)

Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes (UFRR)

 

GT 8: Religião, Educação e Gênero

Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.

Coordenação:

Dr. André S. Muskkopf (UFJF)

Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)

Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)

 

GT 9: Diálogo Inter-religioso e Cultura de Paz

Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito à liberdade crença e tolerância à diversidade cultural e religiosa.

Coordenação: 

Dr. Luiz Síveres (UCB)

Dr. Paulo César Nodari (UCB)

Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)

Me. Wellington Félix Cornélio (UFTM)

Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)

 

 GT 10: Ensino Religioso e Cultural Digital

Este GT acolhe trabalhos decorrentes de pesquisas e relatos de experiência acerca do uso das Tecnologias Digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Aprendizagem Criativa nas aulas de Ensino Religioso.

Coordenação:

Dr. Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula (UERN)

Dr. Eraldo Pereira Madeiro (SEMED Jacundá/Marabá/PA)

Esp. Giordano Cassio da Silva Costa (SEMED Manaus)

Me. Glória Maria Barros Vargas (SME de Petrópolis/RJ)

Me. Katilene Willms Labes (FURB)

 

GT 11: Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências

Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalares e histórico-sociais.

Coordenação:

Dra. Marta Helena Freitas (UCB)

Dr. Carlos André Cavalcanti (CGCR/UFPB)

Me. Naiara Ferraz (UEPB)

Me. Lívia Borges (CONER/DF)

Me. Naiara Ferraz (UEPB)

 

GT 12: Estado, Pessoa e Ensino Religioso: formação e atuação de docentes

Este GT reúne estudos, pesquisas e relatos de experiência que versem sobre a formação e atuação de docentes de Ensino Religioso, a partir da experiência do povo judeu sefardita, africano, latino-americano e caribenho: História, antropologia e religiões: Península Ibérica

[Espanha e Portugal], África, América Latina e Caribe; Estado, religião e educação: diversidade religiosa, cultural e social; Estado, religião e instituições: Inquisição, missões e poder; Estado, legislação e políticas públicas; Estado, direitos humanos e homotransfobia; historiobiografia: história pessoal e sentido da vida; arte, arquitetura e [r]existência; língua, cultura e religião: estudos linguísticos e literários.

Coordenação: 

Dr. Everaldo dos Santos Mendes (ISTEIN e FATAN)

Dra. Hilda Teixeira Souto Santana (PUCPR)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)

Me. José Oliveira de Assis (PUC-Minas)

Me. Marildo de Oliveira Lopes (UFBA)

 

GT 13 - Espiritualidades, direitos humanos e da Terra: Territórios e territorialidades de/em resistência

Este GT acolhe estudos, pesquisas e relatos de experiências, que socializam e discutem concepções e práticas formativas, que abordam e visibilizam toda forma de negação aos direitos humanos e da terra; saberes, espiritualidades e identidades historicamente marginalizados; banalização da vida e morte, cujos territórios e territorialidades  r-existem em concepções e práticas epistemetodológicas de enfrentamento a todo tipo de discriminação, intolerância e violência  nos contextos social, religioso e educacional.

Coordenação:

Dra. Lílian Blanck de Oliveira (FURB)

Dr. José Mário Méndez Méndez (UNA/Costa Rica)

Dra. Cecília Leme Garcéz (UNA/Costa Rica)

Dra. Geórgia Fontoura (FURB)

Me. Djanna Fontanive (SME/Rio do Sul)

 

GT 14 - Educação em Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa

Este GT objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de estudos, pesquisas e práticas formativas acerca das conexões entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa, acolhendo trabalhos de diferentes áreas do conhecimento e de atuação humana, considerando distintos contextos socioculturais, problemáticas e propostas que visem o enfrentamento e a superação de violências, fundamentalismos e intolerâncias, especialmente as de cunho religioso.

Coordenação:

Dr. Gilberto Oliari (UNOCHAPECÓ)

Dra. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (SEMED Cariacica-ES)

Me. Elianildo Nascimento (CONER/DF)

 

GT 15 - Ensino Religioso e formação de valores: caminho da ética e da diversidade

A morada da ética na tradição contemporânea tem sido o outro nas variadas formas de alteridade. Compreender o outro em sua singularidade na construção e reconstrução do ethos tem sido um desafio para o campo educacional e religioso. Temos constatado uma ausência de discussões sobre valores na formação de professores. Decidimos estabelecer diálogos profícuos na área da educação e do Ensino Religioso buscando compreender a necessidade de uma sociedade que pense o outro mediante um ethos diverso. Acolheremos comunicações que abordam a dinâmica do ethos mediante experiências concretas ou formulações teóricas que contribuam no entendimento da alteridade e da diversidade na formação de valores que podem ser advindos de saberes reconfigurados pelas epistemologias do sul ou das Ciências da Religião.

Coordenação:

Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUC- Minas e ISTA)

Dr. Anderson Marinho Maia (FACISA)

Dra. Sônia Missagia Mattos (UFES)

Dra. Soraia Aparecida Belton Ferreira (FACISA e CEM)

 

GT 16 - Estética e Ensino Religioso: perspectivas e práticas da arte e sua diversidade


Desde os tempos primordiais, a humanidade se expressa artisticamente para manifestar as suas religiões, as suas religiosidades e as suas mais diversas formas de transcendência. Assim, aceitamos trabalhos que apresentem a relação entre a arte (poesia, teatro, música, mitos etc.) e o Ensino Religioso em suas perspectivas e em suas práticas, demonstrando o amplo potencial da Estética para a percepção simbólica da diversidade.

Coordenação:
Dra. Michelle Bianca Santos Dantas (UFPB)
Ma. Marineide Felix de Queiroz Brito (UFPB)
Ma. Leide Rosane Silva Souza de Alcântara (UFPB)
Ma. Carlos Augusto da Silva Junior (UFPB)

 

GT 17 - Cosmovisões, Formação Humana e Educação


O GT recepciona ensaios, artigos e pesquisas que refletem sobre influência das cosmovisões no contexto do ensino e no processo da formação, a partir de um olhar multidisciplinar e transversal.

Coordenação:

Dra. Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)

Dr. Leandro Abrantes (PUCRIO)

Dra. Monica Pinz Alves (Faculdade Pioneira-RS)

Dra Jaci Candiotto (PUC-PR)

 

DOWNLOAD DO ARQUIVO COM OS LINKS DE ACESSO ÀS SALAS ONLINE DOS GTS