Grupos de Trabalho
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GT 1 - Ciências da Religião e Ensino Religioso: interfaces epistemológicas
Objetiva ser um espaço de socialização de pesquisas que reflexionem sobre a interfaces epistemológicas entre Ciências da Religião e Ensino Religioso não-confessional, notadamente sobre questões acadêmicas e educacionais relacionadas ao estudo da diversidade cultural religiosa.
Coordenação:
Dr. Vicente Paulo Alves (UCB)
Me. Maria Dalva de Oliveira Araujo (FONAPER)
Dra. Nathália Ferreira de Sousa Martins (SEDU/ES, FUV e FONAPER)
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC-Minas)
GT 2 - Currículos e processos de ensino-aprendizagem do Ensino Religioso
Acolhe trabalhos que discutem concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos avaliativos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem de Ensino Religioso em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca também analisar e socializar práticas pedagógicas em Ensino Religioso.
Coordenação:
Dra. Angela Cristina Borges (Unimontes)
Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-Minas)
Dr. Gustavo Claudiano Martins (FONAPER e SEMED Viana/ES)
Me. Maria José Torres Holmes (UFPB)
GT 3 - Formação Docente e Ensino Religioso
Acolhe propostas de trabalho, que problematizem, discutam e socializem referenciais teórico metodológicos, políticas, pesquisas, relatos de experiências de processos de formação docente inicial e continuada, preferencialmente em Ciências da Religião - Ensino Religioso, à luz dos direitos humanos e da terra, princípios democráticos e laicidade cujos projetos e práticas enfrentem toda forma de discriminação, intolerância e violência contra as liberdades e a dignidade humana.
Coordenação:
Dra. Simone Riske-Koch (FURB e RELER/FONAPER)
Dra. Taciana Brasil dos Santos (UFMG, SEEMG e FONAPER)
Dr. Francisco Sales Palheta (SEDUC/AM)
Me. Selma Correia Rosseto (PUC-Minas e FONAPER)
Dra. Sônia Maria Dias (PUC-Minas e FONAPER)
GT 4 – Política, Laicidade e Ensino Público
Acolhe estudos que analisem criticamente as relações entre Estado, Política e Religião na esfera pública, a partir do princípio da laicidade e do não-confessionalismo. Também quer fomentar propostas político-pedagógicas que favoreçam a laicidade da escola, o respeito à diversidade religiosa e não religiosa, o aprendizado da convivência com distintas concepções, identidades e diferenças.
Coordenação:
Dr. Ademir Valdir do Santos (UFSC)
Dra. Andréa Silveira de Souza
Dr. Elcio Cecchetti (Unochapecó)
Me. Solange Ribeiro Prates (Unimontes)
GT 5 - Decolonialidade, Ciências da Religião e Ensino Religioso
Propõe problematizar questões relacionadas ao pensamento decolonial, enquanto rompimento dos mecanismos hegemônicos de reprodução social, alicerçados pela cultura do capital, patriarcalismo e colonialismo. Acolherá trabalhos que discutam a busca de uma epistemologia e uma didática decolonial para as Ciências da Religião e para o Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Adecir Pozzer (SED/SC; FURB; FONAPER)
Dra. Clélia Peretti (PUCPR)
Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV-ES)
Me. Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda (UNICAP; SEMED Tutoria-MA)
GT 6 - Ensino Religioso, Culturas e Religiões Afro-brasileiras
Propõe discutir questões relacionadas às histórias, culturas, territorialidades e religiosidades dos povos africanos e afro-brasileiros. Acolherá pesquisas e propostas de trabalho que problematizem concepções e práticas (re)produzidas historicamente acerca das manifestações religiosas de matrizes africanas, a partir dos campos da Educação e das Ciências da Religião, bem como estudos voltados para implementações do Ensino Religioso ligadas à temática das religiões afro-brasileiras.
Coordenação:
Dr. Fabiano Aparecido Costa Leite (CONERES)
Dr. Valdicley Euflausino da Silva (UERN)
Dra. Dilaine Soares Sampaio (UFPB)
GT 7 - Ensino Religioso, Culturas e Religiosidades Indígenas
Objetiva acolher trabalhos como foco: a) nos saberes e fazeres originários, tradicionais e ancestrais; b) nas identidades, culturas, territórios e modos de insurgências e resistências desenvolvidas por povos indígenas e comunidades tradicionais; nas formas de abordagem das religiosidades indígenas nos currículos e práticas de Ensino Religioso.
Coordenação:
Dra. Eliane Farias (FONAPER)
Dr. Lusival Barcellos (UFPB)
Dr. Leonel Piovezana (Unochapecó)
Dra. Simone Rodrigues Batista Mendes (UFRR)
GT 8: Religião, Educação e Gênero
Nesse GT serão bem-vindas propostas de comunicações de estudos e pesquisas em andamento (ou em fase de conclusão) voltadas para a compreensão da relação entre religião, educação e gênero nos espaços de ensino, nos processos de formação docente e na elaboração de currículos e práticas docentes.
Coordenação:
Dr. André S. Muskkopf (UFJF)
Dra. Elisa Rodrigues (UFJF)
Dra. Rita Cristiana Barbosa (UFPB)
GT 9: Diálogo Inter-religioso e Cultura de Paz
Propõe discutir e socializar referenciais, políticas, relatos, práticas e experiências sociais e educacionais, especialmente, na área do Ensino Religioso, que valorizam, exercitam e incentivam o diálogo entre tradições e organizações religiosas, buscando construir uma cultura de paz, respeito à liberdade crença e tolerância à diversidade cultural e religiosa.
Coordenação:
Dr. Luiz Síveres (UCB)
Dr. Paulo César Nodari (UCB)
Me. Vinícius Borges de Andrade (UFTM)
Me. Wellington Félix Cornélio (UFTM)
Dr. Ernesto Sienna (PUCPR)
GT 10: Ensino Religioso e Cultural Digital
Este GT acolhe trabalhos decorrentes de pesquisas e relatos de experiência acerca do uso das Tecnologias Digitais de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Aprendizagem Criativa nas aulas de Ensino Religioso.
Coordenação:
Dr. Genaro Camboim Lopes de Andrade Lula (UERN)
Dr. Eraldo Pereira Madeiro (SEMED Jacundá/Marabá/PA)
Esp. Giordano Cassio da Silva Costa (SEMED Manaus)
Me. Glória Maria Barros Vargas (SME de Petrópolis/RJ)
Me. Katilene Willms Labes (FURB)
GT 11: Ensino Religioso, Cuidado Espiritual e Saúde: (re)descobrindo confluências
Este GT é transdisciplinar e pretende debater: (a) propostas pertinentes de Ensino Religioso que contribuam para a mitigação das intolerâncias, para o resgate da saúde integral (física, emocional e espiritual) e para o conteúdo terapêutico da imagem e do Imaginário; e (b) experiências renovadoras da Assistência Espiritual/Religiosa em ambientes familiares, de trabalho, escolares, políticos, esportivos, hospitalares e histórico-sociais.
Coordenação:
Dra. Marta Helena Freitas (UCB)
Dr. Carlos André Cavalcanti (CGCR/UFPB)
Me. Naiara Ferraz (UEPB)
Me. Lívia Borges (CONER/DF)
Me. Naiara Ferraz (UEPB)
GT 12: Estado, Pessoa e Ensino Religioso: formação e atuação de docentes
Este GT reúne estudos, pesquisas e relatos de experiência que versem sobre a formação e atuação de docentes de Ensino Religioso, a partir da experiência do povo judeu sefardita, africano, latino-americano e caribenho: História, antropologia e religiões: Península Ibérica
[Espanha e Portugal], África, América Latina e Caribe; Estado, religião e educação: diversidade religiosa, cultural e social; Estado, religião e instituições: Inquisição, missões e poder; Estado, legislação e políticas públicas; Estado, direitos humanos e homotransfobia; historiobiografia: história pessoal e sentido da vida; arte, arquitetura e [r]existência; língua, cultura e religião: estudos linguísticos e literários.
Coordenação:
Dr. Everaldo dos Santos Mendes (ISTEIN e FATAN)
Dra. Hilda Teixeira Souto Santana (PUCPR)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)
Me. José Oliveira de Assis (PUC-Minas)
Me. Marildo de Oliveira Lopes (UFBA)
GT 13 - Espiritualidades, direitos humanos e da Terra: Territórios e territorialidades de/em resistência
Este GT acolhe estudos, pesquisas e relatos de experiências, que socializam e discutem concepções e práticas formativas, que abordam e visibilizam toda forma de negação aos direitos humanos e da terra; saberes, espiritualidades e identidades historicamente marginalizados; banalização da vida e morte, cujos territórios e territorialidades r-existem em concepções e práticas epistemetodológicas de enfrentamento a todo tipo de discriminação, intolerância e violência nos contextos social, religioso e educacional.
Coordenação:
Dra. Lílian Blanck de Oliveira (FURB)
Dr. José Mário Méndez Méndez (UNA/Costa Rica)
Dra. Cecília Leme Garcéz (UNA/Costa Rica)
Dra. Geórgia Fontoura (FURB)
Me. Djanna Fontanive (SME/Rio do Sul)
GT 14 - Educação em Direitos Humanos, Interculturalidade e Diversidade Religiosa
Este GT objetiva debater e proporcionar o intercâmbio de estudos, pesquisas e práticas formativas acerca das conexões entre direitos humanos, interculturalidade e diversidade religiosa, acolhendo trabalhos de diferentes áreas do conhecimento e de atuação humana, considerando distintos contextos socioculturais, problemáticas e propostas que visem o enfrentamento e a superação de violências, fundamentalismos e intolerâncias, especialmente as de cunho religioso.
Coordenação:
Dr. Gilberto Oliari (UNOCHAPECÓ)
Dra. Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas (SEMED Cariacica-ES)
Me. Elianildo Nascimento (CONER/DF)
GT 15 - Ensino Religioso e formação de valores: caminho da ética e da diversidade
A morada da ética na tradição contemporânea tem sido o outro nas variadas formas de alteridade. Compreender o outro em sua singularidade na construção e reconstrução do ethos tem sido um desafio para o campo educacional e religioso. Temos constatado uma ausência de discussões sobre valores na formação de professores. Decidimos estabelecer diálogos profícuos na área da educação e do Ensino Religioso buscando compreender a necessidade de uma sociedade que pense o outro mediante um ethos diverso. Acolheremos comunicações que abordam a dinâmica do ethos mediante experiências concretas ou formulações teóricas que contribuam no entendimento da alteridade e da diversidade na formação de valores que podem ser advindos de saberes reconfigurados pelas epistemologias do sul ou das Ciências da Religião.
Coordenação:
Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUC- Minas e ISTA)
Dr. Anderson Marinho Maia (FACISA)
Dra. Sônia Missagia Mattos (UFES)
Dra. Soraia Aparecida Belton Ferreira (FACISA e CEM)
GT 16 - Estética e Ensino Religioso: perspectivas e práticas da arte e sua diversidade
Desde os tempos primordiais, a humanidade se expressa artisticamente para manifestar as suas religiões, as suas religiosidades e as suas mais diversas formas de transcendência. Assim, aceitamos trabalhos que apresentem a relação entre a arte (poesia, teatro, música, mitos etc.) e o Ensino Religioso em suas perspectivas e em suas práticas, demonstrando o amplo potencial da Estética para a percepção simbólica da diversidade.
Coordenação:
Dra. Michelle Bianca Santos Dantas (UFPB)
Ma. Marineide Felix de Queiroz Brito (UFPB)
Ma. Leide Rosane Silva Souza de Alcântara (UFPB)
Ma. Carlos Augusto da Silva Junior (UFPB)
GT 17 - Cosmovisões, Formação Humana e Educação
O GT recepciona ensaios, artigos e pesquisas que refletem sobre influência das cosmovisões no contexto do ensino e no processo da formação, a partir de um olhar multidisciplinar e transversal.
Coordenação:
Dra. Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)
Dr. Leandro Abrantes (PUCRIO)
Dra. Monica Pinz Alves (Faculdade Pioneira-RS)
Dra Jaci Candiotto (PUC-PR)
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